Helena Peixoto
Helena Peixoto
24 Mai, 2021 - 12:00

Falhou a água quente? Identifique o problema e saiba o que fazer

Helena Peixoto

Quem é que nunca ficou sem água quente de forma repentina e sem razão aparente? Temos várias soluções que podem ajudar.

pessoa a ver a temperatura da água do chuveiro

De certeza que já chegou ao final de um dia bem cansativo e stressante e tudo em que pensa é num bom banho relaxante. Chega a casa e, no momento em que chega o ansiado momento, apercebe-se que não há água quente. Já aconteceu a toda a gente, mas será que sabe resolver a questão?

Antes de tudo, a coisa mais importante a ter em conta é que não vale a pena ficar nervoso. São vários os motivos que podem justificar essa falha e alguns deles até são bem fáceis de resolver. Preste atenção.

Falha de água quente: o que poderá ter acontecido e o que fazer? 

A água quente não está mesmo a funcionar. Já deixou a água a correr vários minutos e a temperatura está igual ou ainda mais baixa do que um cubo de gelo; não desespere. Antes de começar a ligar para um canalizador, eletricista ou especialista em caldeiras e esquentadores, existem algumas coisas prévias que pode fazer.

Em primeiro lugar, verifique se o sistema que alimenta a água quente (caldeira, esquentador, cilindro ou outro) está devidamente ligado.

Depois de verificar esta questão e a causa não seja esta, verfique se tem algum fatura em atraso que possa ter originado o corte de energia ou de gás que possa aquecer a água. Se também isto for verificado e ainda assim a água quente estiver com falha, existe a grande probabilidade de ser uma avaria. 

Antes de seguir então para a verificação do seu próprio aparelho, só existe mais uma precaução que deve ter: contactar o seu fornecedor e verificar se existe eventualmente alguma avaria na zona que possa estar a justificar esta falha.

Não existe também? Muito bem, partimos então para a verificação do seu próprio equipamento de aquecimento de água.

pessoa a regular água quente no esquentador

Passos a seguir quando falha a água quente 

A primeira coisa que deve fazer é a verificação do termostato: a temperatura normal de um esquentador deve andar entre os 50 e os 60 graus. Um sistema que opere abaixo destes valores coloca em risco não só o fornecimento de água quente, mas também a sua saúde, já que potencia doenças como a legionella.

Se o dispositivo não está dentro deste intervalo de temperatura, ajuste-o e espere entre 30 a 40 minutos para que haja água quente na torneira.

Depois disto, e dependendo do seu sistema de aquecimento, existem diferentes procedimentos que deve seguir. 

1

Esquentador a gás?

No caso dos esquentadores a gás, siga este manual de procedimentos:

Reacenda a chama

Às vezes, basta uma brisa mais forte lá fora para apagar a chama do esquentador. Se ao tentar reacender a chama sentir o cheiro a gás mas não conseguir acender a chama, desligue imediatamente o esquentador, saia de casa e chame a companhia de gás que lhe presta o serviço.

Substitua o termopar

Se consegue acender a chama, mas não consegue que esta se mantenha acesa, é porque o termopar (sensor de temperatura) está com algum problema.

Verifique a cor da chama

Se a chama do esquentador estiver vermelha em vez de azul, é sinal de sujidade no sistema que está a impedir a água quente de chegar à torneira. Recorra a um técnico para que ele possa proceder à limpeza sem mais nenhum problema.

Se, por outro lado, a chama estiver amarela, desligue imediatamente o dispositivo e chame um técnico. Isto significa que o esquentador está a libertar monóxido de carbono, um gás perigoso para a saúde.

Inspecione o tubo de gás

Ligou a válvula, mas a chama não se acendeu nem há cheiro a gás, o problema pode estar na fonte de gás. Pode estar aberta ou fechada ou simplesmente com alguma interferência ou bloqueio.

2

Esquentador elétrico

Para as casas que funcionam com esquentador elétrico, os passos a seguir são os seguintes: 

Reinicie o esquentador

Chuvas e ventos fortes podem interferir com a corrente elétrica. Se for o caso, desligue o esquentador durante uns minutos e volte a ligar. Se, decorrida meia hora, ainda não tiver água quente, é possível que tenha um problema maior. Chame um técnico profissional, portanto.

Troque as pilhas

Alguns esquentadores funcionam ainda a pilhas, pelo que se estas chegaram ao fim de vida, então, experimente substituir para perceber se será essa a origem do problema.

3

Não será altura de mudar?

É preciso ter em consideração que a maioria dos esquentadores têm um tempo de vida útil de 10 anos. Se o seu garante de água quente está a atingir esse limite é possível que os seus componentes comecem a falhar.

Boas práticas para prevenir falhas de água quente

Em qualquer um dos casos os sistemas de aquecimento de águas, é importante garantir algumas boas práticas que lhe podem poupar algumas dores de cabeça, valentes euros e banhos de água fria! 

  • Faça uma correta manutenção do equipamento: não falhe com as verificações periódicas, e ao mais pequeno sinal de que algo está a falhar, atue;
  • Guarde sempre o manual de instruções do equipamento e siga-o à risca! Antes de fazer qualquer coisa no equipamento, verifique no manual se é possível fazê-lo;
  • Limpe os equipamentos apenas com um pano humedecido em água. Produtos abrasivos podem danificar o mesmo. 
Veja também