Filme da Semana: Antevisão de Star Wars, The Last Jedi

Quem são os pais da Rey? O que está a fazer Luke sozinho no Outer Rim? Quem é Snoke? A espera está quase a acabar. The Last Jedi estreia a 14 de dezembro.

Filme da Semana: Antevisão de Star Wars, The Last Jedi
The Last Jedi. Quem é?

Quase 730 dias passaram desde a estreia do “The Force Awakens”. Depois de JJ Abrams nos deixar naquele “cliffhanger” literal só tivemos a oportunidade de atenuar a ansiedade por mais Star Wars com o “Rogue One”, uma excelente prequela. “The Last Jedi“, talvez o maior blockbuster de 2017, acabou de estrear. Promete ser o filme mais negro da saga, embora o vermelho seja a cor predominante da película. Será este o filme para os amantes do “dark side”?

Crítica de Cinema: Episódio VIII – The Last Jedi

40 anos depois da estreia do primeiro filme da Saga Star Wars, “A New Hope”, recebemos o oitavo episódio, “The Last Jedi“.

O episódio anterior, “The Force Awakens” despertou nos fãs (sempre fervorosos) bastante interesse, com o regresso do trio original, Mark Hamill, Harrison Ford e Carrie Fischer como Luke, Han Solo e Leia, respectivamente, e com a introdução de novas personagens como Rey, Finn e Kylo Ren, protagonizados por Daisy Ridley, John Boyega e Adam Driver.

JJ Abrams conseguiu entregou um excelente filme, devolvendo aquilo que George Lucas, vá se lá saber porquê, tirou à saga quando fez as prequelas. Embora com história algo semelhante com o “A New Hope”, JJ Abrams apostou forte nos “pratical effects”, e conseguiu encontrar um equilíbrio dentro da Força, juntando o passado com o presente e futuro de Star Wars. The Last Jedi foi escrito e realizado por Rian Johson, que realizou o filme Looper e alguns dos melhores episódios de Breaking Bad.

Mark Hamill já disse que ficou chocado com o guião que Rian escreveu. Disse mesmo, e passo a citar: “estou em total desacordo com o que ele decidiu para a minha personagem, o que pode ser bom…”. Se perguntas não faltavam aos fãs para serem respondidas nos próximos dois episódios, com depoimentos como este dos próprios protagonistas mais dúvidas se levantam. Mas paciência, meus “padawans”…

O que já sabemos e o que pensamos saber sobre “Star Wars – The Last Jedi”

jedi

Felizmente, e como é normal, a Disney já nos presenteou com um excelente trailer e muitos mais teasers.

  • Este é capaz de ser um dos melhores trailers que andam por aí. Um trailer de 2 minutos e meio que à partida parece desvendar muito da história do filme que tem 150 minutos de duração. Mas temos que olhar para lá do que se vê. O trailer é completamente enganador…
  • Sabemos que Rey se encontrou com Luke no Outer Rim. Os rebeldes conseguiram destruir a terceira Death Star, perdão, a Starkiller Base, mas ao que parece a First Order tem mais que meios suficientes para se recompor. Finn está em processo de recuperação depois de se ter armado em Jedi e ter sido esquartejado por Kylo Ren. Leia nem sequer tem tempo de chorar a morte de Han Solo. Há coisas mais urgentes para fazer na galáxia…

Voltando ao trailer. Aqui ficam algumas impressões de quem já o viu muitas vezes:

  • O trailer abre com a voz de Snoke. Rian Johson introduz aqui a primeira dúvida. Estará o Líder Supremo a falar com Kylo Ren ou com Rey? Muito provavelmente estará a falar com Rey. No final do trailer podemos ver que eles se encontram no filme…
  • Percebemos que Rey está a treinar com Luke na ilha, e que este fica muito assustado com o poder que a sua padawan tem
  • Uma árvore e um livro. Uma excelente referência à mitologia da Força. Talvez a ilha tenha servido de local para a construção de um templo Jedi
  • Kylo Ren apresenta-se ainda muito pensativo quanto à escolha do seu caminho. Destrói até a sua máscara. Estará arrependido por ter escolhido o Dark Side (o melhor lado da força, por acaso)?
  • Leia morre ou não às mãos do seu próprio filho? As imagens querem indicar que sim. Mas e se Ben está a tentar proteger a mãe?
  • O que raio são os Porgs?!
  • Finn vs Captain Phasma. Que momento. Finalmente veremos se a Capitã é assim tão bad ass como se pensa…
  • A última cena. Ou melhor as duas últimas cenas. Sim porque Rey não está a pedir ajuda a Kylo e este não lhe está a estender a mão. A protagonista estará a falar para Luke. E Kylo? A quem estará a estender a mão? All-in no Finn. Talvez o ajude com Phasma…

star wars

8 coisas que queremos que aconteçam (ou não) em “The Last Jedi”

Entre coisas que, nós fãs, queremos que aconteçam e coisas que imploramos que não aconteçam aqui fica a lista:

  • Queremos ver Luke a usar o seu lightsaber num duelo
  • Queremos saber quem são os pais da Rey. Kenobi ou Skywalker?! Talvez nem de uma nem de outra família…
  • Queremos saber quem é Snoke. Aquelas cicatrizes parecem que têm vindo a regenerar-se. Talvez seja um Sith Lord muito antigo…
  • Queremos um final digno para a Leia. Carrie Fisher merece
  • Não queremos outra Death Star. Embora ache que este episódio vai espelhar um pouco aquilo que se passou em “The Empire Strikes Back”
  • Queremos ver referências à Old Republic. Mostrem-nos um pouco mais sobre os Mandalorians por exemplo
  • Queremos perceber quão maiores são os novos Walkers em comparação aos antigos
  • Este é bastante pessoal. Quero ver a Rey a escolher o Dark Side. E o Kylo Ren a regressar ao Ligh Side. Que plot-twist…

Que a força esteja com “The Last Jedi”

“The Last Jedi” é sem dúvida o filme mais esperado do ano. Tem potencial para ser o melhor da saga Star Wars. Espero ser surpreendido. Queremos duelos com lightsabers, batalhas espaciais e ver que novas personagens Rian Johson vai querer introduzir. Queremos dizer adeus à nossa princesa Leia. Carrie Fisher foi e sempre será um ícone.

Vão ser duas horas e meia bem passadas…

Veja também:

Ricardo Ribeiro Ricardo Ribeiro

Marketer Digital formado na EDIT - Disruptive Education, com licenciatura em Gestão de Empresas. Cerca de 70% do seu corpo é formado por séries e filmes. Orgulhoso geek. Faz-se acompanhar sempre por uma câmara fotográfica.