AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como agradecer uma entrevista de emprego

Agradecer pela oportunidade de ser chamado para a entrevista de emprego pode fazer toda a diferença. Saiba como escrever uma boa nota de agradecimento. 

Como agradecer uma entrevista de emprego
Dicas essenciais para uma boa nota de agradecimento

Foi chamado para a entrevista de emprego e até acha que correu bem. Então e agora?! Resta-lhe esperar?! Não, nada disso. Agora vai tratar de agradecer a entrevista e fazer um bom follow-up da sua candidatura.

Se bem se lembra, já aqui lhe deixamos algumas dicas sobre como fazer o acompanhamento da sua candidatura. E uma delas estava precisamente relacionada com o agradecimento pela oportunidade e pelo tempo dispensados para a sua entrevista de emprego.


Como agradecer?

Se foi chamado para a entrevista de emprego tem duas formas de agradecer: presencialmente e por e-mail. Veja as diferenças:

1. Agradecimento presencial

É simples e direto. Pode aproveitar para o fazer tanto no início como no final da entrevista de emprego e ser assertivo – basta agradecer tempo e a oportunidade de ser entrevistado.


2. Agradecimento via e-mail

Faz parte do tal follow up que falamos anteriormente. Escreva uma mensagem de agradecimento e envie o email no seguimento da entrevista – seja no mesmo dia ou dia seguinte. Além de ser uma boa forma de fazer com que o seu recrutador se recorde de si, vai também demonstrar o seu interesse na posição a que se está a candidatar.


Truques & dicas

São apenas três os truques & dicas que lhe vamos deixar para escrever uma nota ou e-mail de agradecimento que o podem ajudar a garantir que o lugar será seu. Basta seguir uma estrutura muito simples, ora veja:


1. Tenha atenção com as regras de etiqueta

Regras básicas de cortesia: indique no assunto o objetivo do seu email; escreva no corpo o texto a sua mensagem e personalize-a, quanto mais não seja ao colocar o nome do seu destinatário no email; acabe a sua mensagem de forma cordial (um “atenciosamente” ou “Com os melhores cumprimentos” fica sempre bem); E claro, nada de erros gramaticais ou ortográficos.


2.Seja específico e direto

Seja breve! Restrinja a sua mensagem ao essencial, os seus recrutadores não têm tempo a perder e tudo o que não precisam é de um “testamento” para ler.


3.Fale sobre a sua entrevista

Faça algumas referências aos tópicos abordados; esta é uma boa forma de mostrar que esteve atento e interessado.


Simples e eficaz

A sua entrevista de emprego é apenas mais uma fase entre as várias que completam o processo de recrutamento e como tal é importante dedique e foque a sua atenção em cada uma delas individualmente.

E lembre-se, nem só na sala da entrevista de emprego está a delinear o caminho do sucesso. Por isso, após a entrevista de emprego envie uma nota de agradecimento pela oportunidade de ser entrevistado pela empresa. Com este simples ato vai mostrar aos seus potenciais recrutadores não só que valoriza a atenção que lhe dedicaram, mas também realça o seu interesse na posição a que se está a candidatar.

Já sabe, no detalhe está a diferença e com este simples gesto certamente vai causar boa impressão, seja para esta ou outra oportunidade.


Veja também: