Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
02 Jun, 2020 - 16:00

10 dicas para lavar os lençóis em casa como um profissional

Helena Peixoto

Com as nossas dicas para lavar os lençóis em casa e sem mistério, entrar na cama vai ser um verdadeiro prazer. E as noites mais bem dormidas!

roupa seca no cesto depois de se lavar os lençóis

Se há coisa que sabe bem é sentir uma cama feita de lavado, com lençóis bem frescos, perfumados e suaves. Mas, não é ao acaso que se conseguem estes resultados. Existem dicas para lavar os lençóis que levam a resultados verdadeiramente impressionantes.

Estes têxteis de cama ficam sempre como novos. Quer saber como?

com que frequência se deve lavar os lençóis

De quanto em quanto tempo devo lavar os lençóis?

É uma dúvida bastante frequente e que na verdade não tem uma resposta estanque. Existe um mínimo, isso sim. Deve lavar os lençóis pelo menos uma vez por semana.

Tendo isto em mente, deve fazer uma análise do seu estilo de vida, localização geográfica e tipo de casa e mediante isso pode ter de aumentar a frequência.

Se suar muito à noite, por exemplo, deve trocar e lavar os lençóis 2 vezes por semana.

Os 10 mandamentos para lavar os lençóis

pessoa a segurar roupa lavada
1

Lave os lençóis em separado

Anote bem uma das dicas para lavar lençóis mais úteis: faça uma máquina apenas deste têxtil. O mais comum é que acabamos por juntar lençóis com toalhas de banho. Mas o que acontece é que as toalhas acabam por largar sempre um pouquinho de pelo, ainda que mínimo, pelo esse que contamina os lençóis.

Além disso, o tipo de ciclo e de necessidade de limpeza é muito diferente para estes dois tipos de artigos.

2

Ciclo de lavagem adequado

É essencial que escolha o ciclo certo de lavagem. E para saber qual deve escolher, verifique as etiquetas!

As etiquetas têm a resposta para quase todas as questões e dúvidas relacionadas com o tratamento da roupa.

Tenha também em conta outra das grandes dicas para lavar lençóis: se escolher com muita frequência o ciclo mais potente (indicado para quando estão muito sujos), os lençóis vão-se deteriorar mais rapidamente.

O ideal será escolher mesmo o ciclo “para lençóis” caso a sua máquina possua. Se não houver essa possibilidade, use o ciclo normal ou o específico para roupas com cor.

3

Retire os lençóis da máquina de imediato

Durante o processo de centrifugação, os lençóis são pressionados contra as paredes do tambor da máquina e isso faz com que os vincos se formem, especialmente se ficarem na máquina durante algum tempo.

Se os deixar permanecer muito tempo depois da máquina terminar, esses vincos vão ser quase impossíveis de retirar.

Se retirar de imediato e der uma boa sacudidela, nem será necessário passá-los pelo ferro: estão prontos a guardar!

4

Utilize os detergentes adequados

Sabia que os detergentes considerados mais potentes não são de todo os mais indicados para lavar os lençóis? E não se esqueça: a sujidade dos lençóis nunca é comparável à das calças de ganga ou outras peças de roupa com um desgaste diário e muito uso em áreas exteriores.

Opte por detergentes mais suaves. Esta é uma das dicas para lavar lençóis que vai prolongar o tempo médio de vida destes itens.

5

Quantidades corretas

Meça bem a quantidade recomendada de detergente para o peso do lençol. Em termos gerais, pode usar 60 ml (1/4 de copo) de detergente líquido para um volume normal ou então 120 ml (meio copo) para uma máquina com carga cheia de lençóis.

Não caia no erro de utilizar produto a mais. Isso só vai danificar as fibras e não é por isso que vão ficar mais bem limpos.

Sabe com que frequência deve mesmo mudar os lençóis?
Veja também Sabe com que frequência deve mesmo mudar os lençóis?
6

Use uma temperatura média

A temperatura é também muito importante na hora de cuidar dos seus lençóis da melhor maneira. As temperaturas elevadas, além de provocarem desgaste mais rápido dos tecidos, podem fazer com que as fibras encolham e, consequentemente, diminuir o tamanho do seu lençol. Não quer isso pois não?

Opte por uma temperatura mais baixa para lavar os seus lençóis, usando a temperatura mais quente apenas nas situações de uma pós-gripe, para eliminar todo o vírus com total eficácia.

7

Dicas para lavar os lençóis? Sim, mas não se esqueça da capa!

Já pensou que a capa de edredão não é nada mais nada menos do que dois lençóis cozidos um ao outro? E apesar de não necessitar de uma frequência de lavagem tão intensa (até porque não está em contacto direto com o corpo), não deve negligenciar os seus cuidados.

E se utilizar a capa como lençol de cima, a notícia é que tem mesmo de fazer uma lavagem semanal, tal como faz ao de baixo.

8

Especial seda ou cetim

Os lençóis de seda ou cetim são tecidos especiais e como tal necessitam de cuidados especiais. Utilize um detergente específico, bem suave e prefira um ciclo suave e com água fria.

Evite ainda misturar a seda com outros tecidos diferentes e não os leve à máquina de secar, prefira o estendal.

Já os lençóis de cetim necessitam de um ciclo em temperatura de 40º C para serem limpos com eficácia e podem e devem ter um pouco de amaciador. Novamente, evite a máquina de secar.

9

Especial flanela

São excelentes para nos aquecer nas noites de inverno, mas exigem alguns cuidados de tratamento e por isso damos mais umas dicas para lavar lençóis de flanela.

A temperatura ideal para lavar os lençóis de flanela é de 60 graus se os lençóis forem brancos; 40 graus se forem coloridos e 30 graus se o tecido for muito delicado.

Em todos eles deve usar programas curtos e com uma centrifugação suave e não devem ir à máquina de secar.

Além disso, existe um truque para que os lençóis de flanela durem mais: utilize uma chávena de vinagre branco dentro da máquina de lavar e, de seguida, introduza os lençóis. O vinagre vai fixar a cor e evitar que desbotem depois das lavagens.

10

Bicarbonato de sódio: ajuda extra!

Tal como o vinagre, também o bicarbonato de sódio pode ser um grande ajudante nas dicas para lavar lençóis como um profissional. Sempre que comprar um par de lençóis novos, faça a primeira lavagem com um pouco de bicarbonato.

As peças recém-compradas contêm substâncias químicas que retiram a suavidade e o bicarbonato vai equilibrar esse efeito. Use 240 ml de bicarbonato de sódio juntamente com o detergente normal e programe o habitual ciclo. Lençóis suaves como nunca!

Veja também