Beijar quando está constipado? Claro que sim!

Uma boa dose de amor ajuda a curar até a gripe. Temos boas notícias: beijar quando está constipado já não é “proibido”. Saiba porquê.

Beijar quando está constipado? Claro que sim!
Especialistas dizem que o risco de contágio pelo beijo é muito baixo

O nariz está completamente entupido, a tosse não o deixa dormir e os lenços de papel são a sua companhia diária? As gripes e constipações são muito frequentes e podem mesmo deixá-lo de “rastos”, mas já se sabe: nestas alturas, o importante é recuperar o mais depressa possível e evitar contágios a outros elementos da família.

Assim sendo, o contacto físico, principalmente os beijos, devem ser evitados. Certo? Errado. Temos boas notícias: de acordo com os especialistas beijar quando está constipado não significa que, invariavelmente, vai passar o vírus responsável pela constipação à outra pessoa.

Nós explicamos

Vamos por partes: sabemos que o vírus da constipação se multiplica no muco do nariz e acaba por se disseminar para a garganta e para as vias respiratórias (em casos de gripe, esta é a razão  pela qual é comum os estados gripais serem associados a otites, sinusites, pneumonias e, até mesmo, bronquites). Por isso, o risco de contágio é maior sempre que espirra e tosse, já que está a expelir pequenas gotículas que contêm o vírus e que podem ser inaladas por outras pessoas. Assim sendo, beijar quando está constipado não tem de ser encarado como um “ato de contágio”.

Contudo, fica o aviso: o vírus também está alojado na saliva e, por isso, alguns beijos mais “românticos” devem ser evitados. Mas, romantismos à parte, fique descansado: os médicos não vão impedi-lo de demonstrações de afeto – até porque, segundo os especialistas, o risco de ficar constipado a partir de um simples beijo no rosto é muito baixo. Pode parecer mentira, mas voltamos a dizê-lo: pode mesmo beijar quando está constipado.

Beije, beije, beije (mas não esqueça de lavar bem as mãos)

Todos os anos, milhões de pessoas em todo o mundo ficam constipadas, independentemente do sexo e da idade. Dores de garganta e nariz entupido são os primeiros sintomas da constipação que dura, em média, entre 7 a 10 dias (recuperação total pode levar cerca de três semanas).

Mais do que um beijo no rosto ou na boca, as mãos podem ser os verdadeiros “rastilhos” do contágio do vírus. Afinal de contas, tocamos em diversas superfícies – centenas de vezes por dia. De acordo com os especialistas, desinfetar as mãos várias vezes ao longo do dia ajuda a baixar consideravelmente o risco de contrair o vírus.

Agora já sabe: beijar alguém quando está constipado não tem de ser encarado como um “pecado”. Afinal de contas, uma boa dose de afeto e carinho também ajuda a ultrapassar qualquer estado gripal.

Veja também: