Teresa Campos
Teresa Campos
15 Mar, 2021 - 10:00

Como passar camisas a ferro e deixá-las livres de vincos

Teresa Campos

Ninguém gosta, mas depois de aprender como passar camisas a ferro corretamente, verá como esta tarefa doméstica é, afinal, mais simples.

ferro e camisa pousados na tábua

Aprenda connosco como passar camisas a ferro e consiga, de modo simples e prático, peças de roupa sem vincos e com o menor esforço possível.

As nossas dicas explicam-lhe como consegui-lo e, neste caso, o segredo está na correta preparação da roupa, antes mesmo de a começar a passar. Sim, leu bem: o segredo está em tudo o que acontece antes do momento de passar as camisas a ferro.

Siga, então, as sugestões e faça desta tarefa doméstica, uma tarefa simples, rápida e completamente bem sucedida.

Como passar camisas a ferro: o passo a passo que todos procuravam

engomar camisa

Preparar a camisa

  1. Depois de lavada e seca, sacuda bem a camisa, alise-a com as mãos e pendure-a num cabide.
  2. Encha o ferro de engomar com água destilada ou mineral e deixe o ferro atingir a temperatura indicada, para o tipo de camisa em questão.
  3. Reserve um local para pendurar as camisas, de forma a evitar que amarrotem, já depois de passadas.
  4. Já depois de pendurada, pulverize a camisa com um pouco de goma.

Passar a camisa

  1. Coloque o colarinho bem plano na tábua de passar e prense das pontas para o centro. Passe o lado de baixo também.
  2. Prense a pala e os ombros, posicionando a manga da camisa dentro da ponta da tábua de engomar. Se a tábua não tiver uma parte menor para isso, coloque a manga por cima dela, alinhe bem as costuras e passe. Vire a camisa e, em seguida, faça o mesmo com o outro ombro.
  3. Caso a camisa tenha mangas compridas, passe os punhos assim como fez com o colarinho. Vire a camisa para passar o outro lado.
  4. Agora, coloque uma das mangas sobre a tábua. Alinhe bem as costuras. Passe cuidadosamente movendo ambas as camadas de tecido conforme corre o ferro pela peça. Repita com a outra manga. Vire a camisa. Movimente o ferro apenas numa direção, sempre para longe de si.
  5. Posicione o corpo da camisa na parte quadrada da tábua. Primeiro, divida a peça em quatro partes: duas na frente e duas atrás. Comece com o lado dos botões primeiro. Passe de baixo para cima, sem deixar que se forme nenhuma prega. Vire a camisa e passe o avesso também.
  6. Repita com uma das metades das costas. Passe de baixo para cima novamente. Repita com a outra metade das costas e, por fim, passe a parte das casinhas dos botões.
  7. Pendure no cabide e feche o primeiro e o terceiro botões.

Dicas importantes

  • Mantenha as camisas em cabides, antes mesmo de passá-las.
  • As peças feitas de algodão precisam do ferro a uma temperatura mais elevada e com mais pressão.
  • Passe a parte de trás e o avesso da camisa, começando sempre pelo avesso. Assim, conseguirá melhores resultados.
  • Prefira água destilada, sobretudo se usar ferro a vapor.

Quer saber como passar camisas a ferro e conseguir peças de roupa com zero vincos? Então, só tem mesmo de seguir as indicações que lhe deixámos e verá como de maneira simples e prática alcançará resultados impecáveis e sem esforço ou gastar muito tempo.

Mesmo para quem não gosta, saber como passar camisas a ferro é uma informação valiosa e necessária no dia-a-dia de cada um. Por isso, não desperdice as nossas sugestões e comece já a segui-las.

Veja também