ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
19 Abr, 2021 - 17:12

Estes são 10 carros mais seguros à venda em Portugal

Valdemar Jorge

A segurança é um dos critérios mais importantes quando compra um carro. Conheça os carros mais seguros à venda em Portugal segundo a Euro NCAP.

carros mais seguros numa fila de trânsito

A segurança é um dos principais focos das marcas, quer no que respeita ao automóvel e seus ocupantes, quer no que toca a peões. Por isso, elaboramos uma lista com os carros mais seguros à venda em Portugal para ajudar quem pretende trocar ou comprar um carro.

Circular a 120 km/h implica que o façamos com um carro robusto, estável e principalmente seguro, para o caso de as coisas não correrem pelo melhor. Ninguém gosta de sofrer um acidente. Mas, se acontecer, que estejamos num carro robusto e seguro.

Antes de um modelo ser lançado para o mercado é submetido a vários testes para avaliar o seu comportamento em caso de acidente. Na Europa, a entidade responsável por esses testes é a Euro NCAP – European New Assessment Programme. É, portanto, a partir das informações dadas por esta entidade que elaborámos a lista que se segue.

A Euro NCAP submete os carros a colisões frontais e laterais, simulando embates contra outros carros ou postes. Nestes testes, bonecos com acelerómetros servem como cobaias de seres humanos, para calcular a capacidade de proteção que cada carro oferece a passageiros adultos, crianças, peões, e também de que forma respondem os sistemas de segurança do veículo.

Atualmente, salvo raras exceções, os carros conseguem obter uma pontuação de 5 estrelas por parte da Euro NCAP. No entanto, as percentagens de proteção dos ocupantes ou dos peões diferem de viatura para viatura e a soma de todos os valores obtidos é que define quais são os carros mais seguros.

Carros mais seguros da atualidade (2020/2021): o top 10

Nem todos os carros avaliados pela Euro NCAP estão à venda em Portugal. No entanto, compilamos os 10 mais seguros que estão à venda no nosso país. Para além disso, acrescentamos ainda dois à venda na Europa, que pode também considerar.

De entre os modelos apresentados, destacamos os totalmente elétricos, que começam a ser a realidade em detrimento dos automóveis com propulsão a combustão (gasolina/diesel).

A lista que apresentamos é referente aos carros mais seguros que chegaram ao mercado em 2021, mas inclui também um conjunto de modelos lançados em 2020, que se mantêm bastante atuais no que diz respeito à segurança, conforme atesta o EuroNCAP.

1

Volkswagen ID.4

Volkswagen ID.4 um dos carros elétricos à venda em Portugal
Volkswagen Newsroom

Divulgado no final de 2020, o VW ID.4 chegou a Portugal no início deste ano com uma novidade. Todas as unidades da First Edition (40) destinadas a Portugal foram vendidas.

O VW ID.4 é um SUV de médio porte que utiliza uma bateria de 77 kWh que alimenta um motor elétrico colocado no eixo traseiro, com 150 kW de potência (204 cv) e propõe um autonomia de 520 km.

O sprint dos 0 aos 100 km/h é cumprido em 8,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 160 km/h. O ID.4 tem 4,584 m de comprimento, 1,852 m de largura e 1,612 m de altura sendo a distância entre eixos de 2,766 m.

Num habitáculo muito espaçoso o destaque vai, no entanto, para o ID.Cockpit, que integra painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas e sistema de infoentretenimento Discover Pro, com um ecrã de 10 polegadas ou em opção um maior de 12 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Preço: a partir de 39.356 euros

Classificação: 5 estrelas (2021)

  • Proteção adultos: 93%
  • Proteção crianças: 89%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 85%
  • Proteção Peões: 76%

Ver carro

2

Škoda Enyaq iV

Skoda Enyaq, um dos carros elétricos com maior autonomia
Skoda Storyboard

Este é mais um automóvel elétrico a integrar a nossa lista dos carros mais seguros da atualidade. O Škoda Enyaq iV é o primeiro SUV elétrico da marca checa e partilha a plataforma MEB para veículos elétricos com o VW ID.4 e Seat el-Born, modelos que integram o grupo de marcas da VW.

O modelo de entrada na gama é o Škoda Enyaq 50 iV, que recebe um pack de baterias de 55 kWh de capacidade que garante uma autonomia até 340 km e debita 148 cv de potência. As versões com baterias mais potentes permitem autonomias na ordem dos 460 km e 510 km.

Entre o equipamento de série destaca-se o ar condicionado Climatronic de duas zonas, acesso sem chave, wireless smartlink, ecrã de 10 polegadas, faróis LED e acesso remoto aos serviços iV.

A versão intermédia e a de topo a acrescentam equipamentos como sensores de parqueamento dianteiros e traseiros, câmara traseira e Drive Mode Selection.

Preço: a partir de 34.900 euros

Classificação: 5 estrelas (2021)

  • Proteção adultos: 94%
  • Proteção crianças: 89%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 82%
  • Proteção Peões: 71%

Ver carro

3

Cupra Formentor

Cupra Fomentor, um dos carros mais seguros 2021
SEAT Media Center

O Cupra Formentor é o primeiro CUV (Crossover Utility Vehicle) da marca desportiva Cupra, recentemente, vencedor da categoria “Desportivo/Lazer” da 38.ª edição do Seguro Direto Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2021.

O modelo desportivo está disponível com motorizações diesel 2.0 TDI, com 150 cv e caixa automática DSG, ou manual. Por outro lado, a gasolina estão disponíveis o bloco 1.5 TSI de 150 cv com caixa DSG ou manual, bloco 2.0 TSI com 190 cv, caixa DSG e sistema de tração 4Drive e o Formentor VZ 2.0 TSI que debita 245 cv.

No topo da gama está o Formentor VZ 2.0 TSI com 310 cv, caixa DSG e sistema de tração 4Drive. A marca disponibiliza ainda duas versões híbridas plug-in: Formentor VZ e Hybrid com 245 cv e 400 Nm de potência combinada, a que se junta o Formentor e-Hybrid com 204 cv e 350 Nm de binário.

Preço: a partir de 31.900 euros

Classificação: 5 estrelas (2021)

  • Proteção adultos: 93%
  • Proteção crianças: 88%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 80%
  • Proteção Peões: 68%

Ver carro

4

Dacia Sandero Stepway

Dacia Sandero Stepway, um dos carros mais seguros 2021
Groupe Renault Site Media

O Dacia Sandero é o “best-seller” da marca detida pela Renault, e o Sandero Stepway é a versão mais aventureira que recebeu no recente teste do Euro NCAP 2 estrelas.

Trata-se da terceira geração do Sandero Stepway a chegar ao mercado e denota uma evolução muito grande quando comparada com a geração anterior. Na atual geração quase tudo mudou, desde logo a começar pelo design exterior, mais agradável e, porque não dizê-lo, mais apelativo com as linhas a anunciarem uma maior robustez do conjunto.

Novas óticas dianteiras e traseiras com também nova assinatura luminosa em forma de “Y”, habitáculo espaçoso e ar ainda mais aventureiro jogam a favor deste Dacia. O habitáculo reflete também a evolução do exterior, com utilização de materiais mais agradáveis ao tacto, com a versão Confort a receber revestimentos em tecido nas portas e no tablier.

Preço: a partir de 13.550 euros

Classificação: 2 estrelas (2021)

  • Proteção adultos: 70%
  • Proteção crianças: 72%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 42%
  • Proteção Peões: 41%

Ver carro

5

Seat Leon

Seat Leon
SEAT Media Center

O Seat Leon continua a ser o “best-seller” da marca espanhola, com 2,3 milhões de unidades vendidas ao longo das três gerações. A quarta geração teve a responsabilidade de arcar com o peso do sucesso e apresentou-se com argumentos renovados.

Esta geração do compacto espanhol está disponível com carroçaria de cinco portas e carrinha, nos níveis de quipamento Reference, Style, XCellence e o mais desportivo FR.

Às tradicionais motorizações a gasolina e diesel a marca espanhola adicionou versões mild-hybrid e eHybrid (híbrido plug-in) respondendo deste modo às exigências do mercado e à mudança de paradigma que se faz sentir desde finais de 2019.

Preço: a partir de 24.907 euros

Classificação: 5 estrelas (2020)

  • Proteção adultos: 92%
  • Proteção crianças: 88%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 80%
  • Proteção Peões: 71%

Ver carro

6

Mazda MX-30

Mazda MX-30

O Mazda MX-30 é o primeiro automóvel 100% elétrico da marca japonesa que, como é hábito, apresenta um visão muito própria sobre o que deve ser um veículo desta natureza.

A marca de Hiroshima apresenta um Mazda que à primeira vista não se identifica como elétrico, talvez pelas suas proporções e com longo capot, que esconde um motor elétrico que debita 140 cv de potência.

As baterias com apenas 35,5 kWh de capacidade anunciam autonomia de 240 km entre recargas, o que poderá ser pouco para muitos utilizadores. Mas tendo em conta que, segundo a marca, cada cidadão europeu percorre em média apenas 47 km por dia, a autonomia do MX-30 faz todo o sentido.

Sendo um automóvel pensado para a cidade, fica a ideia de que para as longas viagens a aposta deverá continuar a ser automóveis com motores a combustão.

Preço: a partir de 35.000 euros

Classificação: 5 estrelas (2020)

  • Proteção adultos: 91%
  • Proteção crianças: 87%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 73%
  • Proteção Peões: 68%

Ver carro

7

Audi A3

Audi A3

O Audi A3 é um automóvel que dispensa apresentações. Este modelo, que em 2020 entrou na quarta geração, continua a fazer as delícias de clientes e fãs da marca dos quatro anéis, sendo que só em Portugal, e nos últimos 24 anos, a marca comercializou mais de 50 mil unidades. Em todo o mundo, o número de vendas supera os 5 milhões.

Ao design exterior, muito apelativo e acentuadamente desportivo, associa-se um habitáculo muito bem trabalhado. Conforto e sofisticação são palavras de ordem com o Audi A3 a receber a mais recente plataforma modular de infoentretenimento designada MIB3.

Esta oferece reconhecimento de escrita, controlo inteligente de voz e funções de navegação em tempo real. Quanto a motores a marca disponibiliza ampla gama de blocos a combustão (gasolina e diesel) e também motorizações eletrificadas.

Preço: a partir de 28.631 euros

Classificação: 5 estrelas (2020)

  • Proteção adultos: 89%
  • Proteção crianças: 81%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 73%
  • Proteção Peões: 68%

Ver carro

8

Volkswagen ID.3

Volkswagen ID.3
Volkswagen Newsroom

O ID.3 foi o primeiro carro 100% elétrico da Volkswagen e é mais um automóvel elétrico da nossa lista dos carros mais seguros à venda em Portugal em 2021.  

A marca alemã anunciou o ID.3 como sendo o Golf da Geração E. De facto, o automóvel elétrico apresenta um design moderno, jovem, com ar de SUV, mas mais baixo, e a anunciar habitáculo espaçoso e bagageira com 385 litros de capacidade.

O modelo está disponível apenas com um nível de potência (204 cv), que pode ser conjugado com diferentes pack de baterias: 45, 58 ou 77 kWh, para autonomias entre os 330 e os 550 km, entre recarregamentos.

A velocidade máxima é limitada eletronicamente – 160 km/h. O ID.3 apresenta uma agilidade apurada embora seja mais pesado que o Golf.

No entanto, o facto de ter um centro de gravidade mais baixo, devido ao posicionamento das baterias, em andamento sente-se mais leve e ágil, pelo que a condução é agradável.

Preço: a partir de 38.017 euros

Classificação: 5 estrelas (2020)

  • Proteção adultos: 87%
  • Proteção crianças: 89%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 88%
  • Proteção Peões: 71%

Ver carro

9

Honda Jazz

Honda Jazz
Honda European Media Newsroom

O Honda Jazz é o “best-seller” da marca nipónica e um dos preferidos do público no segmento B, representando desde 2001, ano em que foi apresentada a primeira geração, 7 milhões de unidades vendidas.

A versão de 2020 apresenta um design renovado, com faróis LED frontais e traseiros, novos para-choques, com design mais musculado. O habitáculo surpreende pelo espaço disponível, tanto nos lugares da frente, como atrás.

A bagageira é generosa (354 litros) que podem ser ampliados com o rebatimento total do banco traseiro. No capítulo de arrumação de bagagem, o habitáculo recebe ainda os designados “bancos mágicos”, que não é mais do que a possibilidade de rebater a parte inferior dos bancos traseiros, criando, assim, um espaço de cerca de 1.300 litros entre as duas filas de bancos. Engenhoso.

O Honda Jazz é ainda um citadino económico, confortável, fiável e seguro (5 estrelas Euro NCAP). Em 2021, as versões do Honda Jazz recebem só motorizações híbridas.

Preço: a partir de 18.130 euros

Classificação: 5 estrelas (2020)

  • Proteção adultos: 87%
  • Proteção crianças: 83%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 76%
  • Proteção Peões: 80%

Ver carro

10

Toyota Yaris

Toyota Yaris carro do ano 2021
Toyota Europe Newsroom

O Toyota Yaris venceu, recentemente, o galardão de “Carro do Ano na Europa”. Recebe a nova plataforma GA-B e conta com novo sistema híbrido de quarta geração que disponibiliza potência de 116 cv e consumos de 3,7 l/100 km.

Um dos principais benefícios da quarta geração do sistema híbrido é a melhoria na performance, permitindo que o automóvel circule em modo EV (totalmente elétrico) a velocidades até 130 km/h.

A par do melhoramento mecânico/dinâmico está também o novo visual mais atraente e desportivo.

O Yaris destaca-se pela eficiência do seu motor, por ter bom comportamento dinâmico, superior dotação de equipamentos e pela presença de sistemas de segurança ativa e passiva. O habitáculo é espaçoso e tem construção cuidada.

Preço: a partir de 24.620 euros

Classificação: 5 estrelas (2020)

  • Proteção adultos: 86%
  • Proteção crianças: 81%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 85%
  • Proteção Peões: 78%

Ver carro

Extra: 2 carros mais seguros à venda na Europa

11

Polestar 2

Polestar 2, um dos carros mais seguros 2021
Polestar Press

O Polestar 2 é um automóvel elétrico, considerado pelo Euro NCAP como um carros mais seguros de 2021. É um atraente automóvel familiar de quatro portas e cinco lugares, que ainda não está disponível em Portugal.

Atualmente, a marca desportiva ligada à Volvo colocou o novo elétrico em mercados como Alemanha, Bélgica, Holanda, Noruega, Reino Unido e Suécia, com preços que oscilam entre os 58.800 euros na Alemanha e os 60.800 na Suécia.

O Polestar 2 tem como grande rival o Tesla 3. Está equipado com dois motores elétricos e oferece um total de 408 cv e 660 Nm de binário, números que permitem cumprir os 0 aos 100 km/h em menos de 5s. A autonomia anunciada é de cerca de 500 km entre recarregamentos.

Preço: a partir de 58.800 euros, na Alemanha.

Classificação: 5 estrelas (2021)

  • Proteção adultos: 98%
  • Proteção crianças: 87%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 73%
  • Proteção Peões: 81%

Ver carro

12

Dacia Logan

Dacia Logan
Groupe Renault Site Media

A terceira geração do familiar Dacia Logan está com visual menos “low-cost” que as gerações anteriores, ainda que no Euro NCAP apenas receba classificação de 2 estrelas.

Embora não esteja prevista a sua comercialização em terras lusas, o modelo apresenta um design totalmente novo. Além disso está mais comprido 3,6 cm, tem maior distância entre eixos e teto 1 cm mais baixo, seguindo as linhas do “irmão” Sandero.

Recebe nova assinatura luminosa, com LED em forma de “Y” e um reforço do estilo de elementos como os puxadores das portas. O aumento das quotas exteriores reflete-se no habitáculo, que está mais espaçoso e na bagageira que disponibiliza 538 litros de capacidade.

De série passa a receber fecho centralizado das portas, abertura da porta da bagageira à distância, através de botão na chave ou do cartão mãos livres. Também a posição de condução foi melhorada com banco e volante a receberem ajustes em altura, o primeiro; e em altura e alcance, o segundo.

Preço: a partir de 11.310 euros, em Espanha

Classificação: 2 estrelas (2021)

  • Proteção adultos: 70%
  • Proteção crianças: 72%
  • Dispositivos auxiliares de segurança: 42%
  • Proteção Peões: 41%

Ver carro

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].