Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luana Freire
Luana Freire
02 Dez, 2019 - 16:38

Lavar biberões: faça-o de forma correta a partir de agora

Luana Freire

De olhos postos na saúde dos bebés: aprenda como lavar biberões, passo a passo, de forma correta. Diga adeus às bactérias com a ajuda deste guia simples.

bebé a beber leite do biberão

Lavar biberões: sempre à mão ou podem ir à máquina da louça? Usar detergente ou fórmulas caseiras? Que utensílios utilizar para ajudar na tarefa? Esterilizar sempre, nunca ou de vez em quando? Quantos biberões ter, em média?

Todas as respostas que precisa encontra aqui, no nosso guia essencial para pais e cuidadores de bebés.

Lavar biberões: o guia completo

À espera da desejada cegonha, ou já chegou um bebé à casa? Fraldas, toalhitas, creme para o rabinho, muda da roupa, chupetas e biberões. São tantas as tarefas que o passo a passo de um único dia parece não ter fim. Certo? Por isso mesmo, tirar dúvidas sobre o que é fundamental incluir na rotina, e como fazê-lo, é importante na gestão desta fase.

Informar-se sobre a melhor forma de realizar as novas tarefas que passou a incluir no seu dia vai permitir que não haja maiores enganos e ajudar a poupar tempo.

Lavar biberões à mão: passo a passo seguro

  1. Mal acabe de dar o biberão ao bebé, enxágue com água quente, mesmo que só o lave adequadamente mais tarde. Isso evita a propagação de germes e bactérias;
  2. Tenha os materiais adequados: um escovilhão para biberões e outro para tetina; eles chegam a todos os lados e limpam com eficácia;
  3. Higienize o lavatório ou um recipiente grande encha com água quente e detergente especial para biberões;
  4. Desmonte os biberões e lave cada peça separadamente com as escovas: biberão, anel e tetina;
  5. Enxague tudo com água quente e deixe num escorredor próprio, para que as peças sequem bem. Biberões guardados húmidos podem criar fungos e bolor.

Lavar biberões na máquina da louça: sim ou não?

A resposta é sim, desde que os biberões tenham etiqueta de autorização para ir à máquina.

Da mesma forma que faria se fosse lavar à mão, desmonte todos os biberões antes da lavagem. Coloque as peças na prateleira da máquina. Note que os biberões devem ficar de cabeça para baixo, tal como os copos.

Há no mercado cestas próprias para biberões que vão à máquina e pode encontrá-las em lojas de puericultura.

Esterilizar biberões e chupetas: sempre, às vezes ou nunca?

biberoes e chupetas do bebe

A questão é polémica, mas várias entidades e profissionais de saúde dizem mesmo que não é preciso esterilizar as chupetas e biberões dos bebés, bastando apostar numa lavagem cuidada à mão, tal como ensinamos acima.

Outros profissionais indicam uma esterilização periódica nas primeiras semanas, enquanto mais alguns defendem que estas sejam feitas regularmente até aos 6 meses do bebé.

Em comum está o consenso: todas as chupetas e biberões devem ser esterilizados antes da primeira utilização.

Como esterilizar biberões

Pode usar esterilizadores elétricos ou próprios para ir ao microondas, ou fazer como no tempo das avós: deixar as peças, desmontadas, em água a ferver por um período de 5 a 10 minutos.

Quantos biberões comprar para o bebé?

A resposta é relativa e vai depender da idade do bebé e do tipo de alimentação que faz.

Se o bebé se alimenta exclusivamente pelo biberão, o ideal é ter entre 4 a 6 unidades, a depender da frequência das lavagens. Ter 6 biberões permite que faça as lavagens 1 vez ao dia.

Se, no entanto, o bebé mama no peito, tenha um biberão ou dois, apenas para alguma situação em que tenha de retirar leite para dar.

Na altura de fazer o enxoval, tenha em conta que o bebé pode não adaptar-se a uma marca e um tipo de tetina. Evite comprar demasiados por impulso.

Como fazer detergente caseiro e evitar químicos

Quando o assunto é a nossa saúde e, em especial, a dos bebés, evitar o uso de químicos no processo de higienização pode ser uma boa ideia. Para isso, basta fazer o seu detergente caseiro e utilizar nas lavagens.

Confira duas receitas simples de detergentes caseiros para lavar biberões. A boa notícia é que, além de bons para a saúde dos mais novos, são também amigos do ambiente.

1. Detergente caseiro de limão

  • 1,5lt de água
  • Sumo de 7 limões (coado)
  • 1 barra de sabão neutro
  • 1 colher de sopa de leite de coco
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal

Num tacho, junte todos os ingredientes e leve ao lume brando. Assim que obtiver uma mistura homogênea, retire e deixe arrefecer. De seguida, guarde num recipiente com tampa.

2. Detergente de sabão neutro

  • 4lt de água
  • 2 barras de sabão neutro (ralado)
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 100ml de vinagre

Num recipiente, dissolva o sabão em 2 litros de água a ferver. Mexa tudo muito bem e acrescente, gradualmente, o bicarbonato. Junte o restante da água (à temperatura ambiente) e bata tudo até incorporar bem. Deixe a mistura descansar por 2 horas e guarde num recipiente com tampa.

Veja também