ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
19 Mar, 2021 - 10:35

Profissões do futuro: as melhores áreas para trabalhar

Catarina Milheiro

Conheça as profissões do futuro e descubra se pode apostar em direcionar a sua carreira para um destes setores de atividade.

mapa digital de profissões do futuro

Quais são afinal as profissões do futuro? Esta é a questão com que vários profissionais se deparam ao longo da sua carreira.

A verdade é que, quando se fala em profissões do futuro, a nossa mente dirige-nos imediatamente para as áreas da medicina e das tecnologias, talvez pelo facto de estas duas áreas estarem entre as de maior crescimento na economia mundial.

No entanto, vivemos numa era onde as mudanças são constantes e rápidas. Se refletirmos sobre o assunto, no espaço de uma década foi possível observar que tanto a tecnologia como a internet, ganharam cada vez mais espaço no nosso dia a dia.

Além disso, a pandemia está a modificar totalmente o mercado de trabalho. Segundo um relatório recentemente publicado pelo Glassdoor, algumas profissões podem mesmo terminar após a COVID-19.

As profissões do futuro para apostar nos próximos tempos

As profissões do futuro são o resultado das mudanças no mercado de trabalho, avanços tecnológicos e claro, das tendências.

É importante que todos os profissionais compreendam que vivemos numa era onde as mudanças são rápidas e constantes. Por isso, é crucial que cada um faça uma pequena avaliação da sua situação no presente, para se adaptar e arranjar novas estratégias de forma adequadas aos novos tempos.

De facto, as profissões do futuro estão diretamente relacionadas com a revolução tecnológica que estamos a viver. Se há uns anos, as perspetivas eram para um futuro longínquo, agora o cenário é um pouco diferente e falamos já de um futuro próximo.

Para que não restem dúvidas, fizemos uma listagem com todas as profissões do futuro em que deve apostar nas próximas décadas.

trabalhador que acumula recibos verdes com trabalho dependente pesquisa sobre apoios
1

Data Protection Officer

Para quem não conhece, trata-se de uma carreira nova no mercado. O Data Protection Officer, ou DPO, é efetivamente uma das tendências para o mercado nos próximos 5 anos.

Tal deve-se ao facto de estarmos constantemente ligados uns aos outros através da internet e dos vários dispositivos disponíveis para o efeito e em grande parte, pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Esta profissão apareceu, inclusivamente, numa pesquisa realizada pelo PageGroup em 2020, sobre as melhores profissões em 2021.

2

Especialista em Big Data

Atualmente, o mercado está já a direcionar produtos, serviços e decisões de acordo com o perfil do consumidor. Por isso, a quantidade de dados armazenados na internet por todos os dispositivos é enorme.

Os especialistas em Big Data são já valiosos para o mercado. Afinal, sem eles não seria possível organizar e analisar esses dados e conteúdos e transformá-los em informações importantíssimas, possíveis de serem utilizadas para os mais diversos objetivos.

3

Especialista em Energias Renováveis e Alternativas

Estamos certos de que a pandemia fortaleceu as empresas focadas na saúde, bem-estar e redução de danos. Como consequência, aumentou a pesquisa e necessidade de encontrar projetos e empresas direcionadas para as energias renováveis e alternativas.

Assim, se se preocupa com o futuro do planeta e se gosta de estudar, então esta pode mesmo ser a sua área predileta.

Com a eminente extinção das energias não renováveis, torna-se fundamental existir quem pense em formas de usar energias alternativas, que, de preferência, não prejudiquem a saúde do planeta.

4

Especialistas em Saúde Mental

A área da saúde sempre foi englobada nas profissões do futuro. A verdade é que, agora mais do que nunca, existe uma crescente procura por especialistas em saúde mental, por exemplo.

Com o isolamento social, os cuidados com a saúde mental tornaram-se numa prioridade. Isto fez aumentar a procura por psiquiatras e psicólogos.

5

Gestão de Serviços Médicos e de Saúde

Em setores como estes, os gestores realizam o planeamento das atividades e direcionam ou coordenam os serviços de saúde.

Além disso, podem também administrar uma instituição na sua totalidade, bem como uma área ou departamento clínico específico. Podem, ainda, coordenar uma prática médica na modalidade de consultoria com outros profissionais de saúde.

Por isso, os gestores de serviços médicos e de saúde deverão estar bem preparados para se adaptarem às mudanças na legislação, nos regulamentos e na tecnologia de saúde.

6

Cloud Computing

Existe cada vez mais uma necessidade de garantir a segurança dos utilizadores da internet. Serviços como iCloud ou Google Drive, são ferramentas que permitem armazenar dados de uma forma privada, de fácil acesso e otimizando espaço na nuvem.

Segundo o Guia Salarial 2021 da Robert Half, o Cloud Computing é uma tendência do mercado tecnológico diretamente ligada à segurança.

7

Engenheiros de Inteligência Artificial

À medida que as empresas confirmam a eficiência e o tipo de retorno que têm da utilização de inteligência artificial em algumas funções, será cada vez mais frequente a implementação deste tipo de mecanismos.

Segundo a pesquisa da McKinsey, “State of AI”, percebe-se que 50% das organizações adotaram a inteligência artificial (IA) em pelo menos uma função.

Desta forma, é importante compreender que os engenheiros que estiverem focados neste mercado, serão cada vez mais essenciais.

8

Enfermagem

Tal como em anos anteriores, enfermeiros qualificados, com elevado grau de especialização e que trabalhem de forma independente, focados na gestão das condições de saúde das pessoas e na prevenção de doenças serão de extrema importância num futuro mais próximo do que possa imaginar.

São especializados em pacientes por tipo de população, como pediatria, adulto-gerontologia e saúde da mulher. Os profissionais de enfermagem também se podem especializar em áreas como dermatologia, saúde cardiovascular e oncologia.

9

Engenharia do Ambiente

Quando o assunto são as profissões do futuro, a área da Engenharia do Ambiente é uma área bastante importante no sentido em que permite o cruzamento interdisciplinar de áreas como a economia, sociologia, ecologia e tecnologia.

Evidentemente que o cruzamento destas áreas permite fomentar o conhecimento necessário para que seja possível existir um desenvolvimento sustentável.

10

Especialistas em Direito Digital

Já sabemos que as áreas das tecnologias e ciências vão, sem qualquer tipo de dúvida, dominar as tendências das profissões do futuro. No entanto, é cada vez mais importante a existência de advogados especializados nestes assuntos também.

Depois do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) ter sido colocado na prática, em vigor, a procura por especialistas nesta área aumentou exponencialmente. E a verdade é que, cada vez mais este tipo de profissionais vão ser necessários, quer em empresas, ou a nível pessoal.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].