Saiba como escolher o melhor lugar em meios de transporte

Sempre quis saber como escolher o melhor lugar em meios de transporte? Nós ajudamos a fazer a escolha certa e mais segura.

Saiba como escolher o melhor lugar em meios de transporte
Faça a escolha acertada

Na altura de fazer uma viagem, a escolha do meio de transporte é essencial: seja pelo conforto, pela rapidez e até mesmo pela segurança. Neste artigo vamos explicar-lhe como escolher o melhor lugar em meios de transporte.

Seja de carro, avião ou até mesmo de barco, vamos tornar as suas viagens mais seguras e tranquilas.

Viagem segura: como escolher o melhor lugar em meios de transporte

Carro

Comecemos com o meio de transporte mais popular de todos: o carro. De acordo com estudos e estatísticas, os lugares mais seguros são atrás do lugar do condutor e a meio. Os especialistas dizem que esses são os locais menos afetados pelas colisões. Já o lugar mais perigoso é ao lado do condutor. Não é à toa que é chamado de “lugar do morto”.

Autocarro

No caso deste transporte público, estudos indicam que os lugares mais seguros estão localizados do lado direito, pois estão mais afastados do restante fluxo automóvel. Os lugares mais perigosos do autocarro encontram-se na fila da frente, na parte traseira e no lado esquerdo.

Comboio

Nesta viagem pelo melhor lugar em meios de transporte seguimos agora para o comboio. Na altura de escolher o seu lugar, opte sempre pelas carruagens do meio: em caso de colisão, o risco de descarrilamento é muito menor do que as primeiras e as últimas carruagens. Última dica para os viajantes de comboio: sente-se sempre no lado oposto ao do movimento da composição – em caso de travagem brusca o risco de queda é muito menor.

viagem comboio

Navio

Para quem é fã de cruzeiros, as cabines superiores são as melhores: em caso de colisão com qualquer tipo de objeto são as últimas a sentirem o impacto e também são as últimas a afundarem. Em caso de rutura do casco, as cabines inferiores são as mais perigosas porque são as primeiras a submergirem, logo a retirada dos passageiros é mais complicada.

Avião

Apesar de ser um dos meios de transporte mais seguros de sempre, a fobia de andar de avião é bastante comum (segundo a Ordem dos Psicólogos, um em cada três portugueses sofre desta patologia). De acordo com alguns estudos, os lugares traseiros são os mais seguros em comparação com os lugares dianteiros ou do meio do aparelho. Ainda assim, alguns especialistas dizem que a probabilidade de morrer num acidente de aviação está mais relacionada com a circunstância do dito acidente do que com o lugar do assento.

Agora que já sabe como escolher o melhor lugar em meios de transporte não se esqueça que, feitas as contas, o mais importante é seguir sempre as regras e normas de segurança. Dessa forma, estará a diminuir as hipóteses de acidente.

Veja também: