Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
29 Abr, 2020 - 15:19

Como limpar a máquina de lavar roupa: 4 passos

Helena Peixoto

Saiba como limpar a máquina de lavar roupa e maximize os seus anos de vida e com excelentes resultados. Roupa limpa e cheirosa!

mulher a limpar a máquina de lavar a roupa

É um dos eletrodomésticos mais utilizados e mais sobrecarregados. Tem a função de transformar a roupa suja em peças limpas e cheirosas. Mas, então, e quem cuida da própria máquina? Saiba como limpar a máquina de lavar roupa e garanta que a sua performance não fica aquém das suas expectativas.

Saiba como limpar a máquina de lavar roupa em 4 passos

Existem várias soluções para saber como limpar a máquina de lavar a roupa convenientemente. Sejam soluções de compra prontas a utilizar ou opções mais caseiras, o importante é que não se esqueça de fazer a manutenção da máquina e que garanta que ‘perde’ algum tempo com ela.

Afinal, não se esqueça das valentes horas que este eletrodoméstico lhe poupa ao lavar quilos e quilos de roupa. Tenha carinho por ela!

mulher a por a máquina da roupa a lavar

Como limpar a máquina de lavar roupa: solução caseira

Passo nº 1

O primeiro passo de todos para saber como limpar a máquina de lavar roupa é o de a esvaziar de carga completamente e programar a máquina para a temperatura mais elevada que estiver disponível, e como se estivesse carregada com a maior capacidade e no ciclo mais longo.

Adicione quatro chávenas de vinagre a um pouco de água quente e coloque um pouco dentro do tambor e outra porção na gaveta de lavagem.

Ponha a máquina a trabalhar um pouco e passados uns minutos coloque em pausa ou stop, consoante o tipo de máquina. Deixe repousar durante uma hora com a mistura lá dentro para que o vinagre possa atuar verdadeiramente na sujidade.

Passo nº 2

Aproveite este momento de ‘pausa’ e enquanto a máquina está a repousar, dedique toda a sua atenção ao exterior. Sim, porque para saber como limpar a máquina de lavar roupa corretamente tem de assegurar que a parte exterior também fica impecável!

Para este passo, tudo o que precisa é de uma pano macio mergulhado num pouco de vinagre e, se achar a mistura muito forte, dilua num pouco de água.

Se a sua máquina é de abertura superior, limpe toda a parte interior com um pano humedecido com um pouco de água e sabão neutro.

No caso de possuir um modelo com abertura frontal, deve dar especial atenção à borracha da máquina de lavar roupa. Neste local ficam acumulados muitos resíduos e sujidades! Passe o pano limpo e embebido na solução de água e vinagre (se desejar pode adicionar também um pouco de sabão neutro) e remova todos os resíduos da lavagem que possam estar escondidos nos cantos.

Não se esqueça de limpar bem a toda a volta da borracha e nas saliências – pode utilizar uma escova de dentes usada e macia para o ajudar nesta tarefa.

Passo nº 3

O guia de ‘como limpar a máquina de lavar roupa em poucos passos’ chegou ao terceiro nível: a gaveta da máquina. Se pensar bem na quantidade de produto que passa por aqui, fica verdadeiramente assustado.

O processo para a limpar a gaveta é bem simples! Retire-a da máquina e esfregue-a com uma escova. Se quiser ‘subir a parada’ em termos de limpeza, pode deixá-la de molho durante uns minutos em água e sabão neutro.

Passo nº 4

Feche novamente a máquina e deixe que ela termine o ciclo que programou inicialmente. Se a sua máquina de lavar roupa estiver mesmo muito suja, repita novamente o processo.

Como limpar a máquina de lavar roupa: soluções de compra

Se prefere saber como limpar a máquina de lavar roupa com soluções de compra e não com o antigo mas sempre eficaz vinagre, saiba que existem várias versões de soluções próprias à venda em qualquer supermercado e que rondam os 3 a 6 euros a unidade.

Note que estas soluções podem acabar por ficar um pouco mais dispendiosas, pois uma embalagem rende no máximo para duas lavagens.

Dicas úteis e adicionais de como limpar a máquina de lavar roupa

O processo de como limpar a máquina de lavar é bastante simples, não achou? Para garantir que todo o processo é simples e que a sua máquina é bem tratada, mais do que saber como limpar, há que prevenir sujidades evitáveis.

Antes de tudo, realize uma lavagem de prevenção, no mínimo, a cada dois meses. E para fazer esta limpeza e garantir que nada corre mal, leia primeiro o folheto de instruções da sua máquina. Só terá de o fazer uma vez e tem a certeza que não vai fazer nada de errado.

Não se esqueça também do filtro da máquina. Quantas vezes retirou e limpou o filtro da máquina? Vamos atirar para o ar um número…nunca, certo? Pois esta peça deve ser vista e limpa pelo menos uma vez por mês. Basta desenroscar a tampa, retirar o filtro, sacudir e escovar com uma escova macia e está como novo.

Existem também algumas dicas de manutenção que o vão ajudar a manter a máquina mais limpa:

  1. Utilize a quantidade recomendada de detergente, nem mais nem menos;
  2. Siga sempre as instruções de dosagem no rótulo do detergente para lavar as peças de roupa;
  3. Não poupe nas pastilhas anticalcário, sobretudo se viver numa zona do país com grande quantidade deste mineral na água; as pastilhas vão manter os tubos de entrada e escoamento livres de depósitos minerais;
  4. Faça uma vistoria regular das tubagens – se necessário peça a ajuda de um profissional.

Acima de tudo, trate a sua máquina com carinho, ela agradece e retribui com roupa bem lavada e cheirosa!

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].