6 alternativas ao Microsoft Word

Temos 6 alternativas ao Microsoft Word que tem de conhecer. Existem mesmo algumas gratuitas e bastante satisfatórias.

6 alternativas ao Microsoft Word
Há muitas mais opções do que pensa

Estas alternativas ao Microsoft Word permitem fazer tudo (e mais ainda). São processadores de texto que, à semelhança do programa da Microsoft, também possibilitam a criação de documentos escritos com a mesma qualidade e características. Apesar de o Microsoft Word dominar, com alguma naturalidade, o mercado, apresentamos-lhe aqui algumas alternativas bastante promissoras que devia experimentar.

 

6 bons processadores de texto para substituir o Word

 

OpenOffice

Os programas essenciais têm, geralmente, imitações criadas “à rebeldia”. Uma vez que estas imitações são feitas de utilizadores para utilizadores o preço costuma ser… zero. Sim, leu mesmo bem. Está disponível para qualquer pessoa ou instituição usar quando e como quiser. Aliás, já não é nada estranho ver o OpenOffice e a alternativa ao Microsoft Word em computadores públicos. E sim, acredite, também é compatível com qualquer documento criado no Word. Ao nível da interface? É bastante parecido ao programa da Microsoft, portanto a nível de adaptação não terá de se preocupar muito.

 

Word Online

Apesar de também ser desenvolvido pela Microsoft, o Word Online tem de ser considerado uma alternativa uma vez que não o obriga a instalar o programa no seu computador. Para escrever e editar documentos mais simples é mesmo o local ideal uma vez que possui todas as ferramentas mais simples que costuma utilizar.

 

Google Docs

A Google também oferece uma plataforma online onde podemos utilizar um processador de texto semelhante ao word e com várias ferramentas básicas. É de graça, fácil de usar e ideal para quem não pretende ter o Office instalado no computador.

 

TextMaker

Desenvolvido pela SoftMaker, o FreeOffice oferece várias alternativas ao Microsoft Office e, obviamente, uma alternativa ao Microsoft Word chamada TextMaker. As ferramentas que possui são praticamente as mesmas e a compatibilidade com outras versões é garantida. Para além disso, lê qualquer documento DOC ou DOCX. O melhor de tudo? É de graça.

 

LibreOffice Writer

As ferramentas essenciais estão lá todas. É de graça e oferece várias opções que o Microsoft Office não dá, nomeadamente ao nível de documentos pré-formatados. Para além disso, há também a possibilidade de instalar extensões e outros modelos de documentos.

 

Writer do WPS Office

A revista PC World considera-o como a melhor alternative ao Microsoft Office. Os elogios não param por aí mas vamos falar de outras coisas. Há para iOS, Android e Windows. Para o sistema operativo da Microsoft tem mesmo duas versões: uma grátis e outra paga. A interface é bastante familiar e semelhante à do Microsoft Word, porém o Writer traz muito mais ferramentas. Centenas de modelos de documentos já pré-formatados e prontos a usar e mais de 230 fontes.


Veja também: