Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
28 Jan, 2020 - 12:07

Como lavar seda de forma eficaz e sem estragar o tecido

Mónica Carvalho

É um dos tecidos mais bonitos e delicados que existe e, como tal, exige cuidados específicos. Saiba como lavar seda de forma correta.

como lavar seda

Saber como lavar a seda em segurança e eficácia em casa ajuda a manter a vivacidade da peça durante mais tempo. Afinal trata-se se um tecido delicado, que exige, assim, vários cuidados do momento da lavagem, seja ela manual ou na máquina.

É um tecido muito apreciado pela sua delicadeza e suavidade, cujo investimento é superior a peças de outros materiais. Nesse sentido, é importante garantir a sua durabilidade e beleza com os procedimentos adequados.

Quer saber quais são? Então, confira as nossas dicas.

Antes de lavar peças de seda

Embora a seda seja lavável, é importante observar que se trata de um tecido que até pode manchar outros peças durante o processo de lavagem e até perder a própria cor, o que se designa por sangramento.

A melhor forma de testar se isto poderá acontecer com a peça de seda em causa, é fazendo o seguinte teste: mergulhe uma parte da peça em água morna, preferencialmente uma parte pouco visível, como uma bainha. Será o suficiente para perceber como o item irá reagir à lavagem. Se largar cor, então, opte por levar a peça a uma lavandaria profissional, onde terão outros meios e facilidades de lavar as suas peças de seda.

Idealmente deverá, também, ter alguns cuidados extra na etapa de pré-lavagem, principalmente se existirem manchas na peça. Compre um produto próprio para o efeito e aplique-o nas zonas das manchas e nas zonas mais problemáticas, como axilas, decotes e punho e deixe a peça a demolhar, antes de efetuar a lavagem propriamente dita.

Se prefere lavar a roupa com produtos caseiros, então, pode misturar 1/4 de chávena de vinagre com água fria e mergulhar a peça nesse preparado, durante cerca de 30 minutos. Depois pode fazer a lavagem normal da roupa.

lavar roupa com manchas

Como lavar seda à mão

Antes de lavar a peça de seda, seja ela roupa pessoal ou de casa, atente às dicas anteriores para perceber e compreender melhor o comportamento da peça durante o momento da lavagem.

Depois proceda à lavagem de acordo com as instruções do detergente de roupa que escolher. Terminada a lavagem, e para retirar o excesso da água saiba que não deve torcer a peça.

Antes deve colocá-la estendida sobre uma toalha, fazer um rolo com as duas peças e pressionar para absorver o excesso de água. Depois, coloque a secar num local bem arejado.

Como lavar seda na máquina

Se optar por lavar a peça na máquina de lavar roupa, então, o primeiro passo a ter em conta é ler atentamente as instruções na etiqueta da roupa. Isto é algo que, aliás, deve sempre fazer, principalmente quando o assunto é a lavagem de materiais delicados. Até porque as recomendações podem indicar que a pela apenas pode ser lavada a seco; ou, então, as mesmas podem indicar que pode ser lavada à máquina, recorrendo a um ciclo suave.

Outra dica a ter em conta é que deve colocar a peça dentro de um saco protetor, ou no caso de não possuir nenhum, pode sempre utilizar uma fronha de almofada. Tal comportamento evita o atrito que a lavagem à máquina provoca na roupa e danifique as fibras do tecido.

E, muito importante ainda: não deve nunca colocar peças de seda na máquina de secar roupa. Este material deve ser seco de forma mais natural.

E depois de lavar? Saiba como secar e tratar peças de seda

O ideal é optar por um método de secagem sem pressa e ao natural. Ou seja, deve colocar a peça no estendal ou até num cabide, pendurado no estendal, de forma a não criar vincos na peça.

Mais ainda, até o processo de guardar a peça de roupa no armário deve ser tido em conta: as peças de seda fica mais bem preservadas quando colocadas em cabides e com espaço. Ou seja, nada de atafulhar o armário com a ideia de “cabe sempre mais uma peça”.

Sugestões de detergentes para lavar seda

Há muitos detergentes de roupa no mercado, de diversas texturas, de diferentes cheiros, com distintas finalidades. Assim sendo, para saber como lavar seda corretamente passa também por escolher um detergente que seja eficaz e lhe permita obter os resultados pretendidos.

Veja alguns exemplos:

Veja também