Android M: Tudo o que precisa de saber

Anunciado na última edição do Google I/O, o Android M roubou todas as atenções dos presentes. Sabe porquê?

Android M: Tudo o que precisa de saber
Há um sistema operativo que promete revolucionar o mercado

Os utilizadores de android estão “em pulgas”. O Android M vem revolucionar o mercado com várias inovações. Revelado no Google I/O 2015, esta nova versão do sistema operativo conseguiu roubar a luz dos holofotes no meio de inovações como o Android Wear, o Android Pay, o Android Auto e até mesmo o Projeto Tango, projetos que prometem revolucionar o mundo tecnológico.
Mas porque é que o Android M recebeu assim tanta atenção? Porque apesar de ser um pequeno passo do Android é um grande passo para a evolução tecnológica.
 

Nova versão do  Android? Conheça o Android M


O nome
Sabemos que a Google costuma utilizar palavras “doces” para dar nome às diversas versões do sistema operativo Android. O último, o Android L, acabou por se chamar Android “Lollipop”, em português “chupa-chupa”.   Ora, o Android M ainda não tem um nome definido mas as grandes apostas recaem sobre Marshmallow, Muffin ou até mesmo Milkshake. Teremos de esperar para ver.

Data de Lançamento
Como já dissemos, o Android M foi revelado ao público no último Google I/O que se realizou nos passados dias 28 e 29 de maio. No entanto, esta versão do android só está disponível para alguns aficionados que também estão responsáveis por testar e desenvolver o sistema operativo. Para o grande público? O esperado é que o Android M seja lançado entre setembro e novembro, juntamente com os novos Nexus.

Lollipop vs. M
Há uma grande diferença já anunciada. Enquanto o Lollipop se preocupou em apresentar uma visual mais estético, mais apelativo, o M apresenta linhas mais finas e uma interface bem mais completa. Pode desde já ficar à espera de mais estabilidade e usabilidade, ou seja, um android muito mais “polido”. Foi nisso que a Google se focou, sem nunca se esquecer do aspeto visual do sistema operativo.

Quanto custa
Não tem de se preocupar com dinheiro no que toca a atualizar o seu android. Tal como já é normal, atualizar para o Android M vai custar… zero.

 

Inovações

Condições e permissões
Antes, quando instalava uma app precisava de dar o aval a um pacote uno de condições. Se não desse permissão a essas condições todas, não podia utilizar a app. Agora, com o Android M, as coisas são diferentes. Pode decidir individualmente a permissão que quer dar às condições impostas pelas apps.
O que é que isto muda? O utilizador é que decide aquilo que pretende partilhar, ou seja, mais poder para o lado de quem utiliza.

Chrome Custom Tabs
O Google Chrome adaptou-se às apps. Assim, quando estiver dentro de uma app e necessitar de ir à internet, o Android já não vai abrir o Google Chrome. Ao invés, o android cria uma aba particular e personalizada para a app em específico, estilo pop up, onde pode aceder a várias funções do Chrome.

Suporte para impressão digital alargado
Usar um leitor de impressões digitais para desbloquear o smartphone? Agora já é possível fazer muito mais do que isso. Com o Android M, vai poder fazer compras na vida real ou em apps da Play Store.

Android Pay
Com o Android Pay vai poder emular os seus cartões de crédito e débito e simplificar as suas compras. Não vai ser necessário abrir qualquer app. Basta desbloquear o seu android e coloca-lo sobre um terminal multibanco compatível. Apesar de tudo, este serviço ainda só está disponível nos EUA. Em território português… ainda vai ter de esperar um bocado.
 
Gestão da bateria
Desta vez, a Google debruçou-se a fundo sobre a gestão da energia da bateria e as novidades vão ser um deleite para os utilizadores.
Já ouviu falar no Doze? Este recurso vai ajudá-lo a poupar bateria ao máximo, uma vez que sabe quando é que o seu smartphone se está a mexer e quando está, efetivamente, parado. Depois de estar parado por um largo período de tempo, o Doze põe o seu smartphone num “sono profundo” que consume mesmo muito pouco. Apesar de tudo, o smartphone não deixa de funcionar completamente uma vez que algumas notificações chave e até mesmo o alarme nunca deixam de funcionar.
O esperado é que os smartphones com a nova versão do android durem duas vezes mais do que os anteriores.

Cartões SD como memória interna
Com o Android M vai poder formatar o cartão microSD para que este se comporte como a memória interna do seu dispositivo. É cada vez mais fácil arranjar espaço para instalar todas aquelas apps que gostava de ter.

Personalizar as configurações rápidas
Está a ver aquele menu de configurações rápidas que tem no android? Que lhe oferece várias opções rápidas para configurar o seu dispositivo? Agora já pode escolher todas as opções que quer ter à mão, uma vez que é possível personalizar este menu.

São imensas. Com um total de 55 novas funcionalidades, a Google dá mais uma prova da grande aposta no mercado dos dispositivos móveis. Se o Android já domina o mercado, a possibilidade de ganhar ainda uma maior percentagem é bastante grande. Por enquanto, ainda vamos ter de esperar para poder experienciar estas inovações.


Veja também: