Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
23 Jul, 2019 - 17:42
O que fazer quando o carro entra em autocombustão

O que fazer quando o carro entra em autocombustão

Valdemar Jorge

Sabe o que é a autocombustão e o que fazer caso tenha de lidar com a mesma? Este conhecimento pode vir a poupar-lhe muito dinheiro.

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Quem circula na estrada tem de estar preparado para enfrentar problemas da mais diversa ordem. Desde um pequeno toque, até um atropelamento ou um inesperado problema mecânico como a entrada do motor em processo de autocombustão. Não se assuste. Não entre em pânico. Reaja com calma e avaliando a situação.

A autocombustão não afeta automóveis com motor de combustão a gasolina. Só os diesel são propensos a este problema, que é raro, mas pode acontecer. A verdade é que se não for resolvido rapidamente o proprietário vê-se perante uma situação que pode levar à falência do motor e a um grande prejuízo. A solução em casos muito graves passa pela substituição do propulsor.

Os motores mais propensos a este tipo de problema são os diesel equipados com turbo.

Mas, antes de explicarmos o que é que pode fazer se enfrentar uma situação desta natureza vamos saber porque é que um motor diesel entra em processo de autocombustão.
Segundo especialistas a combustão num motor diesel é diferente da realizada num motor a gasolina. Explicamos porquê:

  • O motor a diesel possui estrutura diferente da dos motores a gasolina (ou ciclo Otto);
  • No motor a gasolina o combustível é misturado com ar na câmara de compressão. Ambos são detonados com uma centelha. Deste modo origina-se a energia;
  • No motor a diesel o ar é comprimido e aquecido dentro da câmara. O combustível é injetado sobre este que entra em combustão. Neste motor não existe centelha durante o processo de combustão.

Devido a esta ação o motor a combustão diesel é propenso a desenvolver um processo de autocombustão que quando ativo não adianta desligar a ignição pois o motor continua em funcionamento e aceleração. Como se estiversse “desgovernado”. No entanto, o acelerador não tem influência no processo uma vez que o motor, neste caso entra em funcionamento autónomo.

O que faz com que o motor entre em processo de autocombustão

autocombustao

Nenhum motor a diesel entra em autocombustão do “nada”. Tem ou têm de existir conjugação de um ou mais fatores para que tal suceda.

  • A autocombustão é um processo de aceleração involuntária do motor. O que controla este funcionamento é a entrada de ar;
  • O que proporciona a atividade é a entrada anormal de combustível (mais do que é necessário).

Deste modo, uma de duas coisas acontece para que o processo se desencadeie:

  • O motor apresenta mau funcionamento e envia mais diesel para a câmara de combustão, ou;
  • O motor passa a queimar o óleo lubrificante como combustível. Este é o caso mais comum de autocombustão.

Outro tipo de falhas pode acontecer como:

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  • Óleo lubrificante passar pelo turbo;
  • Existir falha na válvula PCV que reduz a emissão de poluentes, levando gás do cárter de volta à admissão;
  • Utilização de combustível de qualidade inferior;
  • Condução agressiva;
  • Deficiente manutenção do nível do óleo lubrificante;
  • Não substituição do filtro de ar. Este quando saturado pode levar à passagem de óleo pelo sistema;
  • Utilizador dá uma acelaradela antes de desligar o automóvel. Este hábito causa danos no turbo e facilita a entrada de óleo no sistema.

O que fazer para evitar que o motor entre em autocombustão

Como esta é uma situação que, como já dissemos, embora seja rara pode acontecer. O que pode um condutor fazer para a evitar:

  • Realizar uma manutenção correta e dentro dos parâmetros emanados pelas diferentes marcas, nomeadamente fazendo a troca de filtro de ar e verificando após reposição o correto nível do óleo;
  • A espaços verificar o nível do óleo. Se a perda for superior a 0,8 litros por cada mil quilómetros deve contactar um concessionário;
  • Colocação de combustível de qualidade;
  • Nas revisões proceder à verificação do turbocompressor. Se o sistema indiciar presença de óleo é sinal de que algo está errado;
  • Se durante a condução permanecer por períodos de tempo (exemplo: 15 minutos) parado, ou em andamento lento, deverá fazer uma aceleração.

O que deve fazer se se confrontar com processo de autocombustão do motor

Deve ter presente que, se se deparar com uma situação de autocombustão do motor da sua viatura, poderá ferir-se durante o processo de resolução, e que deve procurar um local seguro para esperar por ajuda/socorro.

Em situações mais severas pode acontecer que peças do motor se deteriorem ou partam podendo causar ferimentos. E tudo pode acontecer em poucos minutos.
Despoletada a situação de autocombustão o facto de desligar o motor, primeira ação que o condutor executará por instinto, não vai resolver o problema. Este vai continuar em processo de aceleração e emissão de fumo, muito fumo.

Um dos processos que os técnicos avançam para desligar o motor é, no caso das viaturas com caixa de velocidades manual, acionar o travão de mão; travar a fundo no pedal respetivo, e engatar a relação de caixa mais alta. Após isto soltar a embraiagem para tentar que o motor afogue.
Se este procedimento resultar ouvirá um forte barulho. Serão infligidos danos no motor, mas sempre menores do que resultará do processo de autocombustão.

Para os casos das viaturas que utilizam caixa automática o processo é não tão fácil. O condutor deve, no entanto, proceder ao travamento das rodas da viatura, com um calço; colocar a caixa de velocidades em D (Drive) e tentar acelerar. Embora pareça um contrassenso este processo é um meio de desativação do efeito da embraiagem, sendo semelhante ao engatar do motor num automóvel com caixa manual. No entanto, este processo, nem sempre tem o êxito esperado.

Existe um outro processo que os entendidos em mecânica explicam, mas que deverá ser aplicado apenas por quem domina ou tem bons conhecimentos de mecânica. Existe uma forma de interromper o fornecimento de ar ao sistema, fazendo com que o motor deixe de funcionar: tapar a admissão de ar. Para efetuar este procedimento deverá ser usado um pano grosso ou material plástico, para evitar a passagem de ar, ou se tiver um extintor no automóvel, utilize-o em direção à admissão pois o fluxo irá cortar o fornecimento de ar ao motor fazendo que este acabe por parar.

Após conseguir que o motor pare e, dessa forma, que o processo de autocombustão se extinga não volte a colocar o motor em funcionamento Deverá retirar a viatura da via, se for o caso, ou assinalar a avaria e solicitar a presença de reboque através da assistência em viajem da respetiva companhia de seguros.

Concluído todo este difícil processo começa um outro que poderá também não ser fácil e que se apresenta com duas variáveis:

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  • Sucesso na forma de parar a autocombustão reflete-se na poupança de muito dinheiro na recuperação do motor;
  • Se o processo provocou sérios danos no motor, em última análise, só restará a compra de novo propulsor, onerando a resolução da situação.

Por isso reitera-se a necessidade de proceder a manutenção cuidada dos órgãos mecânicos do automóvel, se possível em concessionário da marca ou especializado, evitando que tenha de passar por um processo que, no final, pode resultar numa grande dor de cabeça… e não só.

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