Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
28 Fev, 2020 - 09:03

Aprender a programar: saiba como dar os primeiros passos nesta área

Inês Silva

Quer aprender a programar e não sabe por onde começar? Continue a ler e conheça as nossas dicas para dar os primeiros passos neste mundo.

mulher com três monitores a programar

Apenas para adquirir mais conhecimentos e ter um hobbie ou porque quer procurar um novo desafio profissional, aprender a programar pode ser uma boa opção, até porque, com o avanço da tecnologia, é cada vez maior a procura de profissionais na área das tecnologias da informação.

Não pense na programação como algo de muito difícil, no fundo, é como aprender uma segunda língua. No entanto, é importante que esteja consciente de que a área da programação é uma área dinâmica, na qual novas linguagens de programação, estruturas e tecnologias estão em constante atualização.

Logo, trabalhar nesta área, exige muita paciência e vontade de aprender para aprofundar conhecimentos ou investigar novas tecnologias.

O que é programar?

Programar é codificar instruções lógicas com o objetivo de executar determinadas sequências, criando assim o que é chamado de programa ou software. Ou seja, os programadores são profissionais especializados em engenharia de software, responsáveis por fazer funcionar um sistema, aplicações e websites, ao nível do design, desenvolvimento e manutenção.

Um bom programador será capaz de resolver de forma autónoma e responsável os vários problemas das mais variadas áreas de mercado como, por exemplo, banca, indústria, comércio, e-commerce, entre outras.

Há muitas formas de começar e muitos sites que o ajudam a entrar no mundo da programação, com tutoriais ou mesmo com lições com professores reais que vão acompanhando a sua aprendizagem. Muitos destes sites onde pode aprender a programar ao seu ritmo são gratuitos.

Basta decidir que linguagem de programação quer aprender e se pretende desenvolver um jogo, uma aplicação ou um site. Depois é só procurar o que melhor se adapta a si.

Já tens as bases de programação? Também há cursos para si de nível intermédio ou mesmo difíceis. Conheça 10 sites onde poderá aprender programação.

10 SITES PARA APRENDER A PROGRAMAR

pessoa a programar
1

Codecademy

O Codecademy está só em inglês mas é um dos mais usados do mundo para aprender a programar. Há vários cursos disponíveis de HTML, CSS, JavaScript, JQuery, PHP, Python e Ruby. Pode ir aprendendo por etapas e níveis de dificuldade.

2

Coursera

A plataforma Coursera conta com mais de 1800 cursos de 142 parceiros, entre eles universidades conceituadas e de renome. Alguns são em português, outros em inglês e há muitas opções no que toca a programação. E, o mais importante, vários são gratuitos.

3

Udacity

No Udacity há cursos grátis de empresas líder nas suas áreas como a Google, a Amazon ou o Facebook. São de vários níveis, para iniciados, de nível intermédio e avançado. Programação é uma das áreas que pode encontrar. As aulas são sobretudo em vídeo e baseadas em exercícios práticos.

4

Microsoft Virtual Academy

Microsoft Virtual Academy, como o nome indica é da Microsoft e destina-se a quem queira criar produtos para o Windows. Há cursos especialmente vocacionados para principiantes que lhe vão dar os conhecimentos que precisa para avançar no mundo da programação.

5

MIT Open Courseware

Manuais, exames, conteúdos multimédia, trabalhos, projectos e exemplos. É tudo gratuito no MIT Open Courseware. É só escolher o curso e começar!

6

edX

É uma plataforma criada pela Universidade de Harvard e pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, com cursos das melhores universidades do mundo. No edX há cursos gratuitos, outros nem por isso. Mas pode escolher o nível do curso, a língua e área de aprendizagem.

7

Android Developer

Android Developer é o site da Google onde qualquer um pode aceder a vídeos e tutoriais para programar para Android.

8

Apple Developer

À semelhança do anterior, com o Apple Developer pode aprender a desenvolver software para produtos Apple. Tem acesso a código, exemplos e vídeos.

9

Khan Academy

Na Khan Academy há vídeos didáticos sobre as várias etapas da programação de jogos, sites e animações. Mas há também muitos outros conteúdos.

10

CodePlayer

No CodePlayer pode aprender, com exemplos práticos, como começar a programar em HTML5, CSS3 e Javascript.

PROGRAMADORES: ÁREAS DE TRABALHO

  • Programadores mobile: Criam aplicações para dispositivos móveis, incluindo iOS e Android e pode utilizar Java, Swift e Objective-C;
  • Full stack developers: Trabalham no front-end e back-end de uma plataforma ou site e possuem conhecimento especializado de todas as fases de desenvolvimento de software, incluindo ambiente de servidor, rede e alojamento; bancos de dados relacionais e não relacionais; interagindo com APIs; interface e experiência do utilizador; garantia da qualidade; segurança; necessidades de clientes e negócios;
  • Programadores front-end: Criam sites convertendo dados numa interface gráfica para o utilizador visualizar e interagir, usando HTML, CSS e JavaScript;
  • Programadores back-end: Criam a funcionalidade e a interatividade de um site, incluindo os elementos que permitem aos utilizadores realizar ações como efetuar login, criar uma conta e gostar de publicações. Dependendo das funções desejadas para o aplicativo, as linguagens a dominar incluem Java, Python, Ruby e PHP;
Veja também