Como deslocar-se em Lisboa

Vale a pena andar de carro em Lisboa? Ou será preferível optar pelos transportes públicos? Confira o nosso guia sobre os transportes na capital.

Como deslocar-se em Lisboa
O trânsito intenso é característico das grandes cidades

O trânsito das grandes cidades é apenas um dos constrangimentos ao uso do automóvel particular, a somar ao preço do estacionamento. Por outro lado, os transportes públicos nem sempre são pontuais e muitas vezes demoram uma eternidade a levar-nos ao destino. A resposta à questão como deslocar-se em Lisboa não é por isso fácil.

Mesmo que esteja de férias ou em passeio, não vai gostar de perder tempo em filas ou na paragem do autocarro, mas também pode não ser viável fazer todos os percursos a pé. Fizemos um apanhado sobre os principais meios de transporte ao seu dispor na capital.

Mas antes disso, saiba que existe um cartão turístico que para além de dar acesso aos transportes, inclui entradas em vários museus e atrações: é o Lisboa Card.
 

Como deslocar-se em Lisboa: as melhores opções


Metro

metro
O metro tem a vantagem de não ter de partilhar as vias com os automóveis e os autocarros, logo é o transporte mais fiável em termos de horários. As quatro linhas do Metro alfacinha cobrem praticamente todo o centro da cidade e funciona das 6h30 à 01h00.

Se a sua utilização for ocasional, opte pelo cartão Viva Viagem, que poder ser usado também nos Autocarros, Elétricos, Elevadores e Barcos que fazem a travessia para a margem Sul, desde que convenientemente carregado. O cartão é eletrónico, pode ser comprado nas máquinas ou nas bilheteiras das estações e para validar a viagem basta aproximá-lo dos validadores. 

Tem um custo de 0,50 euros e depois poderá carregá-lo e usá-lo durante um ano. Há diferentes carregamentos disponíveis, desde o bilhete válido para 1 hora ou 24 horas,  à opção Zapping, que permite utilizar o mesmo cartão nos transportes do Metro, Carris, CP, Transtejo e Softlusa.

O bilhete mais económico custa 1,40 euros e permite-lhe viajar durante uma hora tanto no metro como nos autocarros da Carris. O bilhete de 24 horas custa 6 euros.

Consulte o Mapa de Rede do Metro de Lisboa e equacione associar outro meio de transporte. Para chegar aos bairros típicos de Alfama e Castelo, por exemplo, o Elétrico é uma ótima opção.
 


Autocarro

autocarro
A Carris oferece aos seus utentes 151 percursos de autocarro. Este meio de transporte permite-lhe chegar a zonas não cobertas pelo Metro, nomeadamente aos extremos da cidade, mas apresenta a desvantagem de estar bastante dependente do trânsito e de outras variáveis como as obras que tantas vezes assolam as ruas de Lisboa.

Não é de todo, o tipo de transporte mais confortável, mas permite-lhe ficar com uma visão genuína da cidade. O título de viagem mais barato é aquele que já referimos acima: €1,40, válido para quaisquer viagens dentro do período temporal de 1 hora após a primeira validação.
 


Táxi ou sistema de transporte equivalente

taxi
O uso do táxi é bastante frequente em Lisboa, tanto por parte dos turistas como de quem trabalha em Lisboa e quer fazer deslocações dentro da cidade. Atualmente, existem outras soluções de aluguer de transporte individual com motorista bastante apetecíveis, como é o caso da Uber ou da Cabify.

Se não precisa de contar os tostões no que toca aos transportes, ou está com bastante bagagem, esta é mesmo uma opção a ter em conta, nomeadamente a horas mais tardias ou quando precisa de garantir que não há atrasos ou outros percalços nas deslocações. No caso de estar em grupo, poderão dividir o valor da viagem por todos, o que é também uma vantagem.

Agora que já sabe como deslocar-se em Lisboa, faça as malas e venha visitar a capital.

Veja também: