ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Reis
Catarina Reis
17 Jan, 2022 - 09:55

9 dicas para atingir os objetivos profissionais

Catarina Reis

Descubra como atingir os objetivos profissionais é importante para que a sua carreira levante voo, rumo ao sucesso.

atingir os objetivos profissionais

Atingir os objetivos profissionais está ao seu alcance de qualquer pessoa, desde que trabalhe para os atingir e que esteja pronto para ajustar tanto os objetivos como o caminho até eles.

É importante criar objetivos, pois estes assumem-se como uma estrutura para o sucesso. Além disso, muitos empregadores valorizam quando os trabalhadores têm um historial de definição e realização de objetivos, já que isso mostra foco e orientação para alcançar objetivos. 

Pode ainda ser um ponto decisivo para um empregador querer contratar um trabalhador, ou desejar efetuar uma promoção dentro da empresa.

Atingir os objetivos profissionais em 9 passos

Para o ajudar neste percurso, deixamos algumas dicas a seguir. Simples, mas eficazes. Tome nota.

planear objetivos profissionais
1

Trace um plano eficaz

Ou seja, defina os seus objetivos profissionais e trace um “plano de trabalho” para os atingir. Uma boa planificação pode ajudá-lo a encontrar a direção certa, a prever potenciais obstáculos e, consequentemente, saber como ultrapassá-los. 

Faça uma lista com todas as metas que pretende cumprir para um determinado período de tempo. Neste plano deve incluir por exemplo os projetos que quer cumprir ou a promoção que deseja obter. Não descurar fazer uma distinção clara entre os planos de curto, médio e longo prazo também ajuda a organizar as suas ideias.

2

Seja prático e paciente

Obstáculos no seu caminho?! Conte sempre com eles porque vão certamente aparecer. Mas, acima de tudo, não faça disso um impedimento para atingir os seus objetivos profissionais. Seja prático e tome as decisões necessárias. Com o tempo os resultados vão aparecer. Só tem que ser paciente e, claro, persistente. Continue a trabalhar (e a trabalhar bem) e os seus esforços serão recompensados.

3

Aproveite todas as oportunidades

Não deixe passar as oportunidades que a vida lhe oferece, sejam – por exemplo – formações ou experiências de trabalho que (aparentemente) nada tenham a ver com os seus objetivos profissionais. Use essas oportunidades para aprender coisas novas e munir-se de ferramentas/competências adicionais, que podem futuramente ser-lhe úteis para se destacar.

4

Supere-se e seja sempre melhor

Os resultados que obteve hoje foram bons e deixaram-no satisfeito? Ótimo. Mas não se acomode. Pelo contrário, queira sempre mais. Se foi bom hoje, amanhã trabalhe para ser melhor. O seu esforço será certamente recompensado.

5

Mantenha o equilíbrio

A ambição de atingir as metas profissionais pode “turvar” o seu discernimento. Principalmente no que concerne ao balanço entre a sua vida pessoal e profissional. É importante que tenha consciência que, apesar de ter bem definidos os seus objetivos e o rumo que quer dar à sua carreira, deve sempre balançar as duas vertentes da sua vida. E mais: que saiba tirar partido das vantagens de ter as suas metas profissionais definidas e contornar as desvantagens.

6

Definir uma data de início e fim

Definir uma linha temporal para atingir cada objetivo pode ajudá-lo a manter-se motivado e a não resvalar nos prazos. Antes de estabelecer uma data de conclusão do objetivo, investigue todos os passos que tem que dar e preveja potenciais obstáculos que possa encontrar ao longo do caminho. 

7

Não pare de investir na sua formação

Pensar que já sabe tudo o que necessita para ser bem sucedido até ao final da sua carreira poderá ser um erro crasso. O mundo evolui a grande velocidade, e o que é infalível hoje poderá deixar de o ser amanhã, por isso não deixe de obter mais e novos conhecimentos. Tire um curso de vez em quando, esteja atento às novas tendências de mercado da sua área profissional e tente antever quais serão as competências que lhe poderão vir a fazer falta no futuro.

8

Reavalie e avalie os seus objetivos de vez em quando

É essencial reexaminar os seus objetivos de maneira contínua. Se após um determinado tempo certos modos de operar não estão a dar frutos, talvez seja altura de fazer ajustes, quer nos objetivos em si, ou no modo de atuarmos para os alcançar. 

9

Convoque terceiros para o ajudar a atingir os seus objetivos

Olhe à sua volta, e repare que provavelmente este não precisa ser um processo solitário. 

Convide outras pessoas para apoiá-lo na realização dos seus objetivos, desde família, amigos e colegas de trabalho – e pense neles como recursos que poderão ajudá-lo a atingir os seus objetivos, independentemente se o seu papel é encorajá-lo ou trazer-lhe novas competências.

10

O sucesso está nas suas mãos

Não querendo cair na repetição – mas já caindo – a verdade é que o seu sucesso profissional está nas suas mãos. Se tem os seus objetivos profissionais definidos já está a meio caminho do sucesso. Agora basta que trabalhe para os atingir e não se deixe desanimar, porque (acredite) o caminho pode ser longo e duro. Mas se não for hoje, será amanhã ou depois. Tenha sempre em mente que o seu sucesso não se constrói do nada. Já diz o ditado: “Roma e Pavia não se fizeram num dia”.

Boa sorte!

Veja também