O que fazer quando o carro entra em autocombustão

Sabe o que é a autocombustão e o que fazer caso tenha de lidar com a mesma? Este conhecimento pode vir a poupar-lhe muito dinheiro.

O que fazer quando o carro entra em autocombustão
Manter a calma e imobilizar o carro

É raro acontecer, mas por vezes um motor diesel pode entrar em autocombustão, o que significa que o carro começa a acelerar sozinho descontroladamente enquanto deita fumo. Por norma, este fenómeno deve-se a uma falha mecânica, que faz com que o carro queime óleo como se fosse gasóleo.

O que fazer quando o carro entra em autocombustão?

Quando isto acontece, a reação imediata do condutor é desligar o carro, mas isto nada resolve. A autocombustão acaba quando o motor vai ao ar, ou quando o carro já não tiver mais óleo. No final, sobra um avultado custo de reparação com que não vai querer ter de lidar. A boa notícia é que há algo a fazer.

Se o seu carro entrar em autocombustão, a primeira coisa a fazer é manter a calma. Desligar o carro não vai funcionar, pois a queima de combustível em motores diesel não depende da ignição, ao contrário dos motores a gasolina.

O melhor a fazer é parar o carro e engrenar a mudança mais alta possível. Puxar o travão de mão, travar e soltar de uma só vez o pedal da embraiagem – fazê-lo gradualmente pode não resultar.

E se tiver um carro automático?

O método acima pode acabar com a autocombustão, mas, logicamente, apenas resulta em carros com caixa manual. No caso de ter um carro automático, vai ser preciso cortar o fornecimento de oxigénio ao motor, de modo a fazer com que a combustão não seja possível.

Para fazer isto será necessário tapar a admissão, ou com um pano, ou com qualquer outro objeto do mesmo género que faça o trabalho. Se possível, deve utilizar o extintor de CO2, pois este será mais eficiente a fazê-lo.

Depois de resolver a situação

Se conseguir parar a autocombustão, não volte a ligar o motor. Caso o carro esteja num local onde bloqueia o trânsito, tente empurrá-lo para um local onde não o faça, sinalize avaria,  telefone para a assistência em viagem ou diretamente para o reboque.

Se conseguiu lidar com a situação, ainda deve ter de mudar o turbo. Esta componente é cara, mas caso não tivesse feito nada podia ter de adquirir um motor completo.

A melhor forma de evitar uma situação destas é através da manutenção: deve cuidar bem do seu carro e certificar-se de que este é visto por especialistas de vez em quando. Apesar de ir gastando algum dinheiro na manutenção, poupa a longo prazo por não ter de fazer reparações com custos exorbitantes.

Ver também: