Calendário escolar 2017-2018: comece a preparar o novo ano

Conheça a versão final do calendário escolar 2017-2018 e 5 dicas úteis para ajudar pais e filhos a prepararem o novo ano letivo.

Calendário escolar 2017-2018: comece a preparar o novo ano
Tome nota das datas mais importantes

Aproveite bem as férias de verão com os seus filhos mas, se possível, reserve um tempo para planear o ano letivo de 2017-2018. Para o ajudar, apresentamos as principais datas do calendário escolar e algumas dicas úteis para entrar com o pé direito no novo ano letivo.

Calendário Escolar 2017/2018

calendário escolar 2017-2018 já está definido. Foi publicado, no dia 22 de junho de 2017, o Despacho n.º 5458-A/2017 – Calendário Escolar 2017/2018, Diário da República n.º 119/2017, que determina a aprovação dos calendários para o ano letivo de 2017-2018, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário.

Conheça então as principais datas do calendário escolar para 2017-2018.

Calendário das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.

Datas dos períodos letivos

Períodos letivos Início Termo
1.º Período Entre 8 e 13 de setembro de 2017 15 de dezembro de 2017
2.º Período 3 de janeiro de 2018 23 de março de 2018
3.º Período 9 de abril de 2018 6 de junho de 2018 para os alunos dos 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.

15 de junho de 2018 para os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade.

22 de junho de 2018 para a educação pré-escolar  e o 1.º ciclo do ensino básico (1.º ao 4.º anos)

Datas das interrupções

Interrupções das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.

Interrupções Início Termo
1.ª 18 de dezembro de 2017 2 de janeiro de 2018
2.ª 12 de fevereiro de 2018 14 de fevereiro de 2018
3.ª 26 de março de 2018 6 de abril de 2018

 

Para mais informações sobre outras datas relevantes, como o calendário escolar para os estabelecimentos particulares de ensino especial, as datas das provas de aferição do ensino básico, das provas finais de ciclo e dos exames finais nacionais do ensino secundário, consulte os anexos do Despacho n.º 5458-A/2017 – Calendário Escolar 2017/2018 ou o site da DGEstE – Direção geral dos estabelecimentos escolares.

Datas das provas de aferição para alunos do 2.º ano de escolaridade

Disciplina Data
Português 15 de junho
Matemática 18 de junho
Estudo do Meio 18 de junho
Expressões Artísticas Entre 2 e 10 de maio
Expressões Físico-motoras Entre 2 e 10 de maio

Datas das provas de aferição para alunos do 5.º ano de escolaridade

Disciplina Data
Português 8 de junho
Educação Musical Entre 21 e 30 de maio
Educação Visual e Tecnológica Entre 21 e 30 de maio

Datas das provas de aferição para alunos do 8.º ano de escolaridade

Disciplina Data
Educação Visual Entre 21 maio e 5 de junho
Educação Física 8 de junho
Matemática 12 de junho

Datas das provas finais para alunos do 9.º ano – 1.ª fase

Disciplina Data
Português  – Língua não materna 19 de junho
Português 22 de junho
Matemática 27 de junho

Datas exames nacionais do ensino secundário para alunos do 11.º ano – 1.ª fase

Disciplina Data
Filosofia 18 de junho
Latim 19 de junho
Física e Química A 21 de junho
Geografia A 21 de junho
História da Cultura e das Artes 21 de junho
Matemática B  25 de junho
Matemática aplicada às Ciências Sociais  25 de junho
Biologia e Geologia  26 de junho
Economia A  26 de junho
Inglês  26 de junho
Francês  26 de junho
Espanhol  26 de junho
Alemão  26 de junho
Geometria Descritiva A  27 de junho
Literatura Portuguesa  27 de junho

Datas exames nacionais do ensino secundário para alunos do 12.º ano – 1.ª fase

Disciplina Data
Português 19 de junho
Desenho A 22 de junho
História A 22 de junho
História B 22 de junho
Matemática A 25 de junho

 

regresso as aulas

5 dicas para preparar o novo ano letivo

A chegada de um novo ano escolar traz alterações e ajustes nas rotinas de toda a família, por isso, planear com tempo vai ajudar a minimizar o impacto, por vezes a ansiedade, e a preparar toda a família. Conheça a seguir 5 dicas para preparar o novo ano letivo.

1. Aproveite as férias ao máximo, sem perder de vista a escola

As férias servem para descansar e para que toda a família se divirta, mas há algumas atividades que, se vistas e vividas com prazer, podem ajudar ao sucesso escolar do seu filho.

Por exemplo, realizar nas férias atividades que despertem a curiosidade e que fomentem o conhecimento pode ser uma mais-valia e uma motivação em tempo escolar.

Atividades lúdicas que envolvam passear com a família para descobrir história e património ou ciência, jogar jogos variados, fazer desporto, ler ou ouvir ler, escrever, ir ao teatro, por exemplo, poderão ajudar a que estas atividades sejam vistas pelo “prazer de” e não pela “obrigação de” e, claro, para que sirvam de referência e ajuda em contexto escolar.

2. Prepare uma gradual adaptação às mudanças

Nada melhor do que esquecer o relógio, acordar mais tarde, almoçar fora de horas nas férias, mas talvez valha a pena preparar gradualmente a mudança de ritmos.

Uma mudança drástica das rotinas de férias para as da escola pode ser difícil para as nossas crianças e jovens, por isso, algum tempo antes de o ano escolar iniciar, vá definindo e implementando regras e horários para acordar e deitar, tempos de refeições, preferencialmente em família, o papel da TV, do computador e telefone, etc.

3. Adquiram livros e material escolar de forma consciente

Envolva os seus filhos na aquisição de livros e de material escolar, defina prioridades e orçamento. Desta forma, não só consegue controlar o orçamento como trabalhar com eles competências essenciais como: gestão do dinheiro, responsabilidade, compromisso, entre outras.

Outra sugestão é fazerem uma boa arrumação no quarto ou local de estudo para poderem verificar os materiais que podem ser reaproveitados, os que podem pedir emprestados ou doados, bem como os que estão em mau estado e podem ser reciclados.

Assim, também poderá poupar no momento de comprar materiais escolares para o novo ano letivo, promovendo a consciência solidária e ecológica.

material escolar

4. Preparem refeições saudáveis em conjunto

Este é outro aspeto que pode ir sendo implementado e conversado gradualmente. Onde e como vão ser as refeições quando as aulas começarem?

As nossas crianças e jovens vão passar mais tempo fora de casa, logo vão alimentar-se mais vezes sem supervisão. Por essa razão, importa criar hábitos alimentares saudáveis, pensar na possibilidade de preparar lanches e marmitas em casa para levar para a escola, por exemplo.

Ainda durante as férias, podem preparar e testar receitas e lanches em conjunto, que irão, com certeza, promover bons momentos de partilha, criar hábitos alimentares saudáveis e ajudar na gestão do orçamento.

5. Faça parte da vida escolar do seu filho. Envolva-se, participe!

Pode parecer uma dica óbvia, mas esta é, sem dúvida, uma dica muito importante, por isso vale sempre a pena reforçá-la. Envolva-se na vida escolar do seu filho: converse com ele, motive-o, conheça a escola e equipa docente, participe, esteja presente.

O envolvimento e o interesse dos pais ou outros educadores promovem a autoconfiança, a autoestima, a motivação, a alegria e os resultados, não só dos alunos, mas principalmente das pessoas que são e dos adultos em que se tornarão.

Boas férias e um excelente ano escolar repleto de novas aprendizagens!

 Veja também: