Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Miguel Pinto
Miguel Pinto
26 Nov, 2019 - 15:40

Tudo o que precisa saber sobre a higiene do bebé

Miguel Pinto

Todos os cuidados são poucos para cuidar devidamente da higiene bebé. Por isso, conheças algumas dicas importantes.

Higiene do bebé

Os cuidados de higiene no bebé são fundamentais para que este se desenvolva de forma harmoniosa e saudável.

Seja no banho, ao mudar a fralda, ou a alimentar o seu bebé, há algumas medidas que é necessário adotar para que tudo corra na perfeição. 

higiene do bebé: cuidados a ter

Banho para a higiene do bebé

Antes do banho, convém preparar tudo. Coloque uma toalha junto à banheira e no local onde for secar o seu bebé, deixe a roupa que ele irá usar, sem esquecer a roupa interior e a fralda. 

Depois comece a preparar o banho.  Em vez de uma banheira normal, opte por uma mais pequena, onde o nível da água não ultrapasse os 15 centímetros. Verifique sempre a temperatura da água e mantenha-a entre os 36 e os 37 graus. 

Coloque o bebé gradualmente na água e segure-o com firmeza para que este se sinta seguro. 

Em circunstância alguma, deixe o bebé sozinho na banheira, pois pode magoar-se ou asfixiar com a água. Lembre-se sempre que para uma criança se afogar basta meio palmo de água!

Após o banho resguarde o bebé com uma toalha, evitando assim que ele sinta a diferença de temperatura.

Como tratar o cabelo do bebé

O cabelo do bebé pode ser lavado diariamente. No entanto, os produtos utilizados devem ser sempre infantis, uma vez que a composição destes é mais suave e com concentrações mais baixas de corantes e fragrâncias. 

Durante os primeiros meses de vida, e mesmo com todos os cuidados com a higiene do bebé, pode acontecer formarem-se pequenas crostas secas de cor branca ou amarelada no couro cabeludo.

Trata-se da crosta láctea e a tendência é desaparecer por volta dos nove meses de idade. Para combater este problema, esfregue delicadamente o couro cabeludo do bebé com óleo de amêndoas doces ou outro óleo de bebé.

De seguida, lave a cabeça do bebé com um champô adequado à sua idade e seque-a completamente. Repita este processo uma vez por semana para uma correcta higiene do bebé.

Cuidados a adotar na muda de fraldas

O rabinho do bebé está em constante contacto com o pH ácido da urina, as fezes e as agressões causadas pela fricção da fralda. Daí ser tão importante a sua correta higienização. 

A pele do bebé é muito sensível e suscetível a irritações e assaduras. Para evitar o desconforto do bebé e problemas de pele mantenha sempre o rabinho limpo. 

Sejam as fraldas descartáveis ou de pano, é importante mudá-las sempre que o bebé esteja molhado ou sujo. 

Escolha um local limpo e com uma temperatura agradável para mudar a fralda. É também importante que o local onde vai deitar o bebé seja suficientemente estável. 

Utilize toalhitas ou um pano húmido na higiene do bebé. Se o rabinho do seu bebé tiver tendência para ficar assado, hidrate a pele com um óleo ou com um creme hidratante. 

Limpe o rabinho do seu bebé, da frente para trás, para evitar que vestígios de fezes entrem em contacto com a zona genital. Deste modo, irá prevenir infeções. 

Antes de colocar uma nova fralda deixe a pele do bebé respirar durante alguns minutos.

Como esterilizar um biberão

Antes de preparar qualquer alimento para os seus filhos, lave sempre as mãos com água e sabão. 

O leite é um meio ambiente propício para gerar bactérias, nomeadamente aquelas que são responsáveis pela gastroenterite.

Por isso, é tão importante esterilizar sempre os biberões, chupetas e demais acessórios para manter o bebé saudável. Deve continuar a esterilizar os biberões até o seu bebé completar um ano de idade. 

A esterilização pode ser feita na máquina de lavar loiça, à temperatura máxima, ou então pode também ferver água numa panela grande que seja utilizada apenas para esse fim. 

Se possível, deixe os biberões secar naturalmente.

Veja também