Broa de milho: aprenda a fazer passo a passo

Arregace as mangas e ponha as mãos na massa, pois está na altura de servir um deliciosa broa de milho.  Não há quem resista à esta saborosa tradição, certo?

Broa de milho: aprenda a fazer passo a passo
Saiba como fazer este pão tão português

Quem é que resiste a uma saborosa broa de milho? A tradição tem razão de ser e esta receita é uma das maiores provas disso. Tome nota de um passo a passo simples e descubra que este pão é tão simples de preparar quanto delicioso.

É tão fácil adorar este pão tipicamente português! Pronto para colocar as mãos na massa?


Broa de milho: receita simples e tradicional

broa-de-milho

Ingredientes
1kg de farinha de milho
300gr de farinha de trigo, centeio ou integral
17gr  de fermento de dadeiro
1,25 litros (+/-) de água
Sal q.b. (sugestão: 1 col. de chá)

Modo de preparação

  1. Dissolva o fermento de padeiro num bocado de água morna.
  2. Depois de bem dissolvido, misture as duas farinhas e um pouco de sal, e amasse bem.
  3. Adicione, aos poucos, a água morna (puxe as bordas da massa e amasse para dentro). Quando a massa não colar nos dedos, pare de colocar água. O ideal é criar uma massa suave.
  4. Cubra a massa com um pano e deixe repousar num sítio morno. Deixe a levedar por, no mínimo, 2 horas. Um truque para observar que a massa já está boa para cozer é quando começam a aparecer quebras/rachas na sua superfície.
  5. Com a quantidade indicada de massa, vai conseguir fazer duas broas. Por isso, numa bancada enfarinhada, divida a massa ao meio e molde duas bolas.
  6. Coloque as massas das broas de milho num tabuleiro próprio para levar a forno, previamente polvilhado com bastante farinha, e leve a assar por um período entre 30 a 40 minutos.
  7. O forno deve ser pré-aquecido a 250ºC.
  8. Quando a sua broa de milho estiver bem dourada, retire do forno e polvilhe com mais farinha.

Agora, basta usar a imaginação para servir a broa de milho – com patê, para o lanche, para acompanhar a sopa… Bom apetite!

Veja também: