Chrome ou Firefox: Qual o melhor?

Rápido! Escolha! Chrome ou Firefox? Neste artigo pretendemos dizer-lhe os prós e os contras de cada um.

Chrome ou Firefox: Qual o melhor?
São dois dos mais populares… mas qual a melhor opção?

Já sabe a resposta à pergunta? Chrome ou Firefox? Se não souber, não há problema… nós estivemos a testar os dois e podemos dizer-lhe qual o melhor… ou qual é que lhe pode agradar mais, pelo menos!
 

Chrome

O Chrome é o browser que domina, neste momento, o mercado e foi criado pela gigante da informática Google. É rápido, muito rápido, simples de usar, apetecível e… polido. É, sem dúvida alguma, uma boa aposta para o utilizador comum que procura uma forte alternativa ao famoso e já fora de uso Internet Explorer.
 

Firefox

O Firefox é um browser criado pela Mozilla, uma organização mundial não lucrativa que com a ajuda de vários programadores decidiu criar um browser que procurasse acabar com o monopólio do velhinho Internet Explorer. E conseguiram. Até que surgiu o Google Chrome e lhe roubou o trono. Agora, o Mozilla tem demonstrado estar aí para as “curvas” e para satisfazer as necessidades dos diversos utilizadores.
 
Talvez, de uma maneira muito simples, possamos entender a “guerra” entre Chrome e Firefox com a guerra entre os sistemas operativos para smartphones: iOS e Android. Neste caso, o Chrome é o iOS, com algumas limitações mas com uma capacidade enorme de satisfazer o consumir. O Firefox, por outro lado, abre espaço para uma maior personalização.
 
E então? Já fez a sua escolha? Chrome ou Firefox?
 

Extensões

Dentro do campo das extensões o Firefox é rei. Embora o Chrome possua uma enorme e bastante diversificada oferta, o Firefox possui melhores e mais capazes. E é essa a diferença que faz com que a balança penda para o lado do Firefox, neste campo.
 

Sincronização

Aqui, não vai encontrar browser melhor do que o Google Chrome. É fácil de perceber que a companhia norte-americana se focou bastante neste campo uma vez que oferece uma quantidade de serviços como Google Docs e email.
Mas não se alarme… o Firefox é quase similar. 
 

Performance

Há vários estudos que apontam para um novo rei no mercado dos browsers. Neste momento, tudo aponta para que o Firefox seja melhor que o Chrome em vários campos e diversas categorias.
Para além disso, o Chrome ocupa mais memória do seu computador o que pode levar a alguma lentidão de processos. E em relação à abertura? Qual deles abre mais rápido? É importante perceber que quantas mais extensões tiver instaladas, mais o seu browser vai demorar a abrir. Mas numa situação ideal, aquele que abre mais rápido é mesmo o… Firefox.
 

Chrome ou Firefox?

O cenário dos browsers pode estar a mudar. Os novos Firefox têm-se demonstrado uma excelente, quiçá ainda melhor, alternativa ao Google Chrome. E numa altura em que o Firefox começa a ganhar terreno, podemos apreciar a simplicidade de navegação que oferece. A escolha parece óbvia: Firefox ganha por largos pontos. Mas nada como experimentar por si próprio, certo?
 
Veja também: