As 7 melhores apps de mapas offline

Não há nada melhor para ajudar na orientação num país ou cidade desconhecida do que apps de mapas offline, para que o acesso à internet não seja um problema.

As 7 melhores apps de mapas offline
As apps de mapas offline são úteis para não depender da Internet

Saber quais são as melhores apps de mapas offline dá muito jeito, especialmente quando se está a viajar fora do país de origem e o acesso a wi-fi e a dados móveis é mais limitado.

Estas apps são ferramentas poderosas e úteis no que toca a ajudar a conhecer, percorrer e chegar a locais que não se conhece.

A taxa de roaming de dados móveis no estrangeiro pode ser elevada, por isso o melhor é ter apps de mapas offline, para que o acesso à Internet não seja um problema. Estas aplicações funcionam através do GPS do smartphone, sendo que assim se evita o uso da internet.

Orientação sem internet: 7 apps de mapas offline

1. Google Maps

AndroidFonte da imagem: Google

Um clássico da navegação, seja no computador, no telemóvel ou em qualquer outro dispositivo. É um absoluto “must” em qualquer smartphone. A versão mais atualizada desta app tem uma funcionalidade offline que é um pouco limitada, pois tem um alcance pequeno.

Para usar esta funcionalidade, selecione a barra de pesquisa, faça scroll até baixo e selecione “Make this map area available offline”. No iOS 7 aparece “Save map to use offline”. É muito indicada para conhecer a área mais pequena referente ao local onde se encontra. A app é gratuita e está disponível para Android e iOS.

2. Maps.Me

MapsFonte da imagem: Maps.Me

Esta aplicação não tem limite de países – os seus mapas cobrem todo o globo. É compatível com várias plataformas (incluindo Blackberry). Como os mapas são muitos, deve certificar-se que faz o download desta app quando tem acesso a wi-fi. A aplicação oferece também informações úteis em cada região que visita. A app é gratuita e está disponível para Android e iOS.

3. OsmAnd

MapsFonte da imagem: OsmAnd

Esta é aplicação que oferece funcionalidades offline já há muito tempo. Baseia-se nos dados OpenStreetMap, tal como a Maps.Me, sendo muito exata na identificação de locais. A sua capacidade de navegação offline é muito grande, incluindo guia por voz e pesquisa. Tem uma versão gratuita e outra paga, que limita a utilização a 10 mapas. Está disponível para iOS e Android.

4. City Maps 2 Go

MapsFonte da imagem: Ulmon

Não é uma app tão detalhada como a OsmAnd (que na verdade pode ser uma aplicação com demasiados mapas para a maioria dos utilizadores). Mas dá mais pormenores no que toca às cidades: identifica edifícios, números de porta, etc. É a melhor opção caso esteja a visitar cidades e pretenda fazer zoom no mapa. A app é gratuita e está disponível para Android e iOS.

5. Galileo Offline Maps

galileoFonte da imagem: Location Rebel

Esta aplicação surgiu primeiro para iOS, mas já tem versão Android. Os seus mapas não são tão interativos quanto os da Google Maps, sendo apenas imagens como aquelas que se encontram nos livros de mapas. O Galileo abre o mapa do continente em que o utilizador se encontra e ao fazer zoom para a área pretendida, a app vai perguntar se quer descarregar o mapa dessa zona. A app é gratuita e está disponível para Android e iOS.

6. HERE WeGo

hereFonte da imagem: One Trip at a Time

A quantidade de opções que a HERE possui é quase absurda. Para começar, vai poder ver vários centros comerciais, aeroportos e outros edifícios em 3D e descobrir logo onde está a loja que pretende. Pode também descobrir quais são os melhores restaurantes uma vez que esta app pesquisa avaliações feitas no TripAdvisor, LonelyPlanet e outros sítios.

Há opção pedestre, automóvel e até de transportes públicos. Enfim, a quantidade de oferta é imensa e as opiniões parecem ser unânimes: esta é a app mais completa. Disponível para Android e iOS.

7. Pocket Earth

Pocket EarthFonte da imagem: Pocketnavigation

A melhor amiga de um viajante. É assim que a Pocket Earth se apresenta na sua página oficial. Mas esta app entra para a lista das apps de mapas offline porquê? Porque é possível ter o mundo na palma da sua mão. Para além disso, possui guias turísticos offline e suporta a Wikivoyage, um guia turístico feito por todos para todos. E se é um aventureiro e gosta de partir à descoberta, a Pocket Earth ajuda-o se estiver perdido uma vez que guarda a sua localização GPS e tem mesmo mapas dos sítios mais inóspitos. Só para iOS.

Veja também:

Continuar a Ler
Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.