Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
15 Out, 2019 - 14:56

O guia que lhe faltava para lavar peças de roupa de algodão

Helena Peixoto

Saiba como lavar peças de roupa de algodão e nunca mais falhe com a matéria-prima mais usada na indústria têxtil!

lavar peças de roupa de algodão

Se pararmos para pensar um pouco vamos perceber que este tipo de tecidos está em todo o lado no nosso dia a dia. Toalhas de mesa, t-shirts, calças, roupa interior, lenços ou até mesmo blusas. Por tudo isto e muito mais é importantíssimo conhecer as principais regras e dicas de como lavar peças de roupa de algodão sem as danificar ou reduzir o seu tempo de vida. 

Extraída de algumas plantas originárias da Ásia, da América e de África, a fibra da qual resultam os tecidos de algodão é a matéria-prima mais utilizada na indústria têxtil em todo o mundo! E porquê? É fácil perceber: além de proporcionar um grande conforto, tem uma elevada absorção de humidade da pele, um toque agradável e suave e muito transpirável. Já para não falar no seu preço bem acessível e no facto de se adequarem a todas as estações do ano. 

E há que cuidar deste tesourinho dos têxteis! Como tal, vamos dar-lhe várias dicas de como lavar peças de roupa de algodão de forma a que se mantenham saudáveis e como novas durante muito tempo. 

Como lavar peças de roupa de algodão como um profissional 

colocar roupa na maquina

Graças à sua forte resistência e fácil manutenção, não há grandes segredos na manutenção e limpeza desta fibra, mas se não tiver os cuidados mínimos, pode reduzir o seu tempo de vida em perfeitas condições. Siga os nossos conselhos!

Vire a roupa do avesso

Antes de começar o processo de lavagem, é vantajoso que vire a roupa do avesso, exceto no caso de querer eliminar uma mancha ou nódoa específica na face da peça. 

Evite temperaturas altas 

Apesar de ser bastante resistente, a temperatura máxima de lavagem na máquina não deve ultrapassar os 95º sob pena de os encolher e danificar. Prefira sempre lavagens a temperaturas abaixo dos 40º e utilize detergentes de boa qualidade

Não misture fibras

Idealmente, deve fazer uma máquina com tecidos todos do mesmo tipo. Algodão e poliéster não devem, por exemplo, ser misturados já que a fricção entre ambos pode acelerar o aparecimento de borboto

Atenção à lixívia 

Sim, a lixívia é permitida para lavar peças de roupa de algodão, mas apenas em algumas e deve ser usada com cuidado! Leia sempre a etiqueta da peça para confirmar que o pode fazer e como o deve fazer. 

Regule a temperatura do ferro

Quando engomar as peças de roupa de algodão, garanta que o ferro não ultrapassa os 200º. Caso contrário, as peças começam a ficar desgastadas e com a fibra mais fininha e pode mesmo acabar por “furar”.

Roupas 100% algodão? Prefira lavar à mão

Se está perante aquelas peças maravilhosas de 100% algodão, não corra riscos e não as desperdice! Opte por fazer uma lavagem dessas peças à mão, com um bom detergente e em água nem muito fria nem muito quente!

Cuidados especiais para peças de roupa de algodão de cama

A roupa de cama de algodão requer alguns cuidados extra. Os lençóis e as toalhas de algodão podem ser lavados a 30º ou 40º, mas neste caso acaba por ser uma boa opção lavá-los a 60º, pois vai fazer com que todos os germes, bactérias e ácaros sejam verdadeiramente eliminados.

Especial remoção de nódoas 

Agora que já sabe como lavar peças de algodão, vamos partilhar dicas de ouro na hora de eliminar nódoas mais específicas. Vamos a isso? 

preparar roupa para lavar

Dicas para remover gordura 

No caso de enfrentar as famosas nódoas de gordura, comece por aplicar um detergente de pré-lavagem ou sabão de lavar a loiça. Esfregue suavemente o sabão na área manchada e deixe atuar por alguns minutos. 

Depois é só lavar normalmente, não esquecendo de utilizar a temperatura mais quente recomendada na etiqueta da sua peça de roupa. Se necessário, volte a repetir o processo até eliminar a nódoa a 100%.

Dicas para remover nódoas de tinta 

São das nódoas mais temidas, mas até estas têm solução! Comece por usar um pano limpo ou toalha para absorver o máximo de tinta, sem esfregar para não espalhar mais! 

Depois então é hora de tratar da mancha. Caso a tinta seja à base de água, utilize detergente normal de lavar a roupa; no caso de ser uma tinta for à base de óleo, trate a nódoa primeiro com álcool ou laca de cabelo.

Lave depois a peça como habitualmente e, à partida, o problema ficará resolvido. 

Dicas para remover nódoas de vinho tinto 

Neste caso específico, o grande segredo está em atuar o mais rapidamente possível. Lave de imediato a nódoa com água fria ou molhe-a com um pano limpo e húmido.

Aplique depois uma porção de detergente para roupa e lave de imediato, idealmente a 30º.  Verifique como ficou e repita o processo se necessário. 

Prolongue a vida das suas peças de roupa com estas dicas

Estas dicas extra de como lavar peças de roupa de algodão podem garantir-lhe mais uns bons anos de utilização das suas peças de roupa favoritas! 

  • Não sobrecarregue a máquina! Carga a mais nunca funciona bem e torna a lavagem muito menos eficaz, sobretudo no que diz respeito a eliminar nódoas; 
  • Ao preparar uma carga de roupa, misture peças pequenas e grandes. Porquê? Porque isto vai permitir que a roupa se movimente à vontade, resultando numa melhor lavagem;
  • Antes de colocar a roupa na máquina, verifique sempre os bolsos e aperte os fechos de correr ou as fitas de velcro;
  • As peças mais sensíveis e delicadas devem ser lavadas nos saquinhos de rede próprios para o efeito; 
  • Prefira sempre programas curtos e com água fria, exceto nos casos de nódoas mais teimosas que exijam outros cuidados;
  • Muita atenção! As peças coloridas novas de algodão não devem ser misturadas com outras na primeira lavagem porque podem soltar tinta;
  • Para acelerar o processo e torná-lo mais eficaz, pode adicionar uma colher de bicarbonato de sódio em cada litro de água. 
Veja também