Aprenda connosco como passar camisas a ferro e consiga de modo simples e prático peças de roupa sem vincos e com o menor esforço possível.
As nossas dicas explicam-lhe como consegui-lo e, neste caso, o segredo está na correta preparação da roupa, antes mesmo de a começar a passar.
Siga o nosso passo a passo de como passar camisas a ferro e faça deste afazer doméstico, uma tarefa simples, rápida e completamente bem sucedida.
Como passar camisas a ferro: o passo a passo que todos procuravam

Preparar a camisa
- Depois de lavada e seca, sacuda bem a camisa, alise-a com as mãos e pendure-a num cabide.
- Encha o ferro com água destilada ou mineral e deixe o ferro atingir a temperatura indicada, para o tipo de camisa em questão.
- Reserve um local para pendurar as camisas, de forma a evitar que amarrotem, já depois de passadas.
- Já depois de pendurada, pulverize a camisa com um pouco de goma.
Passar a camisa
- Ponha o colarinho bem plano na tábua de passar e prense das pontas para o centro. Passe o lado de baixo também.
- Prense a pala e os ombros, posicionando a tábua dentro da manga da camisa. Se a tábua não tiver uma parte menor para isso, coloque a manga por cima dela, alinhe bem as costuras e passe. Vire a camisa e, em seguida, faça o mesmo com o outro ombro.
- Caso a camisa tenha mangas compridas, passe os punhos assim como fez com o colarinho. Vire a camisa para passar o outro lado.
- Agora, ponha uma das mangas sobre a tábua. Alinhe bem as costuras. Passe cuidadosamente movendo ambas as camadas de tecido conforme corre o ferro pela peça. Repita com a outra manga. Vire a camisa. Movimente o ferro apenas numa direção, sempre para longe de si.
- Posicione o corpo da camisa na parte quadrada da tábua. Primeiro, divida a peça em quatro partes: duas na frente e duas atrás. Comece com o lado dos botões primeiro. Passe de baixo para cima, sem deixar que se forme nenhuma prega. Vire a camisa e passe o avesso também.
- Repita com uma das metades das costas. Passe de baixo para cima novamente. Repita com a outra metade das costas e, por fim, passe a parte das casinhas dos botões.
- Pendure no cabide e feche o primeiro e o terceiro botões.
Dicas importantes
- Mantenha as camisas em cabides, antes mesmo de passá-las.
- As camisas de algodão precisam do ferro a uma temperatura mais elevada e com mais pressão.
- Passe a parte de trás e o avesso da camisa, começando sempre pelo avesso. Assim, conseguirá melhores resultados.
- Prefira água destilada, sobretudo se usar ferro a vapor.
Quer saber como passar camisas a ferro e conseguir peças de roupa com zero vincos? Só tem de seguir as indicações que lhe deixámos e verá como de maneira simples e prática alcançará resultados impecáveis e sem esforço ou gastar muito tempo. Mesmo para quem não gosta, saber como passar camisas a ferro é uma informação valiosa e necessária no dia-a-dia de cada um. Por isso, não desperdice as nossas sugestões e comece já a segui-las.
Aviso Legal
O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].