Anular recibos verdes

Saiba o que fazer para anular um recibo verde. Os atrasos no pagamento de faturas trazem sérias complicações aos trabalhadores a recibos verdes que têm de pagar IRS e IVA de valores não recibos.

Anular recibos verdes
Se não recebeu os seus honorários não faz sentido pagar impostos

Desde a introdução dos recibos eletrónicos é mais fácil proceder à emissão, controlo e anulação dos recibos. Os histórico fica todo gravado e inclusivamente os recibos são enviados para o seu cliente.

Para proceder à anulação de um recibo verde basta seguir os seguintes passos:
  • Entrar na sua área do portal das finanças;
  • Carregar na opção Consultar;
  • Carregar em Recibos verdes eletrónicos (faturas-recibo)
  • Fazer a pesquisa ou colocar o número do Recibo verde;
  • No final da página está um botão que diz anular.

Depois da anulação do recibo as Finanças enviam automaticamente uma comunicação ao seu cliente a informar que o recibo foi anulado.

Sendo simples, convém nunca esquecer que com as Finanças "não se brinca". Ou seja, procure estar certo do que faz pois estamos em tempo de "vacas magras" pelo que o Estado tudo fará para recuperar o seu dinheiro, os seus impostos e cobrar ainda mais taxas, multas e juros de mora.


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre recibos verdes actualizada ao minuto.

Quais os motivos para a anulação de um recibo verde?

O principal e único motivo para a anulação de um recibo verde anteriormente passado consiste na falta de recebimento dos valores acordados. Não faz qualquer sentido que os trabalhadores a recibos verdes sejam tributados em sede de IRS por rendimentos que não receberam efetivamente.

A falta de recebimento não tem implicações apenas em sede de IRS mas também em sede de IVA. Quem se encontra no regime de IVA terá de entregar o valor correspondente ao Estado, valor esse que deveria ter sido a empresa cliente a pagar.

Finalmente, um recibo verde é mesmo isso. Um recibo. Se não anular o recibo verde este irá ser considerado como uma prova de pagamento. Assim, a empresa "cliente" poderá utilizá-lo como uma despesa dedutível, gerando uma injustiça ainda maior.

A economia portuguesa é conhecida pelos sucessivos atrasos no cumprimento de obrigações contratuais, o que pode ser justificado pela responsabilidade do Estado mas também pelas dificuldades económicas e financeiras de inúmeras empresas. As justificações, contudo, acabam por nos levar a um efeito de "pescadinha de rabo-na-boca".


Veja também: