Há um bairro em Las Palmas que é património mundial da UNESCO

Na cidade de Las Palmas, nas Canárias, o bairro de Vegueta apaixona locais e turistas com a sua história e marcas tão presentes de um passado bem distante.

Há um bairro em Las Palmas que é património mundial da UNESCO
Vegueta: onde começou a Gran Canaria

Em Las Palmas, um bairro é património mundial da UNESCO: Vegueta. Foi lá que, em 1478, nasceu a ilha Gran Canaria. Em cada canto das ruas de Vegueta respira-se história, tradição e passado, lado a lado com milhares de turistas que procuram descobrir este bairro que foi declarado, em 1990, como património da humanidade.

Vegueta é considerado o coração da Gran Canaria, o local da fundação desta ilha. Naquele tempo, depois da invasão pelas tropas espanholas, para orientar os navios a bom porto, foram plantadas três enormes palmeiras e assim nasceu o nome da cidade: Real de Las Tres Palmas de Gran Canaria. Foi junto ao Barranco del Guiniguada, em Vegueta, que as mesmas tropas levantaram o seu acampamento.

7 motivos para conhecer o bairro histórico de Vegueta

As marcas do passado ainda estão bem visíveis por todo o bairro Vegueta, seja na traça dos seus edifícios, nos muitos monumentos históricos ou nas igrejas centenárias. Passear por Vegueta leva-nos numa viagem de séculos, ao tempo em que os colonos espanhóis conquistaram a ilha. Esta presença tão marcada de um tempo tão antigo, valeu-lhe o a distinção da UNESCO.

Catedral de Santa Ana

catedral santa ana vegueta las palmas

É em Vegueta que estão alguns dos monumentos históricos mais importantes de Las Palmas, como é o caso da Catedral de Santa Ana, cujas obras começaram em 1500. Com um estilo exterior neoclássico, as colunas do interior de estilo gótico, simulam as palmeiras que os espanhóis encontraram quando chegaram à ilha.

Patio de los Naranjos

O Patio de los Naranjos é um dos poucos claustros de madeira de Espanha. Um pátio rodeado de galerias no interior da Catedral de Santa Ana. No Patio de los Naranjos, é possível ver, a partir das torres e do museu de arte sacra, todo o Bairro de Vegueta. Vale a pena a visita nem que seja só para admirar o bairro.

Plaza de Santa Ana

plaza santa ana vegueta las palmas

Um dos lugares mais frequentados por locais e turistas é a Plaza de Santa Ana. É aqui que estão alguns dos edifícios mais importantes da cidade, que lhe valeram a atribuição de património mundial da UNESCO. Aqui, além da Catedral e do Patio de los Naranhos, pode ainda conhecer o Ayuntamiento, o Archivo Histórico Provincial, o Palacio Episcopal e a Casa Regental.

Plaza del Espíritu Santo

Se subir a Calle Castillo chega à Plaza del Espíritu Santo. Nesta parte do bairro Vegueta, especialmente nas Calle Castillo e Calle Doctor Chil, existem vários edifícios neoclássicos que acentuam a imponência do bairro. Ainda nas redondezas pode admirar o Hospital San Martín, um magnífico edifício neoclássico, construído no final do século XVIII que atualmente é um importante centro cultural.

Conheça os programas de férias da TopAtlântico para Las Palmas. Saber mais >>

Calle de Los Balcones

vegueta las palmas

Localizada no centro da cidade velha, o núcleo de fundação da ilha, é uma das ruas com mais história de Las Palmas. Os seus ediíicios representam a arquitetura nas ilhas Canárias, do século XVI ao século XIX, que hoje ainda se mantêm idênticos ao passado. Com os seus balcões coloridos, esta é uma das ruas mais bonitas da cidade. Não deixe de admirar a Casa Mendoza (Balcones, 15) e a Casa Móxica (Balcones, 9), nesta última, visite o Centro Atlántico de Arte Moderno.

Plaza de Santo Domingo

Com edifícios de um valor patrimonial inestimável, a Plaza de Santo Domingo está rodeada de casas de onde se destaca a Iglesia de Santo Domingo de Guzmán, um templo imponente de traça barroca e mudéjar (um estilo arquitectónico apenas existente na Península Ibérica em construções dos séculos XII e XVI, que incorpora influências muçulmanas). Visite ainda o Museu Canario, que inclui uma exposição sobre os colonos da ilha.

Plaza del Pilar Seco

casa de colon vegueta las palmas

Nas costas da Catedral de Santa Ana está a Plaza del Pilar Seco de onde se destaca a Casa de Colón. Um edifício com uma fachada lindíssima, hoje é um museu sobre a história das ilhas Canárias e as suas relações com a América. São treze salas de uma coleção que incluiu cartografia, instrumentos navais e até uma réplica da cabine de uma caravela do século XV. Mais adiante, não deixe de ver a Ermita de San Antonio Abad.

Iglesia de San Francisco de Borja

Não pode deixar o bairro de Vegueta, sem conhecer a Iglesia de San Francisco de Borja, uma das mais importantes obras da arquitetura barroca das Canárias. Esta igreja é um dos poucos edifícios cuja fachada  foi construída apenas com pedra. As suas colunas salomónicas (contornadas em espiral) recebem os visitantes e encaminham para o interior de abóbadas e arcos em pedra decorada, o retábulo barroco e a magnífica cúpula repleta de pinturas.

Descubra o bairro Vegueta, em las Palmas, com a TopAtlântico. Ver preços

Veja também: