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Truques para combater a azia na gravidez

A azia na gravidez é muito comum. Existem várias técnicas que pode usar para a eliminar ou, pelo menos, para a diminuir substancialmente.

Truques para combater a azia na gravidez
Veja aqui todas as dicas para diminuir a azia durante a gravidez

É de notar que a azia na gravidez é muito comum, mesmo em mulheres que nunca sofreram de azia até então. É principalmente causada por mudanças hormonais e corporais na mulher. O espaço que o útero ocupa é cada vez maior e o estômago e o intestino ficam pressionados, logo a digestão vai ficando cada vez mais lenta e difícil. Como se formam gases e como o estômago está pressionado, a comida tem tendência a voltar para o esófago, criando a sensação de ardor. 

As mudanças hormonais, principalmente o aumento da progesterona, causa o relaxamento da válvula que separa o estômago do esôfago. Logo há a possibilidade de os ácidos do estômago subirem de novo para o esófago, criando a sensação de ardência e de mau estar.


O que fazer para diminuir a azia na gravidez? 


Hábitos alimentares

  • Eliminar alimentos pesados como, por exemplo, com muitos condimentos, muito ácidos, etc., principalmente à noite antes de dormir.
  • Evitar também chocolate, citrinos, tomate, vinagre e bebidas alcoólicas e gaseificadas que não facilitam a digestão.
  • Deve fazer várias refeições pequenas e mais frequentes ao longo do dia. Para assim não sobrecarregar o estômago com muitos alimentos ao mesmo tempo.
  • Deve sempre comer muito devagar mastigando bem os alimentos. Pode, por exemplo, ir pousando os talheres ao longo da refeição.
  • Não beba muitos líquidos durante as refeições para que o volume estomacal não seja muito elevado. 



Outras medidas 

  • Procure elevar a cabeceira da cama usando almofadas e travesseiros. Dormir numa posição com a cabeça mais levantada ajuda a manter os ácidos no estômago.
  • Procure utilizar roupas largas e confortáveis que não apertem a zona da cintura e do estômago. 
  • Tente manter-se afastada de fatores possíveis de lhe causar stress.



Durante as crises de azia 

  • Pode experimentar comer um iogurte natural. Este ajuda a reduzir a sensação de ardor no estomago. Pode comer algumas colheres de iogurte a seguir à refeição ou sempre que sinta desconforto. 
  • Se não gostar de iogurtes, pode experimentar os gelados feitos à base iogurte.
  • Um fruto como a papaia é excelente na azia pois contém enzimas que acalmam o estomago, melhorando a digestão. É uma opção a experimentar.
  • Se as crises de azia forem muito frequentes e, mesmo aplicando estas medidas sugeridas para controlar o problema, não se sentir bem, deve consultar um médico. O médico poderá aconselhar o uso de uma medicação que seja eficiente no controlo e alívio dos sintomas da azia. Existem várias opções no mercado.

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Raquel Pacheco Neves Raquel Pacheco Neves

Farmacêutica, Raquel Pacheco Neves é especialista na prevenção e no tratamento das mais variadas patologias, no que à farmacologia diz respeito. Com uma paixão especial pela puericultura, a promoção da saúde tem sido, desde sempre, o seu principal objectivo profissional.
O seu mais recente projeto é o portal Bébéu.