Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
20 Nov, 2019 - 17:03

Sabe que cuidados ter e como deve lavar a roupa do ginásio?

Helena Peixoto

Como lavar a roupa do ginásio, com que periodicidade e que cuidados especiais deve garantir: está tudo aqui para que a suas peças estejam sempre impecáveis!

lavar a roupa do ginásio

Uma ida ao ginásio significa roupa muito transpirada e pronta para ir para a máquina de lavar. Mas afinal quais os cuidados especiais que devemos ter e com que frequência se deve lavar a roupa do ginásio?

A grande questão neste tema está relacionada com as propriedades e com o material destas peças. Afinal, para que tenha o máximo conforto na execução dos exercícios, as roupas do ginásio são feitas com uma grande percentagem de elastano, um material que permite uma excelente adaptação a todos os corpos.

Isto já para não falar da questão das cores. As roupas do ginásio são por norma roupas mais coloridas, com padrões mais excêntricos, e é por isso importante cuidar das mesmas.

LAVAR A ROUPA DO GINÁSIO: TODAS AS PERGUNTAS RESPONDIDAS

O grande desafio passa por manter as suas propriedades após as lavagens, que são sempre mais frequentes do que as peças regulares. Este artigo vai ajudá-lo precisamente em todas as questões: como, quando e com que lavar a roupa do ginásio.

roupa do desporto

Com que frequência deve lavar roupa do ginásio?

A pergunta pode parecer estapafúrdia e haverá quem já abane a cabeça em sinal de desaprovação. Mas outros existirão que irão franzir o sobrolho e admitir a si mesmos que uma ou outra ocasião já terão usado uma ou outra peça de roupa depois de uma ida ao ginásio sem a ter lavado.

A culpa não será da falta de higiene mas antes da falta de tempo para tratar de tudo e de um possível esquecimento de colocar as roupas na máquina de lavar. E chegada a hora de ir novamente para o ginásio, ora usou-se uma peça já usada.

Este foi mesmo o tópico da revista online Well+Good, que questionou Mary Gagliardi, a Clorox’s Dr. Laundry (algo como Drª Lavandaria da Clorox; e sim, dizem que é mesmo este o seu título profissional), uma expert lavagem de roupa e investigadora de produto, sobre este assunto.

Quando questionada sobre com que frequência se deve lavar a roupa do ginásio, Mary Gagliardi não hesitou em responder que “enquanto profissional” na indústria de produtos de lavandaria, claramente recomenda a lavagem após todas as utilizações.

Ainda assim, reconhece que, com o ritmo alucinante dos dias de hoje nem sempre é fácil cumprir com todas as lavagens e que, por vezes, há quem opte por usar a roupa do ginásio mesmo sem lavar.

Como lavar a roupa de ginásio: as dicas da expert

T-shirts e tops

Depois de um treino de baixo impacto até pode parecer boa ideia usar novamente a t-shirt ou o top, mas se tiver um soutien integrado, está fora de questão. É mesmo para lavar.

Neste caso, Mary Gagliardi explica que ainda que as etiquetas, por norma, indiquem uma lavagem a cerca de 30º C, pode ser aconselhável lavar com água um pouco mais quente, para assegurar uma lavagem profunda.

Leggings, calças de yoga e calças de treino

Mary Gagliardi sugere, para evitar que fiquem demasiado amarrotadas ou enroladas durante a lavagem, deve-se colocar as suas calças de desporto em sacos de lavagem para roupa interior.

E evite temperaturas demasiadamente altas, assim como centrifugação. Além disso, deve deixar estas peças secarem ao ar livre ao invés de utilizar a máquina de secar.

Calções

Uma regra básica: se forem justos, está fora de questão reutilizar os calções de desporto sem os lavar. A única exceção aqui serão mesmo os calções mais largos, que, em casos de treino de baixo impacto ainda podem ser usados uma segunda vez (ainda que o ideal seja sempre lavar).

Para lavar, pode seguir as mesmas regras que as indicadas para as t-shirts e tops.

Soutiens de desporto

Sem exceção aqui: é mesmo para lavar após todas as utilizações. Para facilitar pode optar por tecidos sintéticos que secam mais depressa.

Idealmente, coloque-os dentro de sacos de lavagem para roupa interior para evitar que se entrelacem com outra roupa.

Não é aconselhado o uso de amaciadores, para que os tecidos mantenham as suas propriedades de infiltração de humidade.

Meias

São para lavar, SEMPRE! Simplesmente isso. E para estas não precisa de grandes atenções: garanta apenas que as coloca juntamente com outras peças de roupa interior e de cores semelhantes. Depois, é só programar um ciclo adequado e de acordo com as instruções da etiqueta.

Sapatilhas

Lama, terra ou outras sujidades são sinais para lavar. Claro que mesmo que isso não aconteça é aconselhável lavar, de vez em quando, as suas sapatilhas. Aqui o ideal é seguir este manual.

O que utilizar na lavagem da roupa do ginásio?

Dada a especificidade deste tipo de roupa, é importante ter algum critério no que à utilização de produtos de lavagem diz respeito. Procure utilizar produtos de referência no mercado e adequados para roupas mais sensíveis.

Recentemente, e com esta questão em mente, a marca Woolite lançou uma gama de detergentes específicos para para lavar roupa de desporto, que promete eliminar os maus odores e manter a flexibilidade das fibras.

Chama-se Woolite Sport, já está disponível nas superfícies comerciais e tem um custo de aproximadamente 10€ (30 doses). Conheça o produto.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].