PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Os 7 benefícios do óleo de cártamo para a saúde

Já ouviu falar do óleo de cártamo? Saiba o que é e que benefícios tem para a sua saúde.

Os 7 benefícios do óleo de cártamo para a saúde
Descubra quais são os principais benefícios do óleo de cártamo

Os benefícios do óleo de cártamo fazem com que este esteja a ganhar cada vez mais fãs em todo o mundo. Originalmente, o cártamo era utilizado como corante para cosméticos e tecidos ou como especiaria para temperar pratos variados, à semelhança do açafrão. Hoje em dia, o cultivo do cártamo serve essencialmente para a extração do óleo das suas sementes, que é rico em gorduras não saturadas, que fazem bem à saúde. 

O óleo de cártamo tem sido cada vez mais usado para inúmeros fins, principalmente como suplemento alimentar. Quer saber porquê? Então continue a ler este artigo, nós explicamos tudo.
 

7 benefícios do óleo de cártamo


1. Ajuda a perder peso

Apesar de nenhum estudo demonstrar, até ao momento, que apenas a inclusão de óleo de cártamo na alimentação leva à perda de peso, muitos fatores contribuem para que este seja um excelente aliado para a sua dieta.

O óleo de cártamo é rico em ácidos capazes de estimular a queima de gordura corporal. Ao contrário do que se pensa, o consumo de gorduras é essencial nas dietas para perda de peso. O fundamental é consumir fontes de gorduras boas na quantidade correta, equilibrando todos os macro e micronutrientes. Uma privação exagerada de gorduras deixa o metabolismo mais lento, o que só vai prejudicar a sua dieta.

Por isso, consumir o óleo de cártamo moderadamente como substituto de outros tipos de gorduras e seguindo uma dieta com a distribuição energética ideal entre gorduras, hidratos de carbono e proteínas, pode ser uma forma bastante eficaz de acelerar o seu metabolismo, a queima de gordura e, consequentemente, ajudar na perda de peso.



2. Ajuda no combate à gordura abdominal

O ganho de peso é geralmente acompanhado pelo aumento da gordura abdominal, que pode ser perigosa para a sua saúde. Pacientes com elevados níveis de gordura abdominal tendem a permanecer em estados inflamatórios crônicos, desenvolver resistência à insulina, doenças do coração, enfarte do miocárdio e até mesmo câncro.

Ao incluir óleo de cártamo na sua dieta, pode obter resultados como a uma diminuição da gordura abdominal e o aumento da massa magra. Desta forma, o óleo de cártamos pode ajudá-la a combater a tão temida “barriguinha”. 

 

3. Reduz o colesterol e faz bem ao coração

O óleo de cártamo tem influência na capacidade de elevar os níveis de HDL, o chamado colesterol bom, e reduzir os níveis de LDL, o colesterol mau. Assim, e já que melhora o fluxo do sangue, o óleo de cártamo pode ser um excelente aliado para a saúde do seu coração.



4. Controla os níveis de açúcar no sangue

O óleo de cártamo pode ser um auxiliar no controlo da glicemia, ajudando portadores de diabetes a controlar melhor a doença, ou pessoas não diabéticas a preveni-la. Um estudo realizado nos Estados Unidos em 2009, com mulheres pós-menopausa e com diabetes tipo 2, demonstrou que a suplementação diária com 8g de óleo de cártamo durante 36 semanas foi capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue das voluntárias e aumentar sua sensibilidade à insulina. Vale a pena experimentar, não concorda?

 

5. Melhora a saúde da pele e do cabelo

Nem só o óleo de côco tem benefícios para a sua pele. O óleo de cártamo é, também, um excelente aliado para a pele, melhorando a sua aparência, hidratação e ajudando a reduzir o acne, graças às suas proporiedades antibacterianas. Por fornecer vitamina E, combate os radicais livres e com eles as rugas, linhas de expressão e outros sinais da idade, ajudando a manter a pele renovada e com uma aparência mais jovem.

O óleo não obstrui os poros, sendo utilizado numa série de formulações cosméticas. Alguns especialistas recomendam até a sua aplicação diretamente sobre a pele, misturado com algumas gotas de óleos essenciais, ou com outras loções hidratantes. Também pode melhorar a saúde do seu cabelo. O ácido oleico é muito benéfico ao couro cabeludo e raiz dos cabelos, estimulando o crescimento e deixando os folículos mais fortes.



6. Ajuda o sistema imunitário

O óleo de cártamo fortalece o sistema imunitário, tornando o organismo mais resistente às doenças em geral. Este óleo é rico em Ómega 6, que ajuda a equilibrar a pressão sanguínea, as contrações musculares e a orientar a resposta inflamatória do sistema imunitário.

 

7. É um antioxidante natural

O óleo de cártamo é fonte de vitamina E, que é extremamente benéfica por ser um potente antioxidante, protegendo as células do corpo contra os radicais livres, tanto formados internamente pelo metabolismo celular, como pelos formados externamente, pela exposição aos raios UV, agentes poluentes, etc.

Veja também: