Carros tunados: 5 tipos originais

Descubra alguns exemplos de carros tunados e saiba como pode alterar o seu veículo em segurança e dentro da lei.

Carros tunados: 5 tipos originais
Tipos de carros tunados

A saga de filmes “Velocidade Furiosa”, que tem como narrativa as corridas de rua com uma impressionante panóplia de carros tunados, tem vindo a fomentar a imaginação dos amantes da indústria automóvel para este tipo de veículos. Por todo o lado, vão surgindo carros super criativos com pinturas diferentes, equipamentos de ponta e formas apelativas.

O objetivo de ter um carro tunado é torná-lo uma máquina ainda melhor, mais potente e visualmente diferente. “Tunar” é uma palavra que vem do inglês tuning, que significa “afinar” o carro, ou seja, tirar do veículo o seu melhor proveito.

Para aumentar a potência do motor, os proprietários instalam um turbocompressor nos motores, o que pode gerar mais 30% a 50% de potência no veículo, proporcionando uma rodagem semelhante a um carro de gama mais elevada.

No entanto, na hora de tunar o carro, é importante perceber que algumas peças podem ter de ser substituídas, modificadas e até retiradas do automóvel. Como tal, nenhuma alteração deve ser feita sem consultar o manual do automóvel. Além disso, deve fazê-lo com alguém que perceba de mecânica, para que depois não tenha problemas graves.

Os vários tipos de carros tunados


Carros com motor turbo compressor

Motor turbocompressor

Num motor turbocompressor, a energia dos gases que sai pelo escape é reaproveitada para movimentar o compressor do turbo e leva ar comprimido para dentro do motor. Com essa maior quantidade de ar é possível utilizar mais combustível, gerando mais potência.

Motor turbocompressor

Porém, recomenda-se que sejam feitas melhorias apenas até 30% para não comprometer a durabilidade do motor, isto porque as peças e os materiais passam a funcionar fora das condições originais para as quais foram projetadas e a turbinação diminui o tempo de vida do motor.

Carros com volantes alternativos

Volante de carro tunado

Imagine conduzir com um volante destes. Se o carro tiver um volante deste género e uma caixa de velocidades de transmissão manual, é necessário ajustar a embraiagem. No caso dos veículos com a injeção eletrónica, estes precisam de mais cuidados e de equipamentos específicos. No entanto, quando for escolher o volante, tenha cuidado e respeite os tamanhos de fábrica para não atrapalhar a condução.

Carros iluminados com xenon

Carro iluminado

Outra das alterações que, normalmente, se fazem nos carros tunados é nas óticas, colocando uns faróis Xenon ou LED. Mas, antes de instalar os faróis, deve fazer os cálculos para ver se a bateria aguenta a nova carga e se os fios suportam a tensão. Além dos faróis, muitos condutores gostam de iluminar os veículos por baixo e por dentro, tal como pode ver na imagem.

Carros com suspensões rebaixadas

Suspensão para baixar os carros tunados

Neste tipo de carros, é habitual recorrer a suspensões originais e kits para rebaixar a carroçaria, que podem ser feitos sob medida para o veículo. Mas não se esqueça que suspensões mal feitas podem danificar a carroçaria, os eixos e outros sistemas do automóvel.

Carros com portas e vidros modificados

Portas

As modificações das portas e vidros devem ser ao gosto do condutor. Existe ainda a possibilidade da instalação de sistemas de segurança e formas diferentes de abrir as portas, criando um modelo exclusivo de carro tunado.

Veja também: