Publicidade:

Chá de jasmim: o antioxidante que ajuda no combate ao cancro

Se quer melhorar a sua qualidade de vida e não sabe como, este artigo explica-lhe porque o consumo de chá de jasmim pode ser a solução ideal para si.

Chá de jasmim: o antioxidante que ajuda no combate ao cancro
Conheça os inúmeros benefícios desta infusão reconhecida pela medicina

O chá de jasmim é um dos inúmeros chás que ajudam o ser humano a melhorar a sua qualidade de vida, pois tem vários benefícios reconhecidos pela medicina tradicional.

Prova disso são os habitantes de Okinawa, uma ilha situada no Japão, conhecida por ter uma população com um elevado número de idosos, alguns deles com mais de cem anos. O facto de haver uma maior esperança média de vida em Okinawa tem sido atribuído ao elevado consumo do chá de jasmim, que também ajuda a prevenir determinados cancros, entre eles o do pulmão e o da mama.

Propriedades do chá de jasmim


Se tem um dia a dia muito agitado, também pode encontrar nesta bebida suave um forte aliado no combate ao stress, graças às inúmeras propriedades medicinais das flores de jasmim, sendo elas:

  • Antioxidantes;
  • Calmantes;
  • Analgésicas;
  • Digestivas;
  • Antibacterianas;
  • Anti-inflamatórias.

Estas características das folhas de jasmim ajudam igualmente a melhorar a circulação sanguínea, a reduzir o colesterol e evitam o aparecimento de coágulos que podem originar um acidente vascular cerebral (AVC). Isto porque os antioxidantes conseguem detetar e destruir agentes nocivos existentes no organismo, o que evita o surgimento de algumas doenças, protegendo assim o sistema imunitário.

Fique a conhecer outros benefícios que esta infusão pode trazer para a saúde.

jasmim

8 benefícios do chá de jasmim


Beber diariamente uma chávena de chá de jasmim faz toda a diferença para o bom funcionamento do organismo, e isso irá refletir-se no seu bem-estar. Esta receita natural pode proporcionar-lhe muitos mais benefícios do que aqueles mencionados no artigo até ao momento. Conheça-os.

1. Diminuição do risco de cancro

Com já explicado anteriormente, os antioxidantes contidos no chá de jasmim conseguem detetar e destruir agentes nocivos, como toxinas e bactérias, de forma a que o sistema imunitário não seja afetado. Este benefício combate males como gripes, resfriados e diarreias, além de fazer com que haja uma diminuição do risco de desenvolvimento de cancros, como o do pulmão, do cólon, da mama e da próstata.

2. Atrasar o envelhecimento

Além de ajudarem no combate ao cancro, os antioxidantes mantêm a pele mais jovem, o que retarda o envelhecimento precoce. As rugas e as linhas de expressão tornam-se mais reduzidas para quem consome este chá, que ajuda também a manter o cérebro ágil.

3. Evitar AVC e problemas cardíacos

Uma vez que o chá de jasmim reduz o colesterol e gorduras prejudiciais no nosso corpo, existe uma menor probabilidade do consumidor desta bebida vir a desenvolver problemas cardíacos ou sofrer um acidente vascular cerebral. O facto de melhorar a circulação sanguínea também ajuda a prevenir coágulos no sangue, tromboses e hipertensão arterial.

beber cha

4. Perda de peso

Alguns estudos demonstraram que as flores de jasmim aceleram o metabolismo, o que faz com que o corpo elimine uma maior quantidade de calorias de forma rápida, contribuindo assim para o emagrecimento. Esta dica é boa para quem quer perder peso de forma rápida e natural, mas deve ser vista apenas como uma ajuda complementar, pois só a ingestão do chá não ajuda ao emagrecimento. O chá de jasmim ajuda também a manter o peso corporal se for acompanhado com uma dieta adequada.

5. Calmante natural

Quem sofre de stress, ansiedade, sintomas de depressão, dores de cabeça, musculares ou menstruais, ataques de pânico ou até mesmo de hiperatividade, é beneficiado pela ingestão desta bebida, pois a mesma é um calmante poderoso, graças ao aroma do jasmim. Se costuma ter insónias, esta é também uma solução para poder desfrutar de noites de sono tranquilas, graças às propriedades sedativas da infusão. Basta tomá-la antes de ir dormir.

6. Melhora a digestão

Esta bebida não só luta contra bactérias nocivas, como também forma bactérias benéficas que auxiliam o nosso organismo em importantes tarefas, como a da digestão. Beber chá de jasmim ajuda na prevenção de doenças gastrointestinais, de diarreia e de úlceras.

7. Diabetes tipo 2 controlados

Acredita-se que existe também o benefício da regulação dos níveis de açúcar no sangue e da formação de insulina no corpo, o que reduz a probabilidade do desenvolvimento de diabetes do tipo 2.

8. Artrite e dor nas articulações

Outro efeito positivo deste chá está em reduzir o desconforto associado a artrites e às dores nas articulações, devido às propriedades anti-inflamatórias que a infusão contém.

No entanto, é necessário que o chá seja preparado de forma correta para fazer o efeito desejado. Não se preocupe, pois ensinamos-lhe como se deve preparar esta bebida.

Onde adquirir e modo de preparação


As folhas de jasmim, que custam entre 2€ a 4€, podem ser compradas em ervanárias e lojas de produtos naturais, e também em alguns supermercados. A dose recomendada é de duas chávenas de chá por dia, uma de manhã e outra antes de dormir.

É também recomendado que use folhas de jasmim em chás tradicionais, como o chá verde, preto ou branco, e que coloque meio litro de água no recipiente antes de o levar ao lume. A diferença no modo de preparação está em acrescentar uma colher de sopa de folhas de jasmim enquanto o chá estiver a ferver. Deixe continuar a ferver durante 5 minutos, e só depois pode retirar o recipiente do lume.

Há quem também prepare o chá de forma diferente, ao colocar uma colher de chá de folhas de jasmim no fundo de uma chávena e cobri-las com com água a ferver. Depois deve deixar a chávena tapada durante cerca de 5 minutos e não mais do que isso, para que a bebida não fique com um sabor amargo.

preparar cha

Cuidados a ter com o chá de jasmim


Se toma remédios para a hipertensão ou outros semelhantes, deve ter cuidado com a ingestão desta bebida, devido ao seu efeito sedativo. Este efeito também não é benéfico se for conduzir ou precisar de ter atenção em determinada tarefa. O chá não deve ser consumido juntamente com bebidas alcoólicas.

Fique a par de outras contraindicações desta infusão.

Gravidez

Os fortes odores do chá de jasmim não são recomendados durante o período de gestação. O óleo de jasmim essencial, por vezes usado para fazer chá de jasmim, já chegou a causar contrações prematuras em mulheres grávidas.

Desconforto intestinal

Há quem use esta infusão para acelerar o metabolismo, ou fazer com que esta ajude na estimulação de perda de peso adicional. No entanto, o chá de jasmim é ácido e consumi-lo de estômago vazio para emagrecer só fará com que haja um desconforto ou uma dor intestinal.

Cafeína

Não devemos esquecer que o chá de jasmim contém cafeína apesar de ter propriedades calmantes, o que pode afetar as pessoas de formas diferentes. Para quem evita a ingestão de cafeína, esta bebida não é uma boa solução, tal como a maioria dos chás.

Veja também:

Cátia Tocha Cátia Tocha

Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde concluiu Licenciatura e Mestrado, começou o seu percurso como jornalista na Rádio. Hoje, escreve sobre diferentes áreas e tem já alguns anos de experiência na escrita para meios online.