Como saber se está na altura de trocar de computador

Será que está na altura de trocar de computador? Ou o seu ainda aguenta mais um ano ou dois antes de se tornar obsoleto?

Como saber se está na altura de trocar de computador
Às vezes é mesmo necessário...

O computador está lento. Gostava de instalar um novo programa e já não pode porque o computador não aguenta. As versões mais recentes dos programas que utiliza exigem demasiado do computador e demoram muito a processar. Estes podem ser sinais de que está na altura de trocar de computador. Ou talvez não! Podem existir soluções para estes problemas. Então como saber se está na altura de trocar o velho pelo novo?
 

Será que está na altura de trocar de computador?

A resposta a esta pergunta pode ser bastante ambígua. Porquê? Porque depende de muitos fatores! Quantas vezes é que o computador é utlizado? Que problemas é que ele tem? São problemas que podem ser corrigidos facilmente (com uma formatação, por exemplo) ou é necessário gastar dinheiro para isso? Precisa de correr os programas de última geração e já não consegue?

Regra geral, quem utiliza diariamente um computador costuma trocar o mesmo a cada período de 4/5 anos. Toda a tecnologia que gira à volta destes nossos companheiros diários tende a evoluir diariamente. O que hoje é bastante bom, amanhã pode vir a ser obsoleto. O mercado, porém, não pode aguentar mudanças drásticas todos os dias. É por isso que é normal demorar 4/5 anos até que seja preciso trocar de computador.

 

7 Questões que deve colocar antes de tomar esta decisão:

1. O computador tem mais de 4/5 anos?
2. Os programas que utiliza possuem alguns requisitos em relação ao sistema para poderem funcionar. O seu computador já não preenche esses mesmos requisitos?
3. Precisa de atualizar-se e arranjar hardware mais recente, isto é, arranjar um disco com maior capacidade, um computador com maior capacidade de processamento, etc.?
4. Precisa de atualizar o sistema operativo e o seu computador já não corre as novas versões?
5. O computador está lento?
6. Quando tenta executar alguma tarefa em programas que exigem muito do computador (Photoshop, Premiere, jogos de última geração) ele encrava?
7. Precisa de um computador para um determinado tipo de trabalho e o seu atual já não corresponde a essas necessidades?

 

Anotou as suas respostas?

Se assinalou três ou mais respostas então deverá pensar seriamente em comprar um computador novo. Atenção que podem existir formas de não gastar tanto dinheiro num computador novo como, por exemplo, uma simples manutenção. O mais fácil é informar-se junto de quem entende bastante desta área. Às vezes, uma simples mudança ou correção no seu computador atual pode ser o necessário para evitar esbanjar dinheiro num computador novo que nem era necessário.

Mas se pensa que está na altura de comprar um computador novo, tem aqui um guia completo que fizemos para que possa fazer a melhor escolha.


Veja também: