Quer aprender a tocar concertina? Estes são os primeiros passos

Conheça os primeiros passos a dar se quer aprender a tocar concertina. Depois, basta determinação, persistência e muito treino.

Quer aprender a tocar concertina? Estes são os primeiros passos
Uma opção tradicional com cada vez mais entusiastas!

Os especialistas na matéria dirão que a concertina é o nome pelo qual é conhecido o acordeão diatónico (que procede segundo a sucessão natural de tons e semitons). Trata-se de um instrumento de palhetas livres, com fole, semelhante a um acordeão, com dois teclados dispostos de maneira a favorecer a formação de acordes pelo executante.

A concertina teve como precursores outros instrumentos, cujo som era produzido por palhetas, que vibravam por meio de pressão de ar. Um desses instrumentos mais primitivos foi o cheng, usado na China (2700 a.C.).

Atualmente, em Portugal, há vários métodos de ensino da concertina, dependendo da escola, do profissional ou mesmo de pessoas que foram aprendendo “por ouvido” como autodidatas.

Interessa pois conhecer alguns passos para começar a aprender a tocar concertina.

Como aprender a tocar a concertina

Os 10 primeiros passos

1. Decida onde e como quer aprender. Informe-se numa das inúmeras escolas de música em Portugal com aulas de concertina ou em associações e grupos musicais.

No entanto, se preferir aulas particulares, encontra facilmente em sites como Custo Justo e OLX e em páginas de Facebook quem o ajude a aprender a tocar concertina.

2. Escolha o tipo de concertina que quer tocar: a anglo-germânica ou a inglesa e conheça as diferenças.

3. Compre, alugue ou peça emprestada uma concertina.

4. Aprenda como se distribuem os dedos na concertina. Consulte tutoriais e blogues para saber mais.

5. Obtenha partituras de músicas fáceis e, se possível, específicas para a sua concertina.

6. Aprenda a usar os foles da concertina. Puxe-os ou empurre-os com cuidado enquanto pressiona os botões individuais do instrumento.

7. Numa fase inicial, não se preocupe em tocar acordes específicos. Tente perceber o funcionamento da concertina e veja se se adapta ao método de aprendizagem escolhido pela escola ou instrutor.

8. Aprenda algumas músicas com melodias simples e que saiba de cor. Se não puder ler partituras, pode aprender a tocar “de ouvido”.

9. Pesquise mais sobre como aprender a tocar concertina no YouTube. Há vários tutoriais de qualidade que poderão ajudar.

10. Depois, como com qualquer outro instrumento, treine muito até aprender a tocar concertina.

Veja também: