Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
18 Ago, 2020 - 11:02

Como escolher o ferro de engomar: os detalhes que deve considerar

Mónica Carvalho

Sabe como escolher o ferro de engomar? Tenha em conta algumas questões essenciais para facilitar a tomada de decisão e descobrir qual é o melhor equipamento para si.

como-escolher-ferro-engomar

A vapor ou a caldeira? Inox, cerâmica ou antiaderente? Com que capacidade de reservatório? E o vapor, é assim tão importante? A verdade é que não existe uma resposta certa. Para saber como escolher o ferro de engomar e fazer a compra mais adequada para si é preciso analisar e pesar alguns critérios.

Isto é bastante importante, visto que o ferro de engomar é um dos pequenos eletrodomésticos essenciais para ter em casa, para manter a roupa lisa e sem vincos e preservá-la durante mais tempo.

Tome a decisão certa com a ajuda das nossas dicas essenciais.

Como escolher o ferro de engomar: dicas essenciais

Quando pensar em escolher o ferro de engomar deve, em primeiro lugar, ter em conta a frequência da utilização do equipamento, porque isso irá influenciar tudo o resto.

Se não costuma passar a roupa em casa, se vem já tudo preparado da lavandaria por exemplo, então, deve optar pelos equipamentos mais simples e acessíveis. Se, por outro lado, vai dar um uso intenso ao equipamento, então invista num aparelho de melhor qualidade, para uma maior durabilidade.

ferro de engomar

Escolher um ferro a vapor ou um ferro com caldeira?

Quando se questiona sobre como escolher o ferro de engomar, esta deve ser das primeiras questões a ter em conta. O ferro a vapor é mais indicado para pessoas que passam a ferro esporadicamente uma vez que tem menor capacidade de vapor.

Já os ferros de caldeira são mais indicados para profissionais da área ou para pessoas que passam bastante tempo a passar a ferro uma vez que a parte da caldeira suporta uma grande quantidade de água e a pressão é mais intensa e eficaz.

Ter em conta as configurações

Para escolher o ferro de engomar mais adequado às suas necessidades deve, igualmente, ter em conta o tipo de tecidos que compõem a maioria das suas peças de roupa. Como tal, se houver grande variedade ou se tiver tecidos delicados, opte por um equipamento que possua diferentes programas, de forma a poder engomar tudo de forma segura e acabar com os vincos dos tecidos mais resistentes.

Analisar a capacidade do reservatório

Independentemente de escolher um ferro a vapor ou um ferro com caldeira, é muito importante que verifique a capacidade do reservatório de água. Quanto maior a capacidade do depósito de água, menos tempo vai perder durante a reabastecer o ferro durante a tarefa.

O ideal é que o reservatório seja transparente ou que tenha um indicador do nível de água, para que não caia no risco de estar a passar já sem água, visto que, além de danificar o ferro não é tão eficaz.

Considerar o sistema anticalcário

O ferro é um equipamento que está constantemente a produzir vapor. E por isso mesmo o calcário pode começar a aparecer na base do seu ferro. A maior parte dos ferros de engomar possuem um sistema anticalcário, mas nas versões low cost pode não existir.

Evite problemas e prefira sempre um que possua esta característica.

Verificar o material da base

O material da base do ferro de engomar é importante. Para os tecidos mais delicados, escolha uma base de cerâmica ou antiaderente, pois desliza melhor. Já a base em inox engoma mais eficientemente, mas apresenta um maior risco de se danificar. Mas há outros materiais.

Conheça, então, os tipos de base mais comuns e as principais características:

  • Alumínio: existente nos ferros mais básicos; pode pegar facilmente à roupa, causando vincos indesejados;
  • Inox: desliza bem pelos tecidos, porque espalha o calor uniformemente pela base, mas tem tendência a ficar com riscos com facilidade;
  • Cerâmica: melhor do que o inox, porque é mais resistente e mantém-se, igualmente, uma superfície antiaderente que espalha bem o calor;
  • Revestimento antiaderente: tipo de material que raramente se torna aderente, podendo ser utilizado para engomar todos os tipos de tecido; perfeito para eliminar vincos bem marcados.

Analisar a capacidade de vapor e pressão extra

Outro aspeto a considerar na hora de saber como escolher ferro de engomar é a potência, ou seja, a capacidade de produção de calor. Normalmente, quanto maior a potência, maior o calor gerado. Prefira ferros com cerca de 2000W de potência ou superior. Além disso, quanto mais vapor, mais fácil se torna a tarefa, pelo que deve preferir equipamentos com uma boa capacidade de vaporização.

Ter em conta o peso e ergonomia do equipamento

Este é um pormenor que pode fazer toda a diferença, principalmente esse tiver algum problema de saúde nos membros ou coluna: um ferro excessivamente pesado irá exigir mais esforço e, com isso, atrasar todo o processo de engomar a roupa. Por outro lado, se for demasiado leve, então, a sua eficácia poderá ficar afetada.

Teste o equipamento em loja: pegue nele e simule a atividade, de modo a ter uma ideia mais concreta do peso e de como se adapta ao mesmo.

Avaliar o preço

Obviamente, o preço é um importante item a considerar na escolha de um ferro para passar a roupa. Tudo depende de quanto está disposto a gastar, e, claro, das suas necessidades. Os colaboradores das lojas de eletrodomésticos também podem ajudá-lo a fazer a escolha certa.

Depois de comprar o aparelho que lhe parece mais adequado, leia atentamente as instruções sobre como utilizar, armazenar e limpar o ferro de engomar. Poderá achar uma perda de tempo, mas, na verdade, esta ação revela-se como fundamental para prolongar a vida do equipamento e tirar o máximo de proveito das suas funcionalidades.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].