Os bairros mais caros de Lisboa

Lisboa é considerada uma das melhores cidades não só para visitar, mas também para viver. Se quer investir na capital, saiba quais os bairros mais caros de Lisboa.

Os bairros mais caros de Lisboa
Lisboa está na moda. E não é só para os turistas

Como em todas as cidades, os bairros de Lisboa são feitos das pessoas que os habitam, das histórias que neles se construíram, da arquitetura, da toponímia, da cultura e do crescimento a eles imputado. Conhecer os bairros de Lisboa é perceber também que a qualidade de vida difere de bairro para bairro, contribuindo para isso inúmeros fatores que podem fazer toda a diferença.
 
Também o preço por metro quadrado em cada zona da cidade tem vindo a alterar-se ao longo dos anos. Há zonas que saem de moda, outras que caem no goto e tudo isso contribuiu inevitavelmente para uma oscilação dos preços.
 
Se quer viver na capital, é importante que saiba quais os bairros mais caros de Lisboa atualmente. Um estudo feito pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield referente a 2014, ajuda-nos a perceber em que zonas de Lisboa está o metro quadrado mais caro.
 

Os bairros mais caros de Lisboa

 

1. Parque das Nações

A Expo'98 teve um marco fulcral na expansão da cidade de Lisboa para a zona norte. Se há 20 anos esta zona é puramente fabril, hoje em dia nasceu uma nova “cidade” conhecida por Parque das Nações. Este é, atualmente, o bairro mais caro de Lisboa, sendo que o preço por metro quadrado pode chegar aos 3625 euros. O fato de, no Parque das Nações, só existirem imóveis muito recentes pode também ajudar a justificar o preço elevado praticado nesta zona da cidade.
 

2. Lapa, Estrela e Santos

Lapa, Estrela e Santos são três dos bairros mais históricos da capital e são, conjuntamente, os segundos bairros mais caros de Lisboa. Isto porque nesta zona (maioritariamente na Lapa), há uma grande concentração de palacetes antigos que foram recuperados e postos novamente no mercado a preços muito superiores à média de mercado.
 
Atualmente, o preço médio por metro quadrado nestas zonas da cidade chega aos 3562 euros.
 

3. Alvalade

Enquadrado na zona das Avenidas Novas, o bairro de Alvalade há muito que é considerado um dos bairros mais caros de Lisboa, destacando, por exemplo, as freguesias de Nossa Senhora de Fátima ou São João de Brito.
 
Alvalade é um bairro que concentra muitas moradias e apartamentos de grandes dimensões e qualidade, o que se traduz num preço médio por metro quadrado que ronda os 3532 euros.
 

4. Chiado

Se a maioria das pessoas acha que o Chiado é a zona mais cara de Lisboa, desengane-se. O bairro do Chiado tem um preço médio por metro quadrado de 3529 euros, um valor que o coloca abaixo dos bairros mencionados anteriormente.
 
Apesar de ser uma zona cara, o posicionamento do Chiado justifica-se pelo fato de ser um bairro que detém 14 pequenas freguesias com um regime habitacional muito distinto. Se por um lado existem palacetes e casas de luxo ou reabilitações caras, por outro lado também existem prédios devolutos com preços abaixo do valor de mercado, o que acaba por diminuir a média por metro quadrado.
 
 
Veja também: