Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luana Freire
Luana Freire
23 Out, 2020 - 11:19

Cuidados com a roupa delicada: tudo sobre sedas, rendas, camurça e lã

Luana Freire

A roupa delicada pede cuidados especiais para se manter mais bonita e como nova por mais tempo. São passos simples que vão cuidar bem das suas peças.

roupa delicada cor-de-rosa depois de lavada

Lavar as lãs na máquina ou à mão? Como passar a seda a ferro? É correto pendurar peças mais frágeis numa cruzeta? A roupa delicada pede uma atenção especial nos cuidados para que dure mais tempo (e com ótimo aspeto). Mas, que cuidados são esses?

Para começar, uma ótima dica é respeitar as instruções que vêm na etiqueta de cada peça. Ao dar este passo, já está a caminho do sucesso e vai prolongar a vida útil das suas roupas.

Vamos descobrir mais? Espreite o nosso guia de cuidados para a roupa delicada, de A a Z.

Roupa delicada: cuidados essenciais com cada tipo

Uma camisa ou uma écharpe de seda, uma camisola e um blazer com percentagem de lã, lingeries de renda e casacos de camurça: é provável que uma destas peças, ou todas, façam parte do seu armário. E quase podemos apostar que, algum dia, chegou a estragar uma das suas peças novas ou favoritas por cometer um erro básico com os seus cuidados de manutenção.

Se quer saber como cuidar das suas roupas delicadas para que se mantenham com cara de nova por mais tempo, este artigo é para si. Espreite os cuidados essenciais com cada tipo de material delicado que guarda no armário.

Sedas

Cuidar da forma correta das suas roupas mais delicadas é fundamental e torna-se mesmo obrigatório no caso das sedas. Respeitar e seguir à risca as instruções contidas na etiqueta da roupa é o que deve fazer. A par disso, há cuidados simples que pode adotar para tratar a seda.

Quando o assunto é cuidar das roupas de seda, há um consenso: lavar menos vezes pode significar vida mais longa. Pendure as peças pelo avesso, numa cruzeta, para que possam refrescar e aguentar mais utilizações entre lavagens. A mesma dica serve para as peças de tecidos mais encorpados e que não devem ser lavadas com grande regularidade, como casacos e blazers.

As sedas não devem ser deixadas ao sol, sob risco de desbotarem ou amarelarem. Para guardá-las, escolha um local seco e longe da luz.

Em suma:

Eeduza o número de lavagens, escolha sempre usar detergente específico para seda e, na máquina, programe o ciclo para materiais delicados. Seque à sombra. Ao passar a ferro, faça-o numa temperatura baixa, pelo avesso e, de preferência, sobre um tecido macio.

Lãs

Não é novidade mas não custa lembrar: as peças de roupas delicadas com percentagem de lã pedem lavagem manual, com detergentes suaves e água fria/morna. A lã detesta altas temperaturas, nunca se esqueça.

As peças devem ser bastante enxaguadas após a lavagem. Além disso, deve evitar torcer a lã, retirando o excesso de água com uma toalha. Deixe a lã secar sempre à sombra.

A caxemira pede alguns cuidados especiais. Para que a peça de roupa não fique deformada após a lavagem (que deve ser sempre, de preferência, manual), escolha pendurá-la à sombra e na posição horizontal. Ou seja, deve estar pousada sobre uma superfície e não pendurada com molas.

As peças de roupa de lã ou em tricot têm tendência a ficarem amareladas com o passar do tempo. Para contornar este problema, pode adicionar 1 colher de chá de água oxigenada 30 volumes) à mistura de água e detergente, durante a lavagem manual.

Rendas

A roupa de renda deve ser, de preferência, lavada à mão com um sabão neutro, como o sabão em barra ou um sabão líquido para tecidos delicados. Deve-se lavar entre duas a três vezes, enxaguando nos intervalos com água corrente.

Se a peça em renda for especialmente delicada, experimente dissolver o sabão em água, em vez de aplicá-lo diretamente na peça. Deixe de molho de um dia para o outro e lave em água corrente fria, sem esfregar.

Camurça

A camurça, assim como as peles de uma forma geral, estão para o vinho: ficam sempre melhores à medida que o tempo passa. No entanto, para garantir que esta máxima é verdadeira, deve seguir à risca as instruções da etiqueta. A forma correta de limpar, secar e guardar camurça pode dar anos extra a uma peça.

Se as instruções da etiqueta pedem limpeza a seco, respeite e leve à lavandaria. No entanto, há dicas que pode seguir em casa para garantir que a peça mantém-se limpa e com bom aspeto.

Para remover nódoas, utilize uma escova seca com cerdas macias, friccionando delicadamente sobre a sujidade. Pode, ainda, usar um pano humedecido com um pouco de vinagre de vinho branco para ajudar a diluir a mancha.

Como passar a ferro a roupa delicada: 4 passos

roupa delicada dobrada com ramo de alfazema em cima e detergente ao lado
1

Borrife antes de passar a ferro

Sabia que, geralmente, é mais fácil e aconselhado passar a ferro as roupas delicadas enquanto ainda estão húmidas? Por isso, a nossa dica é que borrife as peças antes de usar o ferro.

2

Proteja a roupa delicada do calor direto

Use um pano para colocar sobre a roupa delicada enquanto passa a ferro. 

3

Opte sempre por temperaturas baixas/médias

Nunca use o calor excessivo do ferro de passar sobre roupas delicadas. O resultado nunca será positivo.

4

Pendure a roupa delicada após passar a ferro

Após passar a ferro, pendure a roupa delicada num cabide grosso. Isso vai evitar que fique marcada.

10 dicas gerais para os cuidados com a roupa delicada

No caso de dúvida, se tem uma peça de roupa delicada para lavar e guardar, assuma o passo a passo que deixamos a seguir, e evite problemas. São dicas simples e que funcionam sempre para materiais mais frágeis.

  1. Para conservar por mais tempo as suas peças de tecidos delicados, dê preferência à lavagem manual com um sabão neutro diluído ou líquido;
  2. Nunca use sabão em pó para lavar as suas peças de roupa delicadas;
  3. Ao lavar, não friccione a peça de roupa, mas prefira deixar de molho por um período médio de 20 minutos. Se for preciso, para retirar uma nódoa mais difícil, acaricie e não esfregue o tecido;
  4. Na altura de enxaguar e escorrer o excesso de água antes de colocar para secar, aperte delicadamente a peça de roupa delicada dentro de uma toalha, sem torcer;
  5. Tenha em atenção que, para peças muito delicadas, às vezes a lavagem à máquina, programada no ciclo adequado, é o mais indicado. Isso porque a torção à mão pode ser demasiado agressiva para a roupa;
  6. Para pendurar roupas delicadas, prefira cabides/cruzetas que não ameacem o bom estado da peça. Aqueles aveludados, cobertos a tecido ou em madeira com bordas arrendondadas são ideais;
  7. As peças de roupa delicadas que não são usadas durante todo o ano devem ser guardadas em local seco e escuro, longe da humidade. Pode envolvê-las em papel vegetal para proteger das agressões externas, por exemplo;
  8. Abra as portas dos armários regularmente para deixar o ar circular;
  9. Após usar uma peça de roupa que não deve ser lavada com grande regularidade, pendure num local ventilado por algumas horas;
  10. Para conservar roupas delicadas e evitar as lavagens recorrentes, há ainda outra dica que não falha: borrifar as peças com um desodorizante caseiro fácil de fazer. Basta misturar 100ml de água, 200ml de álcool e 200ml de vinagre, juntando umas gotinhas de algum óleo aromatizante ou refrescante. Use um borrifador e deixe que a roupa seque num local ventilado antes de guardar.

Ter a sua roupa delicada sempre limpa e bem preservada é possível, desde que siga as nossas dicas de manutenção. Experimente e comprove os resultados, que vão dar mais tempo de vida útil às suas peças favoritas.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].