Como escolher um ferro de engomar

Dicas simples que vão tornar a tarefa de escolher o melhor ferro de engomar bem mais facilitada!

Como escolher um ferro de engomar
Optar por um ferro tradicional ou por um com gerador de vapor?

Um ferro de engomar clássico é mais barato e fácil de transportar, mas pode ficar mais caro se tiver muita roupa para passar. Com tanta oferta existente no mercado, a escollha do ferro que melhor serve as suas necessidades acaba por se complicar. Nas próximas linhas dizemos-lhe o que deve ter em conta para que a sua opção de compra seja a mais correta.


Que ferro de engomar devo escolher?


Antes de mais, convém distinguir as duas grandes tipologias de ferros de engomar disponíveis:
 
  • Ferros de engomar tradicionais
Os ferros de engomar tradicionais são mais leves, fáceis de usar e de arrumar. São ideais para quem tem pouca roupa para passar. Por outro lado, emitem menos vapor e exigem a reposição de água mais frequentemente. Por isso, passar a ferro torna-se uma atividade mais demorada.
 
  • Ferros de engomar com gerador de vapor
Estes ferros emitem mais vapor do que os tradicionais, por isso os vincos são eliminados mais facilmente. Como o depósito é grande, não tem de andar sempre a reabastecê-lo. Claro que são muito mais difíceis de arrumar e não se manuseiam com tanta facilidade. São ideais para quem tem muita roupa para passar e para quem tem um nível de exigência muito elevado quanto ao resultado do engomar.



O que deve ter em conta?

Há alguns aspetos a ter em conta antes de fazer a sua escolha; além da estética do aparelho (caso isso seja importante para si), repare nos seguintes tópicos antes de efetuar a compra:
  • Compare os preços em várias lojas. Saiba, porém, que há uma diferença considerável entre os tradicionais (encontra bons a partir de 30€) e os com gerador de vapor (bons a partir dos 100€)
  • Verifique o fluxo de vapor emitido: 30 a 40 gramas de vapor por minutos para os modelos tradicionais e 80 gramas para os com gerador de vapor
  • Garanta que a pega se adapta perfeitamente à sua mão e que o peso do ferro, de qualquer um dos modelos, não seja excessivamente leve nem excessivamente pesado
  • Repare se o nível de água é visível, para não desperdiçar água quando tiver de o abastecer
  • Atente no comprimento do cabo; se for demasiado curto, pode precisar de uma extensão
  • Escolha um equipamento que tenha o botão para vapor extra; para vincos mais fortes esta opção é importante
  • Opte por um modelo que tenha um orifício de abastecimento de água largo, para que esta tarefa se torne mais fácil


As nossas sugestões

Ferros de Engomar Tradicionais
Ferros de Engomar com Gerador de Vapor
Para que o seu ferro de engomar tenha uma prestação mais optimizada e seja duradouro, é importante que cumpra todas as indicações do manual de instruções, muito em particular no que diz respeito à limpeza e eliminação do calcário. Faça uma ótima compra!

Veja também: