Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
31 Jul, 2020 - 09:35

Branquear roupa interior: conheça todos os cuidados a ter

Mónica Carvalho

Aprender a branquear roupa interior é imprescindível para prolongar o tempo de vida das suas peças de roupa. Conheça bons produtos e aprenda como cuidar destes itens delicados.

branquear roupa interior

Conseguir branquear roupa interior pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível. Existem vários métodos caseiros espelhados em blogs e vídeos de Youtube, mas cuja eficácia poderá não ser a desejada e afetarem ainda mais a qualidade da peça de roupa.

O branco é uma provavelmente uma das cores mais clássicas mais presentes no guarda-roupa de cada pessoa, por ser básica e por combinar com qualquer pessoa, em qualquer altura do ano, que se adapta a qualquer estado de espírito. Contudo, os brancos e cores claras necessitam de um pouco mais de cuidado para ficarem sempre impecáveis.

Tal passa não apenas com ter atenção com os produtos que usa para efetuar as lavagens, mas também na forma como lava e cuida desses itens. Vai gostar das informações que temos para partilhar consigo.

Por que é que as peças brancas ficam encardidas?

Independentemente da qualidade da roupa branca que tem no roupeiro ou da marca da mesma, saiba que, com o passar do tempo esta vai mesmo começar a ficar encardida e a adquirir alterações de tonalidade.

As lavagens frequentes e a forma como lava, a secagem da roupa, o contacto com outras peças de roupa e a transpiração corporal são alguns dos principais motivos para que tal aconteça.

lavar-soutiens

Como branquear roupa interior: os produtos mais eficazes

Existem bons produtos à venda que podem ajudar a manter as peças mais bonitas, brilhantes e com a devida cor durante mais tempo. Esta é apenas uma parte do processo de branquear roupa interior, mas extremamente importante. Tome nota.

Vanish Oxi Action White Pó

Este produto tem nova fórmula de composição que ajuda a tornar “os brancos até 3 tons mais brancos e é tão poderoso que remove nódoas em apenas 30 segundos”.

Pode ser usado em modo de pré-tratamento ou durante a própria lavagem da roupa.

No primeiro caso, basta misturar 1/4 de uma dose de pó com 3/4 de uma dose de água morna e aplicar sobre as zonas mais manchadas e esfregar suavemente durante alguns segundos e depois avançar com a lavagem comum.

Durante a lavagem da roupa, deve adicionar uma dose deste produto ao detergente normal e seguir com o programa que deseja.

Woolite Proteção Brancos

Também o detergente Woolite Proteção Brancos é bastante útil na lavagem de peças de roupa branca. Possui queratina que “protege a sua roupa branca e de cor contra o cinza e escurecimento e limpa e protege sem danificar os tecidos.”

Persil Sabão Azul e Branco

O poder anti-nódoas do Persil Sabão Azul & Branco “garante uma limpeza total na lavagem de roupa”, visto que contém uma combinação única de ingredientes chave para intensificar o poder anti-nódoas associado ao sabão tradicional português.

Receita caseira com bicarbonato de sódio

Este produto pode, de facto, ser bastante eficaz nas limpezas de casa e lavagem de roupa. Para proteger as peças brancas, então, utilize um pouco de bicarbonato de sódio para ajudar, de facto, a branquear roupa interior, mas também para deixar os tecidos mais suaves.  

Basta deixar a roupa de molho em água com detergente em pó e 3 colheres de bicarbonato de sódio. Em seguida, deixe atuar durante 20 minutos e depois pode lavar, como faz habitualmente.

Cuidados a ter com a lavagem da roupa interior

Uma boa forma de proteger o branco da roupa interior é seguir algumas dicas durante o processo de lavagem, secagem e armazenamento das respetivas peças.

Como lavar roupa interior para preservar o branco

  • É certo que o uso da lixívia tradicional é associada a uma facilidade de branqueamento potente. Todavia, antes de utilizar deve diluí-la de acordo com as instruções indicadas na embalagem;
  • Além disso, deve ter em conta que a lixívia não deve nunca ser aplicada em lãs ou sedas;
  • De igual modo, a lixívia danifica os elásticos existentes na roupa interior;
  • Opte por lavar as peças de roupa interior à mão, visto que as torções da máquina de lavar podem deformar a estrutura do soutien e a forma das peças;
  • Se lavar a roupa interior à máquina, coloque as peças mais delicadas dentro de um saco de rede próprio;
  • O uso de água muito quente e de químicos desadequados e muito fortes podem enfraquecer as fibras que compõem a roupa interior.

Como secar e armazenar roupa interior

  • Não expor a roupa diretamente ao sol durante a secagem;
  • Certificar-se que as peças estão bem secas antes de guardar, para evitar o aparecimento de manchas de humidade;
  • Não guardar os soutiens torcidos ou dobrados de forma a alterarem o seu formato normal. Opte, antes, por guardar os modelos com mais enchimento abertos, em cima uns dos outros ou até pendurados pelas alças num cabide.
Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].