5 ideias para acabar com o desperdício de comida

O desperdício de comida tem sido uma das grandes preocupações dos nossos tempos: veja formas de o evitar.

5 ideias para acabar com o desperdício de comida
Ideias para apontar já

Em todo o mundo, o desperdício de comida está a tornar-se motivo de grande preocupação, uma vez que cerca de um terço de toda a comida que é produzida vai para o lixo. Os motivos são variados: ou se perde durante o transporte dos produtores até aos supermercados, ou apodrece em nossas casa, ou simplesmente deixamos no prato. O segredo está em começarmos a combater este problema na nossa casa e há ideias muito práticas para começar a pôr em prática já.


Acabe com o desperdício de comida: 5 ideias fantásticas


1. Água com sabor a morango

agua

Quando os morangos ficam demasiado maduros e pensamos que já não os conseguimos comer, opte por colocá-los (com folhas e tudo) num grande jarro com água e gelo. Ao fim de uma hora terá uma deliciosa água com sabor a morango. Pode acrescentar um pouco de sumo de limão e adoçar a gosto. Este refresco é muito saboroso e rentabilizará o gasto com os morangos, evitando o seu desperdício.



2. Arroz doce

arroz

Se sobrou algum arroz, pode optar por transformá-lo numa deliciosa sobremesa ou num lanche que todos vão querer. Basta aquecê-lo, adicionando um pouco de leite. Depois é só adoçar com mel ou açúcar amarelo e salpicá-lo com frutos secos.



3. Gaspacho de pepino

pepino

Se tem pepinos muito maduros, prestes a irem para o lixo, aproveite-os para fazer um delicioso gaspacho de pepino. Para isso, corte o pepino longitudinalmente, com um a colher retire-lhe as semente, acrescente um iogurte natural, alho picado, vinagre, cebolinho, coentros, sal e pimenta e triture tudo na liquidificadora. Uma receita simples e saborosa.



4. Compota tutti-fruti

tutti

Se tem algumas peças de fruta já a ficar muito maduras e sabe que ninguém as vai querer comer, transforme-as numa deliciosa compota caseira. Para isso basta colocar as frutas numa liquidificadora, juntar-lhes o mesmo peso de açúcar e meio limão. Depois de triturar tudo, passe para uma panela e deixe ferver por cerca de 30 minutos.



5. Panquecas de bananas

panquecas

Com as bananas já muito maduras, faça uma apetitosas panquecas para o pequeno almoço ou para o lanche. Numa taça esmague muito bem a banana e adicione 2 ovos e uma colher de chá de canela. Misture tudo muito bem e depois cozinhe-as numa frigideira untada com um pouco de manteiga.



6. Esparguete de alho francês

alho

Em vez de deitar fora as folhas verdes do alho francês, lave-as muito bem e corte-as em tiras longitudinais. Coza-as em água e um pouco de sal - 5 ou 6 minutos -, escorra-as e salteie-as em alho e azeite. Pode acrescentar uns camarões ao salteado e obtém uma receita simples e que ajuda a não desperdiçar alimentos.

Estas ideias são muito fáceis de pôr em prática, são receitas simples e saborosas e que, acima de tudo, ajudam a combater um dos grandes problemas do mundo atual.

Veja também: