Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
20 Set, 2019 - 10:20
Profissões do futuro: as melhores áreas em que vai querer trabalhar

Profissões do futuro: as melhores áreas em que vai querer trabalhar

Catarina Milheiro

Conheça as profissões do futuro e descubra se pode apostar em direcionar a sua carreira para um destes setores de atividade.

O artigo continua após o anúncio

Quais são afinal as profissões do futuro? Esta é a questão com que vários profissionais se deparam ao longo da sua carreira.

A verdade é que, quando se fala em profissões do futuro, a nossa mente dirige-nos imediatamente para as áreas da medicina e das tecnologias, talvez pelo facto de estas duas áreas estarem entre as de maior crescimento na economia mundial.

No entanto, vivemos numa era onde as mudanças são constantes e rápidas. Se refletirmos sobre o assunto, no espaço de uma década foi possível observar que tanto a tecnologia como a internet, ganharam cada vez mais espaço no nosso dia a dia.

Além disso, estas duas áreas começaram também a transformar alguns postos de trabalho que, até há uns anos, as pessoas davam por garantidos.

As profissões do futuro para apostar nas próximas décadas

As profissões do futuro são o resultado das mudanças no mercado de trabalho, avanços tecnológicos e claro, das tendências.

É importante que todos os profissionais compreendam que vivemos numa era onde as mudanças são rápidas e constantes e é, por isso, crucial que cada um faça uma pequena avaliação da sua situação no presente, para que se consiga adaptar e arranjar novas estratégias de forma a que se adeque aos novos tempos.

Assim, fizemos uma listagem com todas as profissões do futuro em que deve apostar nas próximas décadas.

homens de negócios escritório

1. Gestor e Analista de Informação

Uma das profissões do futuro na qual vai querer apostar, pode ser nesta área das tecnologias. Como sabemos, são inúmeros os modelos de negócio para a internet que têm vindo a surgir nos últimos tempos e, como consequência, surgiu uma fonte de ilimitados volumes de dados.

O artigo continua após o anúncio

Ora, para que seja possível fazer face a toda esta demanda, é necessário que se organize toda esta informação e claro, compreendê-la de forma a que os dados armazenados possam ser usados com o objetivo de crescimento das empresas.

Como pode ver, trata-se de uma profissão do futuro e bastante promissora para diversos profissionais que já estejam a atuar na área ou, então, para aqueles que pretendam adquirir novos conhecimentos.

2. Marketing Digital

Não temos qualquer tipo de dúvida que o Marketing Digital é uma das áreas do futuro, sendo que esta é uma área profissional com grande crescimento e impacto nestes últimos anos.

A relação entre o cliente e vendedor mudou completamente graças ao mundo digital e, por isso mesmo, existe hoje a possibilidade de adequarmos uma marca com conteúdos relevantes para o cliente através do conhecimento do Marketing Digital.

3. Intérprete de língua chinesa e cultura asiática

Não há dúvidas que a China tem vindo a ganhar terreno financeiro, económico e social e tudo isto, a nível global.

Hoje, são cada vez mais as transações e os negócios que implicam o contacto com o língua chinesa e com a cultura asiática e é essencial que existam cada vez mais profissionais a atuar nesta área.

Uma das competências mais valorizadas no mercado é já o facto de saber falar mandarim.

4. Engenharia do Ambiente

Quando o assunto são as profissões do futuro, a área da Engenharia do Ambiente é uma área bastante importante no sentido em que permite o cruzamento interdisciplinar de áreas como a economia, sociologia, ecologia e tecnologia.

O artigo continua após o anúncio

Evidentemente que o cruzamento destas áreas permite fomentar o conhecimento necessário para que seja possível existir um desenvolvimento sustentável.

5. Gestores de inteligência social e de novos media

A verdade é que vai ainda demorar algum tempo até que os robots sejam bons a executar tão bem como os humanos as relações interpessoais e todas as competências a elas associadas, como a inteligência social e emocional.

Os novos meios de informação compreendem diversas plataformas e interfaces que estão em constante mutação. Quer isto dizer que irão exigir novas habilidades sociais (que até à data só uma pessoa de carne e osso consegue desenvolver em pleno).

6. Especialista em energias alternativas

Se se preocupa com o futuro do planeta e se gosta de estudar, então esta pode mesmo ser a sua área predileta. Com a eminente extinção das energias não renováveis, torna-se fundamental existir quem pense em formas de usar energias alternativas, que, de preferência, não prejudiquem a saúde do planeta.

7. Profissões relacionadas com o turismo

Os negócios de turismo em Portugal têm vindo a crescer um pouco por toda a parte do país e, como consequência, é necessário a contratação de mais profissionais na área.

Falamos por exemplos de cozinheiros, animadores turísticos, gestores de atividades turísticas e guias turísticos. Por isso, se esta é a sua área aposte na especialização num destes setores para que se consiga adaptar às profissões do futuro.

8. Gestão de serviços médicos e de saúde

Em setores como estes, os gestores realizam o planeamento das atividades, direcionam ou coordenam os serviços de saúde.

Além disso, podem também administrar uma instituição na sua totalidade, bem como uma área ou departamento clínico específico, ou ainda coordenar uma prática médica na modalidade de consultoria com outros profissionais de saúde.

O artigo continua após o anúncio

Por isso mesmo, os gestores de serviços médicos e de saúde deverão estar bem preparados para se adaptarem às mudanças na legislação, nos regulamentos e na tecnologia de saúde.

9. Especialistas em criptomoedas

O mundo das criptomoedas irá assumir uma elevada importância no futuro próximo, sendo a bitcoin a rainha das moedas digitais. Nesta área é essencial que existam não só especialistas em criptomoedas como também especialistas nos aspetos legais e na segurança através de investidores ou credores.

10. Enfermagem

Enfermeiros qualificados, com elevado grau de especialização e que trabalhem de forma independente, focados na gestão das condições de saúde das pessoas e na prevenção de doenças serão de extrema importância num futuro mais próximo do que possa imaginar.

São especializados em pacientes por tipo de população, como pediatria, adulto-gerontologia e saúde da mulher. Os profissionais de enfermagem também se podem especializar em áreas como dermatologia, saúde cardiovascular e oncologia.

Veja também