AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Dicas para atingir os objetivos profissionais

Já definiu os seus objetivos profissionais, mas não sabe como dar o primeiro passo? Conheça algumas dicas que o podem ajudar.

5 Dicas para atingir os objetivos profissionais
Identificadas as suas metas profissionais, há que trabalhar para as atingir.

Se já definiu os seus objetivos profissionais está na hora de dar os primeiros passos rumo ao sucesso.

Como? Simples. Basta que siga alguns passos fundamentais que o podem ajudar.


Contagem decrescente… para o sucesso

Alcançar os seus objetivos profissionais não é – de todo – tarefa impossível. O “truque” é que trabalhe para os atingir e que esteja pronto para ajustar tanto os objetivos como o caminho até eles.

Mas para o ajudar ficam algumas dicas.

1. Faça um plano eficaz

Ou seja, defina os seus objetivos profissionais e trace um “plano de trabalho” para os atingir. Uma boa planificação pode ajudá-lo a encontrar a direção certa, a prever potenciais obstáculos e, consequentemente, saber como ultrapassá-los. Faça uma lista com todas as metas que pretende cumprir para um determinado período de tempo. Neste plano deve incluir por exemplo, as formações que pretende/necessita de fazer, os projetos que quer cumprir ou a promoção que deseja obter.

1. Seja prático e paciente

Obstáculos no seu caminho?! Conte sempre com eles porque vão certamente aparecer. Mas, acima de tudo, não faça disso um impedimento para atingir os seus objetivos profissionais. Seja prático e tome as decisões necessárias. Com o tempo os resultados vão aparecer. Só tem que ser paciente e, claro, persistente.  Continue a trabalhar (e a trabalhar bem) e os seus esforços serão recompensados.

3. Aproveite todas as oportunidades

Não deixe passar as oportunidades que a vida lhe oferece, sejam – por exemplo – formações ou experiências de trabalho que (aparentemente) nada tenham a ver com os seus objetivos profissionais. Use essas oportunidades para aprender coisas novas e munir-se de ferramentas/competências adicionais, que podem futuramente ser-lhe úteis para se destacar.

4. Supere-se e seja sempre melhor

Os resultados que obteve hoje foram bons e deixaram-no satisfeito? Ótimo. Mas não se acomode. Pelo contrário queira sempre mais. Se foi bom hoje, amanhã trabalhe para ser melhor. O seu esforço será certamente recompensado.

5. Mantenha o equilíbrio

A ambição de atingir as metas profissionais pode “turvar” o seu discernimento. Principalmente no que concerne ao balanço entre a sua vida pessoal e profissional. É importante que tenha consciência que, apesar de ter bem definidos os seus objetivos e o rumo que quer dar à sua carreira, deve sempre balançar as duas vertentes da sua vida. E mais, que saiba tirar partido das vantagens de ter as suas metas profissionais definidas e contornar as desvantagens.


O sucesso está nas suas mãos

Não querendo cair na repetição – mas já caindo – a verdade é que o seu sucesso profissional está nas suas mãos. Se tem os seus objetivos profissionais definidos já está a meio caminho do sucesso. Agora basta que trabalhe para os atingir e não se deixe desanimar, porque (acredite) o caminho pode ser longo e duro. Mas se não for hoje, será amanhã ou depois. Tenha sempre em mente que o seu sucesso não se constrói do nada. Já diz o ditado: “Roma e Pavia não se fizeram num dia”.

Boa sorte!


Veja também: