Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
08 Jan, 2015 - 09:20
5 Dicas para atingir os objetivos profissionais

5 Dicas para atingir os objetivos profissionais

Júlia de Sousa

Já definiu os seus objetivos profissionais, mas não sabe como dar o primeiro passo? Conheça algumas dicas que o podem ajudar.

O artigo continua após o anúncio
Se já definiu os seus objetivos profissionais está na hora de dar os primeiros passos rumo ao sucesso.
Como? Simples. Basta que siga alguns passos fundamentais que o podem ajudar.

Contagem decrescente… para o sucesso

Alcançar os seus objetivos profissionais não é – de todo – tarefa impossível. O “truque” é que trabalhe para os atingir e que esteja pronto para ajustar tanto os objetivos como o caminho até eles.
Mas para o ajudar ficam algumas dicas.

1. Faça um plano eficaz

Ou seja, defina os seus objetivos profissionais e trace um “plano de trabalho” para os atingir. Uma boa planificação pode ajudá-lo a encontrar a direção certa, a prever potenciais obstáculos e, consequentemente, saber como ultrapassá-los. Faça uma lista com todas as metas que pretende cumprir para um determinado período de tempo. Neste plano deve incluir por exemplo, as formações que pretende/necessita de fazer, os projetos que quer cumprir ou a promoção que deseja obter.

1. Seja prático e paciente

Obstáculos no seu caminho?! Conte sempre com eles porque vão certamente aparecer. Mas, acima de tudo, não faça disso um impedimento para atingir os seus objetivos profissionais. Seja prático e tome as decisões necessárias. Com o tempo os resultados vão aparecer. Só tem que ser paciente e, claro, persistente.  Continue a trabalhar (e a trabalhar bem) e os seus esforços serão recompensados.

3. Aproveite todas as oportunidades

Não deixe passar as oportunidades que a vida lhe oferece, sejam – por exemplo – formações ou experiências de trabalho que (aparentemente) nada tenham a ver com os seus objetivos profissionais. Use essas oportunidades para aprender coisas novas e munir-se de ferramentas/competências adicionais, que podem futuramente ser-lhe úteis para se destacar.

4. Supere-se e seja sempre melhor

Os resultados que obteve hoje foram bons e deixaram-no satisfeito? Ótimo. Mas não se acomode. Pelo contrário queira sempre mais. Se foi bom hoje, amanhã trabalhe para ser melhor. O seu esforço será certamente recompensado.

5. Mantenha o equilíbrio

A ambição de atingir as metas profissionais pode “turvar” o seu discernimento. Principalmente no que concerne ao balanço entre a sua vida pessoal e profissional. É importante que tenha consciência que, apesar de ter bem definidos os seus objetivos e o rumo que quer dar à sua carreira, deve sempre balançar as duas vertentes da sua vida. E mais, que saiba tirar partido das vantagens de ter as suas metas profissionais definidas e contornar as desvantagens.

O sucesso está nas suas mãos

Não querendo cair na repetição – mas já caindo – a verdade é que o seu sucesso profissional está nas suas mãos. Se tem os seus objetivos profissionais definidos já está a meio caminho do sucesso. Agora basta que trabalhe para os atingir e não se deixe desanimar, porque (acredite) o caminho pode ser longo e duro. Mas se não for hoje, será amanhã ou depois. Tenha sempre em mente que o seu sucesso não se constrói do nada. Já diz o ditado: “Roma e Pavia não se fizeram num dia”.
Boa sorte!

Veja também: