ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Inês Silva
Inês Silva
15 Fev, 2021 - 09:38

Calendário escolar 2020-2021: conheça as alterações

Inês Silva

O calendário escolar foi alterado face à interrupção letiva no segundo período devido à pandemia causada pela COVID-19. Confira as alterações.

calendário escolar

Quem tem filhos a estudar, aguarda com antecipação as datas do calendário escolar 2020-2021. No entanto, tendo em conta a interrupção das atividades letivas causada pela COVID-19, é necessária uma nova calendarização.

A pandemia pela COVID-19 causou alterações nas diferentes esferas da sociedade e o ensino não foi exceção. Apesar do anúncio do Governo de pausa letiva, até 5 de fevereiro, no ensino presencial, o comunicado do Conselho de Ministros de 28 de janeiro de 2021 veio confirmar, face ao crescimento dos números da COVID-19, que o regreso às aulas seria online.

Depois dos 15 dias de pausa forçada, o ensino à distância arrancou a 8 de fevereiro e, para compensar os 10 dias úteis de interrupção, as férias de Carnaval foram canceladas e as férias da Páscoa foram apenas de quatro dias.

Para além disso, as datas de conclusão do terceiro período vão ser diferentes para os vários anos de escolaridade.

Alterações ao calendário escolar 2020-2021

O primeiro período do ano letivo arrancou entre os dias 14 e 17 de setembro e acabou a 18 de dezembro. As primeiras cinco semanas foram para recuperar aprendizagens devido ao primeiro confinamento no ano letivo anterior.

A 4 de janeiro começou o segundo período que, devido à situação epidemológica que o país atravessa, foi interrompido a 22 de janeiro. O regresso aconteceu no dia 8 de fevereiro, em regime online, e prolonga-se até 26 de março, dois dias mais tarde do que o previsto e sem as férias de Carnaval, para compensar a interrupção letiva.

O terceiro período está previsto iniciar a 5 de abril, terminando cinco dias mais tarde do que o previsto no calendário escolar divulgado em julho de 2020 para, também, compensar os dias de pausa forçada no decorrer do segundo período.

As datas de conclusão do terceiro período para os diferentes anos vão sofrer alterações, bem como o calendário final de provas e exames.

Aulas adicionais no calendário escolar

Nível de EnsinoMêsAulas Adicionais
TodosFevereiro15, 16 e 17
TodosMarço24 e 25
9.º, 11.º e 12.º anoJunho11, 14, 15, 16 e 17
7.º, 8.º e 10.º anoJunho16, 17, 18, 21 e 22
Pré-Escolar, 1.º e 2.º cicloJulho1, 2, 5, 6 e 7
aluna calendário aulas

Provas de avaliação em 2020/2021: conheça as datas

Como já dissemos, tal como datas de conclusão do terceiro período vão ser diferentes para os vários níveis de ensino.

Provas de Aferição e exames do 9º ano

À semelhança do que aconteceu no ano letivo 2019/2020, o Governo decidiu cancelar as provas de aferição, no 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade, e as provas nacionais do 9.º ano, que estavam marcadas para o mês de junho.

Exames nacionais

Tanto os alunos do 11º como do 12º ano fazem exames nacionais. Estas provas são as mais importantes da escolaridade obrigatória, pois contam para a média do ensino secundário e, na maioria dos casos, funcionam como provas de ingresso ao ensino superior.

Tendo em conta as interrupções e as alterações ao calendário escolar, também o calendário de exames sofreu alterações, tal como divulgado no Despacho n.º 1689-A/2021, publicado a 12 de fevereiro.

Assim, a 1ª fase de exames nacionais vai acontecer entre os dias 2 e 16 de julho. A segunda decorre entre 1 e 7 de setembro.

Fonte

Diário da República Eletrónico: Despacho n.º 6906-B/2020

República Portuguesa, XXII Governo: Comunicado do Conselho de Ministros de 28 de janeiro de 2021

República Portuguesa, XXII Governo: Atividades letivas são retomadas em regime não presencial a 8 de fevereiro

Diário da República: Despacho n.º 1689-A/20

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].