Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
30 Abr, 2020 - 11:27

Fazer a cama todos os dias: sim ou não?

Helena Peixoto

É uma das grandes questões diariamente: devemos ou não fazer a cama todas as manhãs? Neste artigo fomos tentar descobrir a resposta.

mulher a fazer a cama

De manhã toca o despertador e começa a correria. Tomar banho, vestir, arranjar miúdos (no caso de existirem), pequenos almoços, preparar sacos para levar e sair de casa já a contar os minutos para fugir ao trânsito que lá fora começa a acumular. E no meio de tanta confusão, fazer a cama acaba por ficar para segundo ou terceiro plano. Ou fica mesmo apenas no mundo dos planos e sonhos. 

E se há quem defenda que fazer a cama diariamente é um desperdício de tempo, energia e que a cama até deve ficar a arejar durante o dia. Outras correntes defendem a grande importância de o fazer.

Fique connosco e perceba as vantagens, desvantagens e motivos que o podem mover a render-se a perder cinco minutinhos do seu dia nesta tarefa. 

Fazer a cama ou não fazer, eis a questão! 

As opiniões dividem-se. Sobretudo depois de começar a circular a informação de um estudo da Universidade de Kingston que indica que é mais vantajoso deixar a cama por fazer durante o dia no sentido de reduzir o número de ácaros que ali habitam. 

O estudo fala em cerca de 1,5 milhões de microorganismos que se alimentam de pedaços de pele humana e que produzem alérgenos (substâncias que podem gerar reacções alérgicas) que são facilmente inalados durante o sono. 

O coordenador do estudo, Stephen Pretlove, sugere que a cama fique desfeita durante o dia para que os ácaros não se multipliquem ou acabem acabem por morrer. Isto porque eles apenas sobrevivem pela água que vão absorvendo nas glândulas do seu corpo. Portanto, se deixar a cama por fazer durante o dia, a percentagem de humidade dos lençóis reduz imenso. 

Do outro lado da barricada estão uma série de outros motivos que podem ser bastante fortes e que o podem convencer a começar a fazer a cama diariamente. Até porque a questão dos ácaros se resolve com umas boas sacudidelas, a utilização de um desumidificador no quarto e, claro está, um troca regular e limpeza de todos os lençóis, mantas, cobertores, edredons e almofadas. 

8 motivos para fazer a cama diariamente

casal faz a cama
1

Reduz o stress e melhora o humor

Acredite que vai fazer a diferença nos seus níveis de stress e humor. Senão, imagine o cenário seguinte: depois de um dia cansativo, chega a casa, entra no quarto e encontra um espaço desarrumado, com a cama toda amarfanhada e tudo virado do avesso. Os seus níveis de stress não vão certamente diminuir.

Se entrar no quarto e vir uma caminha feita e arranjada, imediatamente se sente mais relaxado e tranquilo e com vontade de ficar por ali, podendo até encostar-se um pouco a relaxar e ler uma revista! 

2

Um motivo extra para manter o resto do quarto arrumado

Uma coisa puxa a outra, é mesmo assim! E se começar a fazer a cama todos os dias vai adorar a sensação de tudo arrumado e vai sentir-se motivado a arrumar tudo o resto. Acredite, é uma questão de rotina e hábito. E um caminho sem volta! Depois de ganhar o hábito, vai ser tudo bem mais fácil. 

3

Ajuda a mudar de vida

É verdade sim! O simples gesto de fazer a cama todos os dias pode ser o início de uma caminhada na mudança de vida! Vários gurus do desenvolvimento pessoal defendem que não há nada como começar o dia a fazer a cama. Esta primeira tarefa vai ser o motor de arranque para tudo o resto que faça ao longo do dia e ajudá-lo a ter mais vontade de o fazer! 

4

Ajuda a criar melhores hábitos 

Sim, é verdade! Afinal, está a começar o dia com uma tarefa que vai tornar o seu quarto mais arrumado e organizado. É o chamado efeito dominó que se inicia com o fazer a cama e terminará depois quando se deitar nela, à noitinha. 

Aliás, o livro best-seller “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, defende que se fizer a cama diariamente vai aumentar a sua produtividade! 

5

Excelente forma de começar bem o dia

De acordo com as orientações do Feng Shui, deixar a sua cama feita todos os dias vai ser um grande impulsionador para começar o dia com a sensação de realização. Afinal, a primeira tarefa do dia foi concluída com sucesso! 

6

Ajuda a limpar os pensamentos

Sabia que este hábito ajuda a organizar a mente e torna os pensamentos mais claros e objetivos? Verdade! Já para não falar no que fisicamente pode acontecer à sua cama se ficar por fazer: é como dar as boas vindas ao pó, bichinhos e pêlos de animais caso os tenha lá por casa. 

7

Por um sono melhor

A investigação é da própria National Sleep Foundation, instituição americana especializada no sono e defende que quem faz a cama diariamente tem 19% de mais probabilidade de ter uma boa noite de sono do que as que não fazem. 

8

Para ser mais feliz

Terminar com um oitavo motivo, mas não menos importante! Falamos no ciclo da felicidade: dormir bem, acordar bem, arrumar a cama, dormir bem, acordar bem, arrumar a cama… Assim se justifica porque deve fazer a cama diariamente! 

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].