Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
11 Ago, 2020 - 09:31

Dicas para lavar a roupa mais rápido e com a mesma eficácia

Helena Peixoto

Preparamos neste artigo algumas dicas de como lavar a roupa mais rápido, que vão ajudar a concluir a tarefa em menos de nada e sem descurar as suas peças.

lavandaria com cesto ao lado da máquina

Lavar a roupa é aquela tarefa da qual ninguém consegue fugir! Afinal, todos os dias vestimos e despimos várias peças de roupa, peças essas que exigem cuidados de limpeza e lavagem. Mas então, como conseguir lavar a roupa mais rápido? Como tornar este processo menos moroso e mais ágil?

É isso que vamos partilhar consigo. Fique atento!

Como lavar a roupa mais rápido em poucos passos

mulher-a-por-a-roupa-na-maquina-de-lavar
1

Aposte em produtos de qualidade

No que toca os cuidados das suas peças favoritas e se quer mesmo lavar a roupa mais rápido, prefira produtos de qualidade. Esta é das coisas onde não deve mesmo economizar, porque certamente a poupança vai-lhe sair furada.

Não queremos com isto dizer que só os produtos mais caros são eficientes e eficazes, mas o que deve fazer é dar preferência por produtos que já conhece ou que lhe tenham sido recomendados por pessoas de confiança.

O facto de escolher um produto de qualidade vai-lhe poupar muito tempo na hora de eliminar nódoas mais teimosas e em tratar tecidos mais sensíveis.

2

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje

Sim, este é um dos segredos mais bem guardados para conseguir lavar a roupa mais rápido! Não deixe acumular toda a roupa da semana, caso contrário vai passar o sábado enfiado em casa a fazer máquinas de roupa e a estendê-la e passá-la.

Crie um método e uma rotina que funcione para si e evite adiar estas tarefas! Dependendo da quantidade de roupa que é usada em sua casa, estipule um ou dois dias durante a semana para fazer uma máquina de roupa.

E prefira sempre os horários noturnos que são mais económicos, para quem tem contadores de bi-horário ou semelhantes. Coloque a roupa a lavar logo que chega a casa, por exemplo. Dessa forma, após o jantar, a máquina estará pronta para estender ou para colocar na máquina de secar!

Além disso, alguns modelos de máquina de lavar possuem até funções inteligentes que permitem regular o início e o término de cada lavagem, o que facilita bastante a vida de quem tem dias mais atarefados. Verifique o manual da sua máquina para perceber se é dos felizes contemplados e tire proveito disso mesmo!

3

Organize-se

Organização é a chave para concluir todas as tarefas mais rápido. Crie o seu próprio calendário e estipule tarefas diferentes distribuídas pelos dias da semana. Não acumule tudo num único dia!

Lavar a roupa num dia, passar noutro e tratar da roupa mais delicada noutro pode ser uma possibilidade de organização. Escolha o que for mais confortável para si. Cada um tem os seus próprios ritmos e o que importa, no final de contas, é mesmo conseguir lavar a roupa mais rápido.

4

Respeite sempre as etiquetas

É daquelas regras que deve estar farto de ouvir e que muitas vezes entra a 100 e sai a 200. Mas acredite, é fundamental para que não corra riscos e consiga lavar a roupa mais rápido! Verifique sempre a etiqueta de cada uma das peças para perceber o que pode e não pode fazer com a mesma.

Temperaturas indicadas, tipo de lavagem, possibilidade ou não de engomar, tudo isto está na etiqueta! Consulte-a e mantenha as roupas imaculadas durante muito mais tempo.

5

Atue quanto antes!

Ser rápido na reação é outro dos grandes segredos de como conseguir lavar a roupa mais rápido. Entornou alguma coisa na camisa? Atue de imediato. Sujou as calças com comida? Vá limpar assim que possa!

Esperar para chegar a casa pode ser meio caminho para uma mancha sem solução. Ainda que não consiga solucionar na totalidade, é importante atuar mal a mancha contacta com o tecido, para que as fibras não fiquem totalmente impregnadas com a sujidade. Além de que é mais fácil eliminar manchas ainda húmidas do que já totalmente secas.

6

Estude bem a sua máquina

Acredite no que lhe vamos dizer: se estudar a sua máquina de lavar roupa vai descobrir funcionalidades que não imagina que ela tem e que vão ajudar (e muito) a lavar a roupa mais rápido!

Cada peça é uma peça, com diferentes características e necessidades. E, por isso mesmo, há programas mais indicados para cada uma delas. A sua máquina vai ajudá-lo a descobrir o que é mais indicado e o que deve utilizar em cada situação. Perca uns minutos a ler o manual da máquina e poupe horas em volta dos cuidados da roupa!

7

Não abuse nas doses de detergente

Esqueça: não vai ser por encher a máquina com detergente até cima que a roupa vai sair mais limpa e cheirosa, bem pelo contrário! Pode danificar as fibras e ensopá-las de tal forma que ficam sem remédio. Utilize sempre as doses recomendadas pelo fabricante. Se são as que vêm nas instruções por algum motivo será!

8

Evite centrifugar em excesso

A fase final da lavagem de roupa termina sempre com um ciclo de centrifugação. Este passo não é nada mais nada menos do que o enxaguar das peças de forma a que possa estendê-las sem pingar!

Se quer lavar a roupa mais rápido e evitar horas e horas com um ferro de engomar em punho, não abuse das centrifugações. Muitas pessoas utilizam a tática da centrifugação extra para que a roupa saia quase seca. Mas esta técnica tem o lado reverso da medalha. A roupa sai bem mais enrugada e amarfanhada. É preferível recolhê-la um pouco mais húmida mas com menos vincos!

9

Atente à temperatura de lavagem

Outra das recomendações que deve mesmo seguir: a questão das temperaturas nas lavagens. Roupas mais sensíveis e com tecidos mais leves nunca devem ser sujeitos a temperaturas mais quentes. Em caso de dúvida, consulte sempre as etiquetas de cada peça e já não há margem para erro!

10

Dica extra

Uma última dica extra, que não se refere precisamente à lavagem da roupa mas sim ao passo final: a secagem. Se quer que a roupa seque rápido, estenda-a sem vincos e deixe-a secar, preferencialmente, ao ar livre. Vai sentir a diferença no cheirinho e na maciez da roupa!

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].