Helena Peixoto
Helena Peixoto
13 Jul, 2019 - 05:00
Saiba como lavar os fatos de banho sem os danificar

Saiba como lavar os fatos de banho sem os danificar

Helena Peixoto

É sempre uma das grandes dúvidas quando chega o Verão e o bom tempo: como lavar os fatos de banho e mantê-los impecáveis? Nós temos várias soluções.

O artigo continua após o anúncio

O problema repete-se todos os anos. Investe um valor considerável em roupa de praia, pensando que é desta vez que vai durar, mas passadas algumas lavagens começa a ver o produto muito desgastado. E a pergunta que se impõe é: como lavar os fatos de banho conseguindo conservá-los o máximo possível?

É verdade que estas peças de roupa são sujeitas a muitas agressões – sol, mar, água de piscina com cloro, entre outras. Mas muitas vezes, quando pensa que o problema de desgaste da peça se deve à sua fraca qualidade, a verdade é que não é bem assim. Casos há em que a culpa está na forma como os lavamos e tratamos deles.

Neste artigo vamos partilhar uma série de dicas e boas práticas que vão ajudar a manter os seus fatos de banho como novos durante muito mais tempo!

Como lavar os fatos de banho como um profissional: 10 dicas preciosas

lavar a roupa com vinagre

1. Lavar as peças assim que chega a casa

Esta é a regra das regras na hora de saber como lavar os fatos de banho: é preciso atuar logo que chega a casa depois de os ter usado! Comece por tirar e sacudir a areia que eventualmente ficou agarrada à peça. Depois, o ideal é começar imediatamente a lavá-la. Para saber como, continue a ler.

2. Lavagem à mão

Nunca, mas nunca coloque o seu fato de banho na máquina de lavar junto com as outras peças de roupa! Se o fizer, é meio caminho andado para o arruinar. Se quer saber como lavar os fatos de banho, saiba que é preferível lavá-los à mão.

Mesmo os programas mais especiais das máquinas e para tecidos mais sensíveis não são, por vezes, adequados, pelo que, na dúvida, mais vale jogar pelo seguro e lavá-los manualmente. Comece por passar as peças por água. Mas atenção: torça-as com muito cuidado!

3. Evitar secagem ao sol

Depois de lavados, os fatos de banho e roupas de praia não devem ser colocados a secar diretamente ao sol – a exposição direta só vai fazer com que as fibras fiquem mais danificadas. Depois de lavar as peças, coloque-as a secar numa zona de sombra no caso de querer colocar o estendal ao ar livre ou então, dentro de casa.

No próprio estendal deve colocar cada uma das peças numa cruzeta ou cabide para evitar qualquer tipo de deformação ou marca de molas.

O artigo continua após o anúncio

4. Água morna ou fria

Falemos agora de temperatura da água: água quente nos fatos de banho e biquínis, nunca! Prefira sempre água fria ou, então, temperada. Só assim vai garantir uma maior durabilidade das suas peças de verão favoritas.

5. Armazenamento cuidado

Um dos erros mais comuns e mais graves no que toca a lavagem e cuidados dos fatos de banho é mesmo a questão do armazenamento da roupa. Quantas vezes não guardou os seus biquínis com os nós feitos?

Bem sabemos que é bastante útil e prático ter peças já prontas a utilizar, mas isto danifica seriamente os tecidos. Desfaça todos os nós na hora de guardar, dobre-os sem esticar em demasia o tecido e guarde-os numa caixa ou gaveta bem forrada e que não permita a entrada de poeira.

6. Esqueça o amaciador

Outra das regras de ouro na hora de saber como tratar de fatos de banho (e que deve decorar): esqueça os químicos! Nada de amaciador e até com os detergentes deve ter muito cuidado. Idealmente até deve utilizar sabão neutro, daqueles em barra que as nossas avós utilizavam.

Caso abuse dos químicos, arrisca-se fortemente a que os elásticos percam a sua qualidade.

7. Atenção ao protetor solar no tecido

acessórios de praia

Este ponto pode não estar diretamente relacionado com a lavagem propriamente dita, mas é fulcral para que os seus fatos de banho e biquínis durem mais tempo. Tenha muito cuidado ao aplicar o creme protetor ou bronzeador!

Evite ao máximo que o creme toque na peça. O ideal é passar o protetor ou bronzeador na pele, esperar secar e depois então colocar a roupa de banho. Na impossibilidade de o fazer, tenha cuidados redobrados.

8. Deixe as peças de molho q.b.

No caso dos seus fatos de banho estarem a precisar de uma lavagem mais a fundo, pode optar por deixá-los de molho. Em água e um pouco de sabão neutro, nada mais! E o tempo que deixa as peças nesta mistura também não deve ser muito.

O artigo continua após o anúncio

Deixe as peças em água uns 15 minutos e volte a tirar tudo em água corrente.

9. Fuja do ferro de engomar

Nunca passe estas peças a ferro! Nem mesmo as toalhas de praia – caso contrário vai ficar com toalhas super duras e tipo “lixa”. As peças de biquíni e fatos de banho então é que nem pensar. E, se formos a ver, a verdade é que não há qualquer necessidade para o fazer!

10. Respeitar as etiquetas

Por fim, uma orientação de como lavar os fatos de banho que pode parecer básica, mas que muitas pessoas não cumprem ou não ligam: atenção às etiquetas dos produtos! As etiquetas são os bilhetes de identidade das peças e todas as suas indicações devem ser respeitadas!

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp