ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Helena Peixoto
Helena Peixoto
21 Out, 2021 - 10:14

Lavandaria pequena, útil e sempre em ordem

Helena Peixoto

Acredite: é mais fácil do que imagina rentabilizar o espaço de uma lavandaria pequena. Siga as nossas dicas e ganhe metros de espaço.

lavandaria-pequena-organizada

Se tem uma lavandaria pequena, sabe certamente o que é sofrer com a falta de espaço. Mas saiba também que, por mais pequena que seja a sua lavandaria ou o espaço dedicado às máquinas e artigos de tratar a roupa, há alguns truques e ideias que podem reverter a situação e permitem ganhar espaços de arrumação extra.

Compilamos uma lista de dicas de arrumação muito úteis para criar espaço extra, mesmo que se trate de uma lavandaria pequena. Vai ficar com o dobro do tamanho e da arrumação também.

9 IDEIAS QUE O VÃO FAZER GANHAR MUITO ESPAÇO NUMA LAVANDARIA PEQUENA

1.

Aproveitar o espaço entre as máquinas

Quem tem uma lavandaria pequena sabe a dor de cabeça que é conseguir arrumar tudo o que precisa (detergentes e amaciadores para a roupa, descalcificantes para as máquinas, tira-nódoas, etc.). Mas basta que tenha um espaço, ainda que reduzido, entre as duas máquinas (a de lavar e de secar roupa), ou até entre as máquinas e as paredes para conseguir ter um espaço de arrumação extra.

Só precisa de um carrinho rolante com divisórias e fica com espaço para colocar, por exemplo, todos os detergentes e produtos de cuidados com a roupa.

2.

Acrescentar prateleiras e/ou armários

Seja nas laterais da lavandaria ou por cima das máquinas, ter prateleiras e armários é sempre útil, principalmente quando se trata de uma lavandaria pequena. E pode aproveitar qualquer espaço livre para acrescentar prateleiras ou armários para arrumação.

Gavetas extraíveis, cestos de arrumação, caixinhas… Tudo o que venha ajudar a dar uma arrumação extra ao seu espaço é bem vindo! Uma dica extra: ajuda sempre etiquetar as caixinhas e cestos para saber onde tem tudo.

3.

Ocultar a lavandaria

Uma boa forma de “disfarçar” uma lavandaria pequena é ocultá-la, sobretudo se o espaço for aberto. Uma cortina, um biombo ou portas de correr são boas opções para tapar as máquinas e acessórios quando não estiverem a ser usados.

Se nenhuma destas ideia lhe agrada, pode mesmo investir em armários. Sim, armários que sejam adequados para encastrar eletrodomésticos.

Opte apenas por portas de correr para não ocupar mais espaço.

4.

Instalar grelhas de secagem

Mesmo com a máquina de secar roupa vai precisar de um estendal por perto para aquelas peças de roupa que não podem ser secas na máquina. Mas, se o espaço já é pouco, porquê ocupá-lo com um estendal móvel se pode ter grelhas de secagem nas paredes ou incorporadas nos móveis da lavandaria?

Desta forma, estarão sempre arrumadas quando não estiverem a ser usadas e ainda são facilmente acessíveis sempre que necessário.

5.

Coloque uma bancada sobre as máquinas

Se a lavandaria é pequena, há que aproveitar todos e quaisquer espaços disponíveis. O espaço sobre as máquinas é um dos casos que tende a ficar esquecido, mas se colocar uma bancada sobre as máquinas pode tornar-se muito útil para dobrar roupa ou arrumar alguns dos itens essenciais numa lavandaria (como detergentes ou molas, por exemplo).

Além disso, dependendo do material que escolher para a bancada, ainda pode ajudar a decorar o espaço. Garanta apenas que a bancada é fixa à parede para não estar a sacrificar as máquinas com muito peso em cima.

6.

Faça da lavandaria zona de passar a ferro

Já tem o estendal na lavandaria. Então, economize ainda mais tempo e transforme-o no quarto de passar a ferro. Se pensa que esta ideia não cabe numa lavandaria pequena, desengane-se: existem mesmo alguma soluções de tábuas de engomar extraíveis que pode facilmente voltar a guardar sem dar nas vistas, para ficar com toda a área de passagem livre.

Desta maneira vai resolver dois problemas de uma só vez: a tarefa de passar a ferro não vai ocupar espaço em mais nenhuma divisão da casa e a lavandaria torna-se num espaço ainda mais funcional, sem que tenha de andar com cestos de um lado para outro.

7.

Sistemas de arrumação integrados

Existem várias lojas que já disponibilizam este tipo de solução e é incrivelmente útil, sobretudo para o caso de ter uma lavandaria pequena. Porquê? Porque aproveita, literalmente, cada centímetro do espaço – também em altura, de forma a não roubar espaço de passagem.

8.

Partilhar funções para criar uma lavandaria ou despensa

Quem vive numa casa pequena sabe bem que cada centímetro é importante.

Agora deve estar a pensar: “se já tenho uma lavandaria pequena, ainda vou dar-lhe outras funções para além da sua?” – já vai perceber a nossa ideia com a resposta: uma das divisões mais usadas para integrar a lavandaria é a famosa despensa. E vice-versa.

Se tem um destes espaços, saiba que eles podem coabitar em harmonia, basta que faça escolhas corretas de organização.

Reserve, por exemplo, uma parede para cada efeito e aposte bastante nos sistemas de arrumação verticais, que fazem ganhar espaço em altura. Se esta não for uma boa solução, pois pode ter apenas uma parede disponível, basta optar por ter tudo em armários integrados.

Assim, mesmo com uma despensa/lavandaria pequena, garante que fica cada coisa no seu lugar e tudo em ordem.

9.

Apostar em cores claras

É das dicas mais antigas e mais conhecidas, mas só permanece atual porque funciona sempre.

Aposte em cores bem claras e luminosas para pintar ou revestir a sua lavandaria pequena. Se for daquelas pessoas que não passa sem um bom splash de cor, deixe-o para pormenores mais pequenos como caixas e cestos, ou outros acessórios de arrumação/decoração.

Veja também