Helena Peixoto
Helena Peixoto
16 Nov, 2018 - 15:03
Com que frequência e como deve lavar as toalhas? Saiba a resposta

Com que frequência e como deve lavar as toalhas? Saiba a resposta

Helena Peixoto

Sabe como e com que frequência deve lavar as toalhas lá de casa? Existem recomendações gerais que devem ser seguidas. Perceba porquê!

O artigo continua após o anúncio

Sabia que usar uma toalha húmida aumenta as probabilidades de ser contagiado com vírus e bactérias? E sabe a que temperatura deve lavar as toalhas? Será necessário algum tipo de tratamento especial? As respostas a estas e outras questões estão neste artigo, para que não restem mais dúvidas.

Como lavar as toalhas lá de casa e deixá-las sem vestígios de sujidade

Como lavar a roupa na máquina corretamente: 6 coisas que está a fazer mal

Aquele cheirinho de tecidos novos é verdadeiramente invejável, assim como o seu toque macio. O problema é que passadas algumas lavagens, ambos acabam por se perder.

Pois saiba que não tem de ser assim. Com as nossas dicas de como lavar as toalhas da melhor forma, garante o seu estado imaculado e um aroma perfumado bem duradouro.

Afinal, com que frequência devemos lavar as toalhas?

De acordo com os especialistas em bacteriologia, higiene e segurança, o tempo máximo de deve deixar a uso uma toalha são dois dias. Passado esse tempo, é recomendável lavar as toalhas de banho com água quente e com lixívia delicada, à base de oxigénio ativo.

Outro dos cuidados que deve ter na lavagem passa por garantir que as suas toalhas ficam totalmente secas entre os usos, dificultando assim muito a vida à propagação de bactérias.

Parece-lhe exagerado? Pois saiba que mais de 90% das toalhas que temos na casa de banho são portadoras de milhares de bactérias, bactérias essas que adoram ambientes húmidos para se propagarem.

Agora já está a imaginar o que acontece quando se está a limpar com uma toalha húmida ainda da última utilização… Se, por acaso, tiver alguma ferida no corpo vai estar a infectá-la. Já para não falar da quantidade de células mortas que ficam aí acumuladas depois de se limpar…

Dicas de lavagem para umas toalhas super macias e cheirosas

como lavar as toalhas

Uma máquina só para toalhas

O ideal ao lavar as toalhas será mesmo fazer uma máquina exclusiva deste tipo de têxtil. Desta forma conseguirá adaptar ao melhor ciclo, temperatura e produtos a utilizar sem danificar outras peças, ou com perigos de tingir alguma coisa.

O artigo continua após o anúncio

Não sobrecarregue a máquina de lavar

Esta dica é muito importante: não coloque excesso de carga na máquina! Se o fizer, o resultado final não será, certamente, bom. Se a carga máxima da sua máquina forem 8 quilos, coloque no máximo 7,5kg de toalhas para lavar.

>” href=”https://www.e-konomista.pt/usos-do-vinagre-para-limpeza/”>Descubra 15 truques do vinagre >>

Água dura? Use bicarbonato de sódio

Se vive numa região bastante calcária, coloque na gaveta do detergente duas colheres de bicarbonato de sódio para neutralizar o excesso de calcário das toalhas e seus tecidos.

Atenção à centrifugação

O processo de centrifugação é uma grande ajuda no processo de secagem da roupa. Mas no que toca a lavar as toalhas é necessário algum cuidado.

Não programe um ciclo de centrifugação demasiado prolongado. Prefira recolhê-las ainda húmidas e deixe-as secar no estendal, preferencialmente ao ar livre.

3 razões por que deve lavar roupa nova antes de usar

  • Como lavar almofadas: dicas à mão ou à máquina
  • Lavar a roupa: 7 cuidados a ter
  • Como lavar sapatilhas sem as estragar
  • 6 Coisas que não deve mesmo lavar na máquina
  • Cuidados básicos a ter ao lavar a roupa
  • 7 truques essenciais para tratar da roupa
  • Truques caseiros para lavar a roupa