Barcelona: tudo sobre o bairro Sarrià-Sant Gervasi

Em Barcelona, aconselhamos a que dedique algum tempo a Sarrià-Sant Gervasi, um bairro clássico e elegante nos limites da cidade. Uma pausa no bulício catalão.

Barcelona: tudo sobre o bairro Sarrià-Sant Gervasi
Sarrià-Sant Gervasi: tesouros nas alturas

Barcelona é muito mais do que o Eixample, o Bairro Gótico e Barceloneta. Há muitos outros bairros que vale a pena conhecer, como é o caso de Sarrià-Sant Gervasi, um dos maiores bairros da capital catalã, mas, curiosamente, um dos menos conhecidos. Localizado na zona noroeste da cidade, está a menos de quinze minutos de metro da Praça da Catalunha, ponto nevrálgico do centro barcelonês.

Edifícios clássicos, lojas encantadoras, pessoas elegantes: esta é uma Barcelona coquette, familiar e tranquila, mas nem por isso menos interessante. Afinal, é aqui que estão as mais deliciosas e irresistíveis patatas bravas e as vistas mais desafogadas da cidade. Para saídas à noite com glamour e exclusividade, este é também o bairro certo.

O que ver e fazer em Sarrià-Sant Gervasi, Barcelona

Visitar o Mosteiro Pedralbes

monasterio pedralbes barcelona

El Real Monasterio de Santa María de Pedralbes foi fundado em 1327 e só recentemente deixou de estar habitado por monjas clarissas. A sua arquitetura gótica tem elevado valor histórico e vale a pena sentir a calma e a natureza envolvente.

Passeie pelos imponentes claustros e pelo bonito jardim, e visite as divisões onde se desenrolava até há bem pouco tempo a vida da comunidade religiosa, como a capela, a cozinha, a sala capitular e o dormitório, hoje convertido em museu.

Comer Patatas Bravas

patatas bravas barcelona

São das tapas mais conhecidas e comidas em toda a Espanha e apesar de parecerem um prato muito simples – batatas fritas grossas servidas num molho de tomate com um pouco de maionese de alho por cima – há sérias discussões sobre onde comer as melhores e qual a receita mais tradicional.

Em Barcelona, é opinião geral que as melhores  bravas estão em Sarrià-Sant Gervasi e se há um local onde é obrigatório prová-las é no Bar Tomás, situado no coração do bairro, na Calle Mayor.

Divertir-se no Parque de Atrações de Tibidabo

parque diversoes tibidabo barcelona

Romântico, divertido, popular: é assim mesclado o ambiente do parque de diversões de Tibidabo. Aqui, não são só os carrosséis, a montanha-russa e a roda gigante que tiram o fôlego aos visitantes: a vista sobre Barcelona também. E para que a emoção comece mais cedo, aconselhamos a que aceda ao parque via funicular.

Se viu o filme Vicky Cristina Barcelona, relembramos que há algumas cenas passadas aqui. Um dos aspetos mais curiosos desta ‘feira popular’ é a sua provecta idade: o parque abriu as suas portas há mais de 100 anos e ainda conta com alguns divertimentos desse tempo. Ao lado do parque, não deixe de visitar o Temple Expiatori del Sagrat Cor, igreja inspirada na Sacré-Coeur de Paris.

Explorar o Parque Natural Collserola

parque collserola barcelona

Mesmo que não seja fã do trekking, do running ou da bicicleta, vai gostar de explorar este parque natural, considerado o maior parque natural metropolitano do mundo. É incrível estar no meio da natureza luxuriante oferecida pela serra de Collserola e pensar que o típico bulício do centro de Barcelona está apenas a 20 minutos de carro de distância.

Destaque para a carretera de les Aigües, ao longo da qual poderá fazer uma relaxante caminhada. No total, são cerca de 8000 hectares de biodiversidade protegida, pontuados por miradouros, pequenas aldeias e até vestígios pré-históricos.

Passear pelas ruas e apreciar as casas da Avenida Tibidabo

sarria sant gervasi

Por fim, deixe-se encantar com a atmosfera requintada do bairro. Não é à toa que os preços imobiliários de Sarrià-Saint Gervasi são dos mais elevados de Barcelona. Muito procurado por pessoas e famílias com um elevado nível sócio-económico, isso reflete-se em muitas das lojas, onde o clássico se funde com o trendy. Há quem diga que aqui estão as melhores confeitarias da cidade, como é o caso da Pastelería Foix.

Para delicioso pão artesanal ou aclamados croissants de chocolate, passe na L’Obrador. Depois, saboreie-os numa das muitas praças e jardins do centro do bairro. Não se vá embora sem percorrer a Avenida Tibidabo, com as suas vivendas modernistas. Nestes exemplos vivos da forte e duradoura marca de Barcelona na arquitetura internacional inclui-se a Torre Bellsguard, mais conhecida por Casa Figuera, de Gaudí.

Onde comer em Sarrià-Sant Gervasi

Onde dormir

Veja também: