Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
01 Out, 2021 - 11:00

Como poupar tempo a passar a ferro e ter a roupa perfeita

Mónica Carvalho

Se souber como poupar tempo a passar a ferro e de forma mais eficiente, vai ganhar muito mais do que imagina. Quer saber como?

poupar tempo a passar a ferro

Passar a ferro não é a tarefa preferida de muitos de nós, bem sabemos – mas a verdade é que é uma tarefa necessária. Afinal, quem gosta de sair de casa com a roupa toda enrugada? Por ser uma das rotinas que mais ocupa tempo na gestão da casa, todos queremos conhecer truques e dicas para saber como poupar tempo a passar a ferro. Acertamos?

Este é precisamente o mote que nos traz cá e podemos já adiantar que um dos segredos passa pela escolha do equipamento certo. Mas há muito mais por descobrir.

Venha connosco e torne mais simples o dia a dia de casa!

Como poupar tempo a passar a ferro: dicas que vão transformar esta tarefa

Quase somos capazes de apostar: ninguém olha para o cesto da roupa lavada e é invadido pelo desejo inexplicável de retirar, peça após peça, todos os vincos. Da mesma forma, acreditamos que ninguém adora sair de casa com a roupa enrugada, tirada diretamente do estendal.

O segredo está em encontrar o equilíbrio, e por isso importa saber como poupar tempo a passar a ferro e de forma mais fácil. A boa notícia é que é possível e pode ser a solução que estava a faltar lá em casa.

É a pensar nisso que trazemos as dicas e segredos que são capazes de transformar o ferro de engomar num grande aliado, e não no eletrodoméstico mais temido.

engomar roupa
1

Separar a roupa

Separar a roupa por grupos, por exemplo: roupas delicadas, camisas, camisetas, calças, roupas de cama, toalhas, toalhas de mesa, lenços e guardanapos de panos, vai facilitar-lhe a vida. Esse hábito é importante porque o jeito de como passar roupa pode mudar de acordo com o tecido e tipo de peça.

2

Sacudir a roupa

Sacuda a roupa húmida ainda antes de a estender para secar. Isso vai evitar que fique demasiado amarrotada. O resultado? Menos tempo a passar a ferro e roupa livre de vincos.

Esta ação ajuda a deixar o tecido mais esticado. O ideal é que faça isso assim que tirar as peças da máquina de lavar.

3

Colocar a roupa a secar em cabides

Determinadas peças de roupa como camisas, blusas ou vestidos, principalmente se forem de tecidos mais delicados, secam melhor se forem colocadas para secar penduradas em cabides.

4

Após tirar as roupas do estendal dobre-as

Algumas pessoas têm o hábito se simplesmente colocar as peças no tabuleiro da roupa depois de as apanhar do estendal sem qualquer cuidado – e isso vai dificultar-lhe a vida mais tarde.

Dobre-as delicadamente, de modo a que fiquem bem esticadas, porque deste modo vai ser bem mais fácil de passá-las a ferro. 

5

Comece pelas peças mais finas ou fáceis

Deixe para o final as peças de roupa mais grossas, pois é nessa altura que o ferro atinge a temperatura mais alta. Isso vai evitar que tenha de exagerar na repetição dos movimentos de passar a ferro.

6

Borrifar com água

Em dias de mais calor ou nos tecidos mais difíceis pode borrifar a roupa com água antes de passar a ferro. 

7

Passar roupas delicadas

Os tecidos mais delicados, como seda, linho, cetim, ou com detalhes e bordados existem certos cuidados para que possam preservar a qualidade da peça durante mais tempo. Não tenha medo de passar as peças a ferro, se a etiqueta da roupa assim o permitir. Veja como:

  1. Coloque a peça virada do avesso;
  2. Coloque um tecido sobre a peça;
  3. Não tenha o ferro demasiado quente;
  4. Escolha um ferro de boa qualidade e vai ver como este grande aliado vai ajudar a realizar as tarefas em menos tempo.
8

E a tábua?

Também temos dicas importantes neste campo. Tome nota:

  • Ajuste a altura da tábua, para que possa mexer o braço confortavelmente e sem esforço;
  • Estique bem a pela com as mãos sobre a tábua. Isto irá facilitar-lhe a tarefa. Se vincar, sem querer, algum tecido, use o vapor para esticar de novo.

Depois de ler este artigo, deixe de lado os erros comuns que cometia ao passar a ferro. Renda-se à combinação da melhor tecnologia que atualmente já encontra nos ferros de engomar com os melhores truques! A sua vida vai, assim, ficar mais simples.

Veja também