Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
25 Out, 2019 - 12:45
Volvo XC40

Estes são 15 carros mais seguros à venda em Portugal

Valdemar Jorge

A segurança deve ser um dos critérios mais importantes quando compra carro. Veja esta lista e conheça os carros mais seguros em Portugal segundo a Euro NCAP.

O artigo continua após o anúncio

Atualmente todas as marcas colocam o foco na segurança de passageiros e peões. E essa é a prioridade dos carros mais seguros.

Ninguém gosta de circular a 120 km/h dentro de uma “caixa de fósforos”. Por isso é extremamente importante saber que o carro em que circulamos num carro robusto, estável e sobretudo, muito seguro caso as coisas não corram pelo melhor.

Antes de um modelo ser lançado para o mercado é submetido a vários testes para avaliar o seu comportamento em caso de acidente. Na Europa, a entidade responsável por esses testes é a Euro NCAP – European New Assessment Programme. 

Os carros são submetidos a colisões frontais e laterais, simulando embates contra outros carros ou postes. Nestes testes, bonecos com acelerómetros servem como cobaias de seres humanos, para calcular a capacidade de proteção que cada carro oferece a passageiros adultos, a crianças, a peões, e também de que forma os sistemas de segurança do veículo ajudam também a aumentar a proteção dos passageiros.

Hoje em dia, salvo raras excepções, praticamente todos os carros conseguem obter uma pontuação de 5 estrelas por parte da Euro NCAP, mas as percentagens de proteção dos ocupantes ou dos peões diferem de carro para carro, e a soma de todas estas é o que define quais são os carros mais seguros.

Estes são os 15 carros mais seguros atualmente à venda em Portugal

Nem todos os carros avaliados pela Euro NCAP estão à venda em Portugal, por compilamos numa lista os 15 carros mais seguros atualmente à venda no nosso país, apenas considerando o equipamento de série, e mostramos as respetivas avaliações.

Apesar da lista que apresentamos referente aos carros mais seguros que chegaram ao mercado em 2019, lembramos que existe ainda um conjunto de modelos lançados em 2018 que se mantêm bastante atuais, no que diz respeito à segurança, conforme atesta o EuroNCAP.

1. Mazda 3

Mazda 3
Fonte: Mazda

O Mazda 3 é o familiar compacto de eleição da marca nipónica. A segurança sempre foi apanágio da Mazda que equipa o 3 com diversos airbags para condutor e passageiros.

O artigo continua após o anúncio

Este carro está equipado com a tecnologia de segurança i-Activsense a que se associam outros sistemas como o Cruising and Traffic Support (CTS) que identifica potenciais acidentes ajudando a evitar colisões.

Outro importante sistema é o Smart City Brake Support (SCBS), que utiliza sensores para monitorizar continuamente a distância e a velocidade de aproximação aos obstáculos que se apresentam pela frente, quando se conduz.

Preço a partir de 26.388 euros.

Classificação:

  • Proteção adultos: 98%
  • Proteção crianças: 87%
  • Proteção Peões: 81%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 73%

Ver carro

2. Seat Tarraco

Seat Tarraco
Fonte: Seat

O SEAT Tarraco é um SUV de 7 lugares. Um grande SUV para toda a família, pelo que a segurança nesta categoria de veículos é de topo.

A complementar todo o tipo de airbags presentes destaca-se o sistema Pre-Crash Assist que aperta os cintos de segurança e fecha os vidros para preparar a viatura para um acidente iminente.

E se ocorrer um capotamento, o sistema tem capacidade para ativar os serviços de emergência através do eCall. O utilizador da viatura pode também ativar este sistema pressionando o respetivo botão para fazer a chamada.

O artigo continua após o anúncio

O condutor tem ainda à sua disposição uma câmara dianteira integrada que mostra no quadro de instrumentos digital os sinais de limite de velocidade e os limites de ultrapassagem. Front Assist e Assistência em Trânsito & Faixa de Rodagem constituem outros auxiliares da condução.

Preço a partir de 24.555 euros.

Classificação:

  • Proteção adultos: 97%
  • Proteção crianças: 84%
  • Proteção Peões: 79%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 79%

Ver carro

3. Tesla Model 3

Tesla Model 3
Fonte: Tesla

O Tesla Model 3 recebe uma boa pontuação ao nível da proteção de adultos e crianças.

No que respeita aos peões a sua capacidade de absorção do impacto é elevada. Mas, é no capítulo dos dispositivos auxiliares de segurança (94%) que o Tesla 3 se destaca, ou não fosse essa a bandeira da marca americana liderada por Elon Musk.

Este modelo em termos de acidentes mais violentos revela uma resistência e proteção do habitáculo elevadas. Mostra-se ainda capaz de evitar acidentes a baixas velocidades fruto das tecnologias de condução autónoma com que está equipado.

Classificação:

O artigo continua após o anúncio
  • Proteção adultos: 96%
  • Proteção crianças: 86%
  • Proteção Peões: 74%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 94%

Preço a partir de 48.900 euros.

Ver carro

4. Mercedes-Benz Classe A

Mercedes Classe A
Fonte: Mercedes

O Mercedes-Benz Classe A é, atualmente, um dos automóveis mais apetecidos. Design moderno e apelativo, qualidade  dos materiais usados e montagem sem falhas, constituem a imagem da marca alemã.

A utilização de ecrã no principal quadro de instrumentos, a que se juntam os mais modernos sistemas de segurança ativa e passiva, contribui definitivamente para o sucesso do Classe A.

A par dos imprescindíveis airbags a Mercedes-Benz dota o Classe A com um conjunto de sistemas de segurança de que se destaca o Pack Parking com câmara de marcha-atrás; Pack Parking com câmara 360º; Pack Assistência à Condução (condução semiautomatizada de classe superior) e Pack Protecção Antirroubo.

Junto ao Mercedes-Benz Intelligent Drive encontra-se a expressão mais elevada da conetividade que é o MBUX (Mercedes-Benz User Experience) que se ativa com a expressão “Hey Mercedes”, ajudando o condutor nas mais variadas tarefas e funções.

Preço a partir de 26.600 euros.

Classificação:

  • Proteção adultos: 96%
  • Proteção crianças: 90%
  • Proteção Peões: 78%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 75%

Ver carro

5. Renault Clio

Renault Clio
Fonte: Renault

O novo Renault Clio, recentemente apresentado, também conquistou 5 estrelas nos testes EuroNCAP. Talvez não seja de estranhar pois este é o citadino de eleição da marca francesa.

A evolução desde 1990, ano em que foi comercializado pela primeira vez, até 2019 é notória. A quinta geração mostra-se mais elegante e moderna.

Em termos de segurança o utilizador pode contar com Sistema de Travagem com Anti-bloqueio de Rodas (o tradicional ABS); Airbags laterais para condutor e passageiro tipo cortina; Airbags frontais (cabeça e tórax); Reconhecimento de Sinais de Trânsito; Alerta de Manutenção de Distância de Segurança; Sistema de Assistência na Transposição Involuntária de via e Sistema de Travagem de Emergência Ativa com Deteção de Peões/ciclistas.

Um citadino ágil mas que privilegia a segurança de passageiros e peões.

Preço a partir de 15.700 euros.

Classificação:

  • Proteção adultos: 96%
  • Proteção crianças: 89%
  • Proteção Peões: 72%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 75%

Ver carro

6. Volkswagen T-Roc

Volkswagen T-Roc
Fonte: Volkwswagen

O Volkswagen T-Roc é um SUV citadino cheio de carácter, fabricado em Portugal, e integra a lista dos 10 carros mais seguros de 2019.

Nele a marca alemã reproduz muito do que aprendeu na conceção do Touareg, o seu SUV topo de gama. Só que o T-Roc é mais ágil e dirigido a um público jovem. No que toca a segurança recebe todos os tradicionais sistemas, a que junta outros de ajuda à condução.

São exemplo o Sistema de Proteção Proativa dos Passageiros; Assistente de Congestionamento seguindo o automóvel da frente, até uma velocidade de 60 km/h; Assistente de Aviso de Saída da Faixa de Rodagem “Lane Assist” e Sistema de Monitorização do Trânsito Circundante “Front Assist”.

Preço a partir de 24.183 euros.

Classificação:

  • Proteção adultos: 96%
  • Proteção crianças: 87%
  • Proteção Peões: 79%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 71%

Ver carro

7. Lexus UX

Lexus UX
Fonte: Lexus

O Lexus UX é o mais recente Crossover da marca de luxo da Toyota, que recebeu 5 estrelas EuroNCAP.

Esta classificação garantiu ao UX o melhor resultado da classe na proteção para peões e ciclistas, bem como, um dos melhores resultados na proteção de ocupantes adultos e crianças.

O modelo recebe o mais recente conjunto de tecnologias de segurança ativas: o Lexus Safety System +. Esta é a segunda geração deste sistema que, aos 8 airbags, acrescenta tecnologias de segurança ativas que visam reduzir a probabilidade e a gravidade de possíveis acidentes.

Paralelamente aos sistemas de segurança a Lexus aplica todo o seu know-how na concepção do UX, um modelo híbrido, a que está associado ainda o prazer de condução, economia e conforto a bordo.

Classificação:

  • Proteção adultos: 96%
  • Proteção crianças: 85%
  • Proteção Peões: 82%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 77%

Preço a partir de 42.500 euros.

Ver carro

8. Toyota Corolla

Toyota Corolla
Fonte: Toyota

A 12.ª geração do novo Toyota Corolla obteve a classificação de 5 estrelas nos exigentes testes de segurança EuroNCAP.

Trata-se, da mais evoluída proposta da marca para o segmento C que utiliza a recém-adotada plataforma GA-C da Nova Arquitetura Global Toyota (TNGA), que além de proporcionar uma dinâmica superior aumenta os níveis de segurança. Hatchback ou Touring Sports são as versões comercializadas que recebem propulsores eletrificados (dois com potências de 122 cv ou 180 cv) com a tecnologia self-charging hybrid.

Em termos de segurança o Corolla recebe o Toyota Safety Sense que engloba Sistema de Segurança Pré-colisão; Sistema Adaptativo da Velocidade de Cruzeiro em toda a gama de velocidades; Apoio ao Reconhecimento do Traçado da Faixa de Rodagem; Luzes Automáticas de Máximos; Aviso de Saída da Faixa de Rodagem e Controlo da Direção e Reconhecimento de Sinais de Trânsito.

Preço a partir de 20.299 euros.

Classificação:

  • Proteção adultos: 95%
  • Proteção crianças: 84%
  • Proteção Peões: 86%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 77%

Ver carro

9. BMW Série 1

BMW Serie 1
Fonte: BMW

Este é o mais recente BMW no mercado. Embora esteja a fechar a lista dos eleitos 10 carros mais seguros de 2019 a verdade é que o Série 1 estreia algumas novidades quer a nível da conetividade, quer a nível mecânico, com esta geração a receber, pela primeira vez, tração dianteira.

A pensar na segurança e no conforto o Série 1 recebe câmara perimétrica; alerta e travagem a baixa velocidade com detetor de peões e ciclistas; aviso da transposição da faixa de rodagem e cruise control ativo até 160 km/h.

Como novidade surge ainda o estacionamento assistido, com memória dos últimos 50 metros percorridos permitindo ao automóvel recuar sozinho, caso seja necessário; abertura do veículo e arranque via Smartphone.

O BMW Intelligent Personal Assistant ativa-se com a frase “Olá BMW”, ou por outra escolhida previamente pelo utilizador.

Preço a partir de 30.500 euros.

Classificação:

  • Proteção adultos: 83%
  • Proteção crianças: 87%
  • Proteção Peões: 76%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 72%

Ver carro

10. Audi e-tron

Audi e-tron
Fonte: Audi

O Audi e-tron foi o primeiro automóvel elétrico a receber uma distinção de segurança. O bom resultado que obteve indicia que está preparado para ter desempenho superior na resistência a impactos.

O modelo recebe ainda conjunto de ajudas à condução onde se destaca o sistema automático de travagem de emergência que pode evitar acidentes abrandando de forma eficaz a viatura.

Ainda na segurança o Audi e-tron recebe de série airbags para condutor e passageiro (este com possibilidade de ser desactivado); airbags de cabeça sideguard e Audi pre sense para bancos traseiros.

As ajudas à condução incluem sistema Audi pre sense; sensores de estacionamento atrás e à frente com imagem 360º; cruise control; câmara frontal multifuncional e aviso de saída de fixa de rodagem.

Preço a partir de 84.576 euros.

Classificação:

  • Proteção adultos: 91%
  • Proteção crianças: 85%
  • Proteção Peões: 71%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 76%

Ver Carro

11. Volvo XC40

Volco XC40
Fonte: Volvo

De todas as marcas do mundo a Volvo encabeça a lista das que mais se preocupam com os passageiros, pertencendo-lhe a primazia de ser a primeira marca do mundo a apresentar um automóvel com cinto de segurança de três pontos, tal como hoje o conhecemos.

O sistema foi criado por Nils Ivar Bohlin no final da década de 50 e foi usado pela primeira vez num Volvo PV544.

Para Assar Gabrielsson e Gustav Larson, fundadores da Volvo: “Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança”. Só por esta máxima se percebe o quanto a segurança é vital para a Volvo.

Será que o Smart Fortwo é seguro?
Também pode estar interessado Será que o Smart Fortwo é seguro?

O Volvo XC40, um dos SUV compactos mais esperado de 2018, arrebatou o primeiro lugar (2018) do ranking elaborado pelo EuroNCAP, posicionando-se à frente do então Mercedes-Classe A e do Volvo S60 que teve logo a seguir, em quarta posição, o Volvo V60.

Espaço, conforto são apanágio deste SUV que em termos de segurança recebe equipamentos como o City Safety que identifica outros veículos, peões, ciclistas e animais de grande porte que surjam na frente do veículo avisando se estiver iminente uma colisão.

Se o condutor não atuar o sistema está preparado para travar automaticamente para ajudar a evitar ou reduzir o impacto. O Run-off Road Mitigation é outro sistema que ajuda a manter o veículo em segurança na estrada, ajustado a direção caso detete uma saída de estrada inadvertida.

Preços a partir de 36.442 euros.

Classificação:

  • Proteção adultos: 97%
  • Proteção crianças: 87%
  • Proteção Peões: 71%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 76%

Ver Carro

12. Peugeot 508

Peugeot 508
Fonte: Peugeot

Na lista EuroNCAP dos automóveis mais seguros de 2018 figurava o Peugeot 508, modelo que marca uma viragem de página na história da marca francesa, e que continua a fazer maravilhas no capítulo da segurança em 2019.

O Peugeot 508 pauta-se pela inovação estilística, apuro estético do revolucionário i-Cockpit e a introdução de equipamentos tecnológicos, de ajuda à condução de última geração desenvolvidas pela marca para melhorar a segurança, do condutor e passageiros e ajudar a compreender melhor o que rodeia o veículo e antecipar as condições da estrada.

É o caso do Night Vision; sistemas de apoio à condução semiautónoma, por exemplo.

Preços a partir de 34.140 euros.

Classificação:

  • Proteção adultos: 96%
  • Proteção crianças: 86%
  • Proteção Peões: 71%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 79%

Ver Carro

13. Volvo S60

S60 Volvo
Fonte: Volvo

O Volvo S60 é um dos modelos mais seguros comercializado em Portugal. Integra o top 3 dos veículos mais seguros de 2018, ao conseguir uma das pontuações mais expressivas atribuída pelo Euro NCAP e ainda se mantém como um dos carros mais seguros em Portugal, por larga margem.

Entre as muitas características, o S60 recebe o sistema City Safety uma inovação da Volvo Cars que ajuda a proteger as pessoas dentro e fora do S60 ao detetar potenciais perigos e ajudando a evitá-los.

A tecnologia de radar e câmara identifica outros veículos, ciclistas, peões e animais de grande porte na dianteira do veículo, dia ou noite.

O sistema inclui ainda apoio à direção, que ajuda a “desviar-se do perigo com a máxima segurança e eficácia possível”, refere a marca sueca. No que respeita à proteção do habitáculo, condutor e passageiros estão totalmente protegidos pelos airbags.

Preços a partir de 47.353 euros.

Classificação:

  • Proteção adultos: 96%
  • Proteção crianças: 84%
  • Proteção Peões: 74%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 76%

Ver Carro

14. Volvo V60

Volvo V60
Fonte: Volvo

Classificação:

  • Proteção adultos: 96%
  • Proteção crianças: 84%
  • Proteção Peões: 74%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 76%

O Volvo V60 em 2018 conquistou a mesma pontuação EuroNCAP que o “irmão” S60.

Não admira, embora o V60 seja um pouco mais avantajado devido ao formato da carroçaria (carrinha). No entanto, recebe os mesmos equipamentos do S60 e esgrima com ele itens como conforto, segurança de condutor e passageiros e prazer de condução. À semelhança dos outros modelos aqui descritos o Volvo V60 recebe o mesmo tipo de equipamentos de segurança. Acresce que o V60 é construído aço ultra-resistente que “forma uma célula de segurança rígida em torno dos ocupantes do veículo, enquanto zonas de formação à frente e atrás dissipam o máximo de energia possível no habitáculo em caso de colisão”. Tudo tem um preço.

Preços a partir de 43.787 euros.

Ver Carro

15. Mazda 6

Mazda 6
Fonte: Mazda

Embora tenha tido início de comercialização, em Portugal, no princípio deste ano o Mazda 6 foi alvo de teste EuroNCAP em 2018 e obteve a sexta melhor classificação.

Registe-se que na atual geração do Mazda 6 foi incrementada a rigidez de toda a estrutura do automóvel, com a arquitectura SKYACTIV-Body, mais leve, mas com grande capacidade de absorção de impactos.

A par desta inovação recebe um conuunto de sistemas e avançadas tecnologias de segurança como o i-ACTIVSENSE cuja função é ajudar o condutor a identificar potenciais riscos e a reduzir a probabilidade de danos ou ferimentos, em caso de acidente.

Preços a partir de 41.701 euros para o sedan e 41.187 para a carrinha.

Classificação:

  • Proteção adultos: 95%
  • Proteção crianças: 91%
  • Proteção Peões: 66%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 73%

Ver Carro

Nota: Os valores de compra e características dos diversos modelos têm por fonte as respetivas marcas.

Veja também