AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

10 sites para aprender a programar

Quer aprender a programar e não sabe por onde começar? Espreite estes sites onde pode dar os primeiros passos nesse mundo.

10 sites para aprender a programar
Sozinho e, muitas vezes, de forma gratuita

Apenas para adquirir mais conhecimentos e ter um hobbie ou porque quer procurar um novo desafio profissional, aprender a programar pode ser uma boa opção.

E não pense que é algo de muito difícil. No fundo é como aprender uma segunda língua.

Há muitas formas de começar e muitos sites que o ajudam a entrar no mundo da programação, com tutoriais ou mesmo com lições com professores reais que vão acompanhando a sua aprendizagem. Muitos destes sites onde pode aprender a programar ao seu ritmo são gratuitos.

Já tens as bases de programação? Também há cursos para si de nível intermédio ou mesmo difíceis.

Basta decidir que linguagem de programação quer aprender e se pretende desenvolver um jogo, uma aplicação ou um site. Depois é só procurar o que melhor se adapta a si.
 

Onde aprender a programar 


1. Codecademy

Está só em inglês mas é um dos mais usados do mundo para aprender a programar. Há vários cursos disponíveis de HTML, CSS, JavaScript, JQuery, PHP, Python e Ruby. Pode ir aprendendo por etapas e níveis de dificuldade.
 

2. Coursera

A plataforma Coursera conta com mais de 1800 cursos de 142 parceiros, entre eles universidades conceituadas e de renome. Alguns são em português, outros em inglês e há muitas opções no que toca a programação. E, o mais importante, vários são gratuitos.
 

3. Udacity

Aqui há cursos grátis de empresas líder nas suas áreas como a Google, a Amazon ou o Facebook. São de vários níveis, para iniciados, de nível intermédio e avançado. Programação é uma das áreas que pode encontrar. As aulas são sobretudo em vídeo e baseadas em exercícios práticos.
 

4. Microsoft Virtual Academy

Como o nome indica é da Microsoft e destina-se a quem queira criar produtos para o Windows. Há cursos especialmente vocacionados para principiantes que lhe vão dar os conhecimentos que precisa para avançar no mundo da programação.
 

5. MIT Open Courseware

Manuais, exames, conteúdos multimédia, trabalhos, projectos e exemplos. É tudo gratuito no MIT Open Courseware. É só escolher o curso e começar!
 

6. edX

É uma plataforma criada pela Universidade de Harvard e pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, com cursos das melhores universidades do mundo. Há cursos gratuitos, outros nem por isso. Mas pode escolher o nível do curso, a língua e área de aprendizagem.
 

7. Android Developer

É o site da Google onde qualquer um pode aceder a vídeos e tutoriais para programar para Android.
 

8. Apple Developer

À semelhança do anterior, aqui pode aprender a desenvolver software para produtos Apple. Tem acesso a código, exemplos e vídeos.
 

9. Khan Academy

Há vídeos didáticos sobre as várias etapas da programação de jogos, sites e animações. Mas há também muitos outros conteúdos.
 

10. CodePlayer

Aqui pode aprender, com exemplos práticos, como começar a programar em HTML5, CSS3 e Javascript. 

Veja também: